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16 Alimentos que dão disposição

Precisando daquela energia extra? Confira uma lista de alimentos que vão ajudar você a ter mais disposição no dia a dia.

Rotina pode ser algo exaustivo, não é mesmo? Para muitos, a solução é tomar várias xícaras de café e lavar o rosto com água gelada. O problema destes estimulantes é que são temporários, fornecendo uma energia rápida e satisfatória para o momento, mas logo depois seu corpo se sente três vezes mais cansado do que estava antes.

Confira alguns exemplos de alimentos que gastam pouca energia do organismo no processo de digestão e que auxiliam a fornecer mais disposição.

  1. Água

Já sabemos que beber água é fundamental para a saúde. Um estudo feito em 2012 conclui que pessoas hidratadas disseram se sentir menos cansadas. É recomendado tomar 2 litros de água por dia. Contudo, se para você é difícil ingerir toda esta quantidade de líquido, você pode obter esta quantidade por meio de algumas comidas, como melancia e outras frutas.

  1. Frutas

O açúcar natural encontrado nas frutas é uma excelente opção para dar aquela disposição quando você se sente cansada. Como elas também são fontes de potássio e vitamina B, estes alimentos mantêm o nível de glicose estável e a digestão acontece de forma lenta.

  1. Oleaginosas

As oleaginosas são fontes de magnésio, um importante nutriente na conversão do açúcar em energia. Mantenha um pacotinho de mix nuts ao seu lado e encontre a disposição que você precisa durante o dia.

  1. Chocolate

Não tem quem resista a um chocolatinho, não é mesmo? A boa notícia é que o doce favorito de boa parte da população contém um estimulante natural que dá mais energia e melhora o seu humor.

O chocolate amargo também é fonte de flavonoides, substância que faz bem à saúde do coração. Quanto mais saudável o coração, mais oxigênio será transportado pelo corpo, ou seja, maiores níveis de energia.

  1. Integrais

Carboidrato é uma das principais fontes de energia ao nosso organismo. Os cereais integrais estão repletos de carboidratos complexos, ou seja, previnem um aumento da glicose no sangue, demorando para fazer a digestão e fornecendo energia contínua.

  1. Iogurte

Para desacelerar o processo digestivo (e conservar energia) aposte na combinação carboidrato + proteína, como o iogurte (proteína) com cereais (carboidratos).

  1. Pipoca

A pipoca feita em casa, ou as industrializadas saudáveis, são repletas de fibras. Uma importante substância na diminuição do trabalho da digestão e conservação de energia.

  1. Ovos

Esta proteína é fonte de ferro, ou seja, é capaz de fornecer disposição durante todo o dia. A vitamina B, também presente no ovo, é necessária para as funções cerebrais e produção de energia.

  1. Chá de gengibre

Deixe o café um pouco de lado e aposte no chá de gengibre. Esta bebida é recheada de antioxidantes capazes de fornecer aquela energia extra que você precisa.

  1. Vegetais de folhas grandes e escuras

Quanto mais rico em cores um vegetal for, mais repleto de nutrientes ele é. Espinafre e acelga, por exemplo, são fontes de vitaminas A e C, cálcio, ferro, fibra e proteína. Estes nutrientes atuam em nosso organismo fornecendo energia e disposição.

  1. Goji Berry

Esta fruta tem sido usada para aumentar energia há milhares de anos na medicina chinesa. Elas aumentam a capacidade do organismo em suportar o estresse e auxiliam o bom humor, a mente e a memória.

  1. Açaí

Tipicamente brasileiro, o açaí é rico em carboidratos que fornecem energia necessária para o bom funcionamento do nosso corpo. Além disso, a fruta é fonte de gorduras insaturadas, importante no controle da pressão arterial e colesterol.

  1.  Água de coco

Saudável, deliciosa e energética, a água de coco é uma forma natural de encontrar a disposição que faltava. A bebida também é fonte de vitaminas e minerais importante para o organismo.

  1. Chá verde

Tão rica em cafeína quanto o café, o chá verde é mais conhecido por ser termogênico (acelera o metabolismo, aumenta o gasto energético e queima a gordura corporal). Mas além desta função, a bebida aumenta a disposição, auxilia no bom humor e bem estar e possui um aminoácido que quando liberado em nosso organismo aumenta a produção de dopamina e serotonina (hormônio da felicidade).

  1. Mel

O mel é composto por dois carboidratos, a glicose e frutose, duas substâncias que tornam o alimento em um poderoso energético, aumentado a disposição e combatendo o cansaço. Também é fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante e vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo e desintoxicam o organismo.

  1. Aveia

Perfeita para o café da manhã, a aveia é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, fornecem energia sem levar a picos de insulina no sangue. Também ajuda a controlar as taxas de açúcar e promove a saciedade. Fonte de vitaminas do complexo B, os cereais melhoram os níveis de produção de energia e disposição.

Agora que você já sabe como ter disposição a partir de uma alimentação saudável, que tal acessar nossa loja online e garantir alimentos saudáveis e energéticos?

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