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Alimentação saudável diária

Já falamos diversas vezes em outros posts, mas não custa lembrar: uma alimentação saudável é equilibrada e variada. Como um só alimento não é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários – exceto o leite materno – quanto mais variado for seu prato, melhor nutricionalmente ele é.

Vale lembrar que escolher hábitos alimentares mais saudáveis, não significa cortar definitivamente o que você gosta de comer, e sim lembrar que o consumo desses alimentos é a exceção e não a regra do seu cardápio diário.

Encare essa nova fase da sua vida como uma oportunidade de experimentar novos alimentos e sabores, que podem ser tão gostosos quanto o seu prato favorito.

Dicas para uma alimentação saudável diária:

Alimentação saudável diária

  • Coma de 3 em 3 horas: essa atitude acelera o seu metabolismo e faz com que você consuma menos durante as principais refeições;
  • Diminua o consumo de sal: o excesso de sal está diretamente ligado à casos de hipertensão e doenças cardiovasculares. Ao invés de temperar a comida só com sal, aposte em temperos naturais, como: alho, cebola, manjericão, tomilho e outros. Além de deixar a comida saborosa, esses ingredientes trazem benefícios ao organismo.
  • Evite açúcar e bebidas açucaradas: o açúcar é rico em calorias, mas não possui nenhum valor nutricional para o nosso organismo. Evite tomar bebidas açucaradas e tente se acostumar ao sabor natural dos sucos, chás, leite e café. Deixe o docinho para ser aquela exceção gostosa durante a semana.
  • Aumente o consumo de hortaliças e legumes: em um prato saudável, esses alimentos ocupam metade do prato. Saiba mais sobre cardápio saudável acessando esse post.
  • Aumente seu consumo de fruta: como são docinhas, as frutas são uma excelente forma de contornar a vontade de comer uma sobremesa recheada de açúcar.
  • Dê preferência a carnes magras: peixe e as carnes brancas fornecem a mesma quantidade de proteínas que a carne vermelha. Contudo, elas levam vantagem por possuir menos gordura.

Alimentação saudável diária: carnes magras

  • Beba água: o ideal é consumir, pelo menos, 2 litros de água por dia. Se você quer inovar no consumo dessa bebida, aposte em chás (sem açúcar). Tente evitar refrigerantes e sucos artificiais por serem pobres em nutrientes e ricas em açúcar.
  • Fuja de frituras: se puder, prefira consumir as carnes cozidas, assadas ou grelhadas.
  • Seja amigo do azeite: rico em gorduras boas, o azeite de oliva extra virgem deve ser a preferência da casa, tanto para cozinhar, quanto para temperar os pratos.
  • Gengibre e canela: alimentos termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo. Uma boa forma de consumi-los é adicionar à uma água gelada canela em pau ou pedaços de gengibre.
  • Evite temperos prontos: tanto o tempero pronto de comida como o de salada são ricos em sódio, uma das principais causas de hipertensão. Para temperar a salada, prefira limão, azeite de oliva extra virgem, vinagre e sal.
  • Prefira Alimentos Integrais: ricos em fibras e repletos de benefícios para o organismo eles saciam por mais tempo.
  • Evite embutidos: salsicha, linguiça, presunto, mortadela e salame, esses alimentos são ricos em sódio, gordura e conservantes.
  • Prefira queijos brancos: essa versão possui menos gordura.
  • Prefira leite e iogurtes desnatados: assim como os queijos brancos, essa versão possui o teor de gordura reduzido.
  • Não pule as refeições principais: se precisar, deixe os lanchinhos de lado, mas nunca pule as principais refeições: café da manhã, almoço e jantar.
  • Lanches saudáveis: a escolha dos lanchinhos precisa ser tão consciente quanto as das refeições principais. Frutas, iogurtes, sanduíches naturais e mix de castanhas são algumas opções saudáveis.
  • Modifique seu estilo de vida: seguindo as dicas anteriores, você tem tudo na mão para mudar os seus hábitos para melhor. Não faça dietas malucas, com restrição de calorias e exclusão de nutrientes. Nosso organismo é um sistema inteligente e que necessita de todos os grupos nutricionais (carboidratos, gordura, proteínas, vitaminas e minerais) para funcionar bem e ficar em equilíbrio.

Agora que você tem todas as informações necessárias para se alimentar bem todos os dias, confira em nosso site algumas opções de lanchinhos saudáveis que se encaixam no seu novo cardápio. Experimente nossos doces e chocolates!

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