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Alimentação no verão
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Alimentação no verão: alimentos que contribuem com sua saúde

A estação mais quente do ano é uma das mais aguardadas do ano, mas exige cuidados especiais. Para ajudar o organismo a lidar com as altas temperaturas e muitas chuvas, o cardápio alimentar é um excelente aliado. Confira agora dicas de como manter a alimentação no verão.

 

O que acontece com nosso organismo no verão?

Enquanto no inverno o nosso corpo precisa de mais quantidade de energia, no verão esta taxa cai drasticamente. Apostar em alimentos muito calóricos nesta estação pode sobrecarregar o nosso corpo e dificultar o seu funcionamento pleno.

Alimentação no verão

  1. Hidratação é essencial

No verão, o nosso organismo sofre um pouco mais para manter a temperatura normal, em torno de 36º C. Entre os mecanismos de resfriamento do corpo está a transpiração, conhecida popularmente como suor. O aumento na produção de suor leva a uma perda considerável de água e sais minerais, como sódio e potássio. Por isso, a hidratação é ainda mais importante nesta época do ano.

 

Para se entender a importância da hidratação, temos alguns dados para compartilhar: nosso corpo é formado por, aproximadamente, 60% de água. Quando este nível cai 2%, já é possível perceber algumas alterações nas funções cognitivas, como percepção visual, memória e atenção. Desta forma, a ingestão de líquidos deve ser constante ao longo do dia. Importante ressaltar que a sensação de sede já é um sinal de desidratação.

 

Na estação mais quente do ano, as crianças precisam de uma atenção redobrada. Por possuírem uma pele mais fina e uma atividade metabólica maior por conta do crescimento, elas são muito mais sensíveis às perdas de água e sais minerais. É importante que os pais e responsáveis ofereçam constantemente líquidos ou frutas com alto teor de água (como melancia) às crianças, mesmo que elas não queiram. E fique de olho nos sinais de desidratação, como olhos fundos, diminuição da viscosidade da pele, moleza, boca seca, choro sem lágrimas e muita sede.

 

A quantidade de líquido ideal diária depende de alguns fatores, como idade, peso, sexo e nível de exercício físico. Mas, em média, são 2 litros para adolescentes e adultos e 1,2 litros para crianças. Entre as bebidas ideias para hidratar o corpo estão: água, água de coco, chás naturais gelados e sucos naturais. Tente evitar ao máximo os refrigerantes, que são ricos em açúcar, sódio, calorias e aditivos químicos.

 

  1. Cuidado com as calorias

Outra mudança que acontece em nosso corpo no verão é relacionada à queima de calorias. Como comentamos acima, o organismo precisa de menos calorias nessa estação. Isto acontece porque há uma diminuição na taxa do metabolismo basal, ou seja, gastamos menos calorias em repouso. Ao contrário do inverno, em que precisamos gerar calor para aquecer o corpo, no verão isso não é preciso.

 

Também é importante lembrar que como o organismo concentra a energia no processo de resfriamento, a alimentação nessa época deve ser mais leve para não sobrecarregar o corpo e evitar qualquer mal estar.

 

  1. Cuidado com a pele

Outro fator que muda durante a estação mais quente do ano é a exposição constante e excessiva ao sol. Isso acelera o envelhecimento da pele e pode causar algumas doenças neste órgão. Por isso, use protetor solar diariamente, mesmo que não vá à praia.

Como comer bem gastando pouco

Alimentação no verão

Alimentação no verão

Alimentos para se hidratar, cuidar da pele e com poucas calorias são a pedida para esta época do ano. Abaixo separamos algumas opções que combinam perfeitamente com o verão.

 

Vale lembrar que a estação também pede cuidados especiais com a higiene e refrigeração dos alimentos para evitar riscos de infecções e contaminação de ingredientes.

 

  1. Verduras e legumes

Com poucas calorias, boa quantidade de água e ricos em vitaminas e minerais. As verduras e legumes são essenciais no cardápio alimentar diário. Couve, brócolis e ervilha são opções que além de todos os outros benefícios também funcionam como filtro para os raios ultravioletas por conta da luteína e zeaxantina.

 

  1. Frutas

Além de deliciosas e refrescantes, muitas frutas contam com vitamina C e betacaroteno, dois elementos potentes que combatem os danos causados pela excessiva exposição ao sol. Entre as principais opções estão os alimentos amarelados: mamão, goiaba, manga, melão, laranja, morango e melancia. Ah, eles também são essenciais para manter a hidratação do nosso corpo, além de serem pouco calóricos.

 

  1. Sementes e oleaginosas

Outros alimentos com ação de fotoproteção são algumas oleaginosas e sementes, como amêndoas, castanhas nozes, gérmen de trigo, semente de girassol, milho e amendoim. Elas atuam desta forma pois possuem em sua composição o selênio e vitamina E.

 

  1. Cereais integrais e carnes magras

Ricas em proteínas, os cereais integrais e carnes magras são essenciais para o crescimento e reparação do nosso organismo. Algumas destas proteínas também são fontes de ômega 3, como salmão, sardinha, linhaça e chia. Essa gordura boa melhora a inflamação de pele causada pela exposição solar.

Lista de produtos integrais

Algumas outras dicas para manter a alimentação no verão em dia:

  • Comer de 5 a 6 refeições pequenas ao longo do dia para não sobrecarregar o organismo e manter a energia;
  • Lembrar constantemente de se manter hidratado;
  • Água de coco, sucos naturais e chás gelados, além de hidratar o organismo ainda são fontes de minerais e vitaminas antioxidantes essenciais para o organismo.

 

Já está preparado para curtir o verão? Aposte em lanchinhos saudáveis e nutritivos da Vitao Alimentos para manter a saúde em dia até mesmo na estação mais quente e badalada do ano.

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