icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Cuide
A importância da água para o organismo

Desde pequenos ouvimos falar que é essencial beber, pelo menos 2 litros de água. Mas você sabe por que precisamos disso?

A água é um componente essencial em todos os tecidos do corpo humano, constituindo mais de 60% do nosso organismo. Depois do oxigênio, a ausência de água é o que o corpo mais sente falta. Tanto que um quadro de desidratação é considerado uma emergência médica. Como a água não é estocada em nosso organismo, ela deve ser reposta várias vezes ao dia.

Qual é a importância da água?

A importância da água para o organismo

Em um corpo adulto, a água representa 60% do peso total, já em um corpo de criança, essa taxa chega a 80%. Isso acontece porque essa substância é o principal componente das nossas células. Contudo, ela também pode ser encontrada fora dessas estruturas. Entre as células que possuem uma maior quantidade de água, se destacam as localizadas nos músculos.

A bebida também é um poderoso solvente e está presente em praticamente todas as reações do nosso corpo, afinal essas reações acontecem no meio aquoso. Além dessa função, a água atua em praticamente todos os processos fisiológicos. Na digestão, por exemplo, ela faz parte de importantes substâncias, como o suco gástrico.

Outra função fundamental que a água exerce no nosso organismo é o transporte de substâncias, como o oxigênio, nutrientes e sais minerais – partes da composição do plasma sanguíneo. Além de levar substâncias para as células, ela também é responsável pela eliminação. A urina é formada basicamente por água, e substâncias tóxicas ou em excesso são dissolvidas e eliminadas por ela.

As funções essenciais da água ainda não acabaram. Ela também tem um importante papel na regulação da temperatura do corpo. O suor, por exemplo, nada mais é do que o corpo “dizendo” que o calor se tornou exagerado. Ao entrar em contato com o meio, o suor evapora na pele e causa o esfriamento do corpo.

Além de fazer parte da composição do suor, a água também está presente na formação das lágrimas, um líquido essencial para os olhos. Afinal, elas evitam o ressecamento das córneas e ainda são responsáveis por fazer a limpeza dos olhos.

Por último, não podemos deixar de mencionar a proteção que a água fornece. As membranas do sistema nervoso são lubrificadas pelo liquor (substância rica em água). Os fluidos das articulações (olha a água de novo) protege os ossos do atrito. A bebida também está presente no líquido amniótico, importante proteção de impacto para os fetos durante a gestação.

Importância da hidratação

Como já mencionamos, um quadro de desidratação é considerado uma emergência médica. Agora que sabemos como a presença da água é fundamental para um bom funcionamento do organismo, conseguimos entender porque a hidratação é essencial, não é mesmo?

O recomendado é que tomemos, ao menos, dois litros (ou oito copos) de água por dia. Além da ingestão direta, você pode consumir essa substância por meio de alguns alimentos, como frutas e vegetais. Por exemplo, a melancia é composta por cerca de 90% de água.

É importante lembrar que a quantidade de água recomendada pode mudar de uma pessoa para outra. Quem pratica atividade física regularmente normalmente consome mais a bebida do que alguém sedentário. O clima também pode influenciar diretamente a ingestão da substância. Em dias quentes e/ou secos, devemos beber uma maior quantidade de água.

Sintomas de sede:

Existem alguns sintomas que nosso organismo manda quando começa a ficar sem água. Preste atenção no seu corpo!

  • Boca seca;
  • Lábios rachados;
  • Urina escura – esse é um dos sintomas mais evidentes. Se o seu corpo está com uma quantidade boa de água, a urina fica bem clarinha ou até transparente.

Não esqueça de se manter hidratado, especialmente em dias secos, quentes e depois de atividades físicas.  

Benefícios da água:

A importância da água para o organismo

Vamos relembrar de forma simples os principais benefícios e funções que a água fornece ao corpo humano?

  • Papel chave na estrutura e função do sistema circulatório;
  • Transporte de nutrientes e todas as substâncias;
  • Eliminação de substâncias tóxicas ou em excesso;
  • Essencial nos processos fisiológicos;
  • Regula a temperatura corporal;
  • Ação lubrificante em diversos órgãos e articulações;
  • Principal componente das células.

Curiosidades sobre a água:

  • A falta de água possui um efeito mais intenso no organismo do que a falta de qualquer outro nutriente;
  • A redução entre 4 e 5% da água no organismo pode reduzir de 20 a 30% a capacidade dos órgãos e sistemas;
  • O corpo humano aguenta ficar mais tempo sem comida do que sem água;
  • O nosso organismo não possui condições para armazenar a água consumida, portanto devemos repor a quantidade perdida todos os dias;
  • A água é absorvida rapidamente.

Você sabia da importância da água para o funcionamento do nosso organismo? Agora que já aprendeu, não se esqueça de consumir essa substância e garanta uma vida mais saudável e equilibrada.

Dia a Dia Vitao

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 0
    Seja o primeiro a gostar disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *