icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
Alimentos que aceleram o metabolismo

O metabolismo acelerado é parte de uma vida saudável e equilibrada.

Acelerar o metabolismo é normalmente associado a perda de peso. Além da queima de gordura corporal e melhora no funcionamento do organismo, um bom metabolismo garante que seus esforços na academia e na alimentação não sejam em vão.

O que é metabolismo?

O metabolismo é o processo pelo qual nosso corpo passa, convertendo alimentos consumidos em energia. Durante uma sequência de funções que o organismo produz, as calorias do que comemos (ou bebemos) é combinada com o oxigênio para poder liberar o combustível que precisamos para o corpo funcionar corretamente.

Apesar do metabolismo ficar mais lento enquanto dormimos, nosso organismo ainda precisa de energia para manter as funções vitais, como respiração e circulação. Por isso a importância de se alimentar bem durante o jantar.

Alimentos que Aceleram o Metabolismo

Quem está procurando acelerar o metabolismo de forma natural, atividade física moderada ou intensa e o consumo de determinados alimentos são a pedida certa.

  1. Pimenta

A pimenta é um poderoso termogênico, especialmente por conta de seu principal componente ativo, a capsaicina que aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo.

Mas, como isto acontece? Ao consumir este alimento, a temperatura do corpo aumenta, assim o organismo precisa queimar gordura para reestabelecer a temperatura normal. Para cada grau Celsius que aumenta, o metabolismo acelera em 10 a 13%, em média, 100 a 130 calorias.

  1. Gengibre

Outro alimento termogênico, ou seja, que eleva a temperatura corporal e acelera o metabolismo. Este efeito acontece por conta das propriedades vasodilatadoras do alimento que em nosso organismo, aumenta o diâmetro das artérias e o fluxo sanguíneo.

  1. Lentilha

Esta leguminosa, assim como feijão, são fontes de ferro – um dos minerais mais importantes para o nosso organismo – que ao lado da niacina e da vitamina B6, produz a L-carnitina. Este nutriente é responsável pelo transporte do ácido graxo para dentro das células, onde serão usados para fornecer energia.

  1. Amêndoas

Apesar de todas as oleaginosas serem alimentos que aceleram o metabolismo, as amêndoas são as campeãs. Além das gorduras saudáveis, esta semente ainda contém cálcio e magnésio, minerais essenciais para a produção de melatonina. O hormônio garante uma boa noite de sono e favorece a queima de gordura. Por ser fonte de proteínas, o alimento necessita de muita energia do organismo, acelerando assim, o metabolismo.

  1. Chá verde

Conhecido pelo seu poder no processo de emagrecimento, o chá verde apresenta outros diversos benefícios. A planta da bebida (camellia sinensis) contém epigalocatequina, um nutriente que estimula a queima de gordura e diminui os níveis de colesterol.

O chá ainda possui cafeína, um poderoso termogênico natural que, como já vimos, acelera o metabolismo. Estudos indicam que três xícaras de chá verde (sem açúcar) ao dia podem queimar até 80 calorias.

  1. Iogurte

Fontes de cálcio e proteínas, o iogurte é um importante alimento no processo de acelerar o metabolismo. Enquanto a proteína retarda a digestão, o cálcio é responsável por elevar a temperatura corporal e facilitar a queima de gordura.

  1. Brócolis

O brócolis oferece tantos benefícios que devia ser parte do cardápio diário de todo mundo. Além de atuar como anticancerígeno, antioxidante é fonte de fibras e fortalece o sistema imune.

A verdura também é rica em cálcio e vitamina C, nutrientes indispensáveis para o metabolismo. A vitamina C atua ajudando o corpo a absorver ainda mais cálcio dos alimentos e o cálcio, por sua vez, favorece a queima de gordura.

  1. Abacate

As gorduras monoinsaturadas (saudáveis) da fruta atuam diretamente na queima de gordura no organismo. Como é antioxidante, o abacate estimula o metabolismo ao proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres.

  1. Canela

Uma das principais especiarias (na Idade Média, um quilo de canela valia 10 gramas de ouro), a canela é conhecida atualmente por atuar acelerando o metabolismo.

Ao ser consumido, o tempero ajuda a glicose entrar nas células, ao mesmo tempo em que aumenta a temperatura corporal. Assim, o pâncreas acaba liberando menos insulina (hormônio que desacelera o metabolismo e bloqueia a queima de gordura), com isso o organismo consegue trabalhar melhor. É recomendado comer, pelo menos, ¼ de colher de chá da canela regularmente.

  1. Aveia

Pouca gente sabe, mas a aveia é uma excelente opção para acelerar a queima de gordura. Isto acontece porque o organismo precisa de muito mais energia para digerir os grãos de aveia e transformá-lo em glicose e aminoácidos. Para obter todos os benefícios, é recomendado consumir 30 gramas de aveia integral pela manhã para ajudar a recuperar os níveis de glicose (perdidos durante o sono) e estimular o gasto de calorias.

 

Para você nunca mais se preocupar com o metabolismo lento, o nosso blog tem algumas outras dicas de como acelerar o metabolismo e como praticar atividade física, inclusive em casa. Qual dica você já aplicou no seu dia a dia?

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 8
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *