icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Alimentos que contém cálcio

É de conhecimento popular que o cálcio é bom para os ossos e dentes, não é mesmo? O que pouca gente sabe é como esse mineral funciona no nosso corpo. Consumir uma quantidade adequada de cálcio, faz com que a gente tenha uma “reserva” do mineral. Quando ele não é encontrado na corrente sanguínea, o nosso organismo retira o cálcio que está presente nos ossos e dentes, podendo iniciar um processo de osteopenia e osteoporose.

Importância do cálcio:

O cálcio é o mineral em maior quantidade no organismo, sendo que 99% dele é encontrado em nossos ossos e dentes. Apesar de ter uma função principal, o nutriente também participa nas funções neuromusculares, desencadeando a contração muscular, por exemplo.

Benefícios do Cálcio:

  • Ossos e dentes: o principal benefício desse mineral é de conhecimento popular. Ele atua diretamente no desenvolvimento e manutenção da saúde dos ossos e dentes. O seu consumo é mais necessário durante os períodos de rápido crescimento, como infância e gestação.
  • Músculos: auxilia a iniciar a contração muscular. Sendo assim, o cálcio também atua no ciclo “contração e relaxamento” dos batimentos cardíacos.
  • Coagulação: o mineral está presente em vários passos da coagulação. Na função enzimática, o cálcio ativa enzimas responsáveis pela digestão das gorduras e metabolismo de proteínas. Já na transmissão nervosa, o nutriente atua na regulação e transmissão dos impulsos nervosos.
  • Previne pedras nos rins: estudos recentes mostram que o consumo de cálcio diminui consideravelmente a incidência de pedras nos rins.
  • Mantém um nível de ph saudável: o consumo excessivo de alimentos não saudáveis contribuem na formação de acidez no organismo que, por sua vez, pode iniciar algumas doenças como: câncer, hipertensão e pedras nos rins. O cálcio ajuda a equilibrar o ph no seu organismo, o mantendo em um nível saudável, melhorando assim, a sua qualidade de vida.

Recomendação diária aconselhada de cálcio

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação diária de cálcio para um adulto saudável é de 1000 miligramas. Já as crianças e adolescentes entre 9 e 18 anos, precisam de uma ingestão diária de 1300 miligramas.

A suplementação desse nutriente só é aconselhada em casos especiais de carência ou doença e deve ser indicado por um médico endocrinologista, ortopedista ou nutricionista.

Nós sempre falamos por aqui, mas não custa relembrar, para saber exatamente a quantidade de cálcio que o seu corpo precisa é essencial se consultar com um profissional especializado. Ele, a partir de exames clínicos e uma análise de seus hábitos alimentares e estilo de vida, consegue determinar o quanto do mineral você deve consumir.

Alimentos que contém cálcio:

Quem pensou em leite quando leu “alimentos que contém cálcio”? Bom, esse alimento e seus derivados realmente são as principais fontes desse nutriente. Contudo, existem outras opções para incluir o cálcio na sua dieta.

  1. Tofu: esse alimento que está muito ligado à dieta vegetariana, possui 159 miligramas de cálcio em 100 gramas de tofu. Além de ser uma boa fonte deste nutriente, esse derivado de soja é fonte de proteínas, fósforo e magnésio.

  1. Brócolis: o brócolis cru possui 400 miligramas de cálcio em cada 100 gramas de produto, contudo, como esse alimento cru é ligado à casos de hipotireoidismo, o ideal é consumi-lo cozido ou no vapor. Quando cozidos, o brócolis perde cerca de 70% da quantidade inicial de cálcio, enquanto que, no vapor, ele perde, em média, somente 25%.
  2. Sardinha: como outros peixes de água fria, a sardinha é conhecida popularmente por ser rica em ômega 3, uma gordura boa para o sistema cardiovascular. Além do ômega 3 e das vitaminas A e D, este alimento é uma boa fonte de cálcio, contendo 500 miligramas do mineral em cada 100 gramas do alimento.
  3. Espinafre: além de ser antioxidante e rico em fibras, o espinafre também é fonte de cálcio, com 160 miligramas do nutriente para cada 100 gramas do vegetal.
  4. Semente de gergelim: conhecidas pela sua alta concentração de fibras, essas sementes possuem 400 miligramas de cálcio em 100 gramas do alimento.
  5. Soja: um dos melhores amigos dos vegetarianos, a soja também é um alimento rico em cálcio, possuindo 90 miligramas do mineral a cada 100 gramas.  As versões em farinha ou leite, apresentam um número ainda maior do nutriente, podendo chegar a 280 miligramas de cálcio para cada 100 gramas de farinha ou leite de soja.
  6. Grão de bico: essa leguminosa possui muitos benefícios parecidos com a proteína de soja, inclusive por também ser fonte de cálcio. Para cada 100 gramas deste alimento, são encontradas 120 miligramas de cálcio.
  7. Aveia: por ser um produto mais acessível e rico em fibras, a aveia costuma fazer parte do cardápio diário de muita gente. O que poucos ainda não sabem é que esse cereal é rico em cálcio, oferecendo 300 miligramas do mineral a cada 100 gramas do produto. Você pode consumir o cereal em 3 versões: farinha, flocos grossos e flocos finos. – Todos esses tipos de aveia são encontrados na Vitao Alimentos. Confira!

  1. Chia: grande aliada para quem procura uma vida mais saudável, a chia é fonte de ômega 3, fibras, ferro, proteínas e cálcio. Para cada 100 gramas do alimento, temos 556,8 miligramas do nutriente.
  2. Leite e seus derivados: os alimentos mais conhecidos por oferecerem cálcio, possui uma boa dose em uma pequena quantidade do alimento. Por exemplo, um copinho de iogurte natural desnatado possui 283 miligramas do nutriente. Um copo raso de leite desnatado, 268 miligramas e uma fatia média de queijo minas frescal, conta com 174 miligramas de cálcio.

Agora que você já sabe que o cálcio pode ser encontrado em diversos outros alimentos e não só nos leites e seus derivados, acesse o site da Vitao Alimentos e confira os vários produtos que a empresa oferece. Aqui, você encontra: sementes de girassol, chia, aveia (nas três versões), proteína e extrato de soja e linhaça.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 2
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *