icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Alimentos que desincham

A retenção de líquidos atinge boa parte dos brasileiros. Saiba como diminuir o problema com a alimentação.

Alguma vez você já sofreu com o inchaço ou retenção de líquidos? Este problema está presente no dia a dia de muita gente. Para ajudar a acabar de vez com isso, separamos uma lista com alguns alimentos que desincham. Vamos conferir?

O que é inchaço?

Ele nada mais é do que a acumulação de líquido que passa das veias para o exterior e provoca inchaço na área afetada. Causado por um transtorno metabólico, ele afeta, principalmente, as pernas, abdômen e mãos. O inchaço se manifesta quando o nível de líquidos ultrapassa os habituais 75%.

 Alimentos que desincham

O que causa o inchaço?

Quando há um desequilíbrio nos fluídos corporais, inclusive no sangue, o inchaço aparece. Variações da pressão arterial, quantidade de sais no organismo e sedentarismo são alguns exemplos de fatores que causam retenção de líquido. Vamos conhecer as outras?

  • Aumento na quantidade de sódio no organismo;
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Tabagismo;
  • Alimentação inadequada;
  • Bebidas alcóolicas;
  • Períodos de grande variação hormonal, como o pré-menstrual e gravidez;
  • Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
  • Doenças da tireoide;
  • Alguns remédios, como anti-hipertensivos que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos;
  • Reações inflamatórias, como as alérgicas que alteram a capacidade dos vasos em se manterem competentes com o extravasamento líquido;
  • Circulação sanguínea insuficiente na área afetada;
  • Dias muito quentes.

 

Alimentos que desincham

Alimentos que desincham

Agora que você já sabe o que é retenção de líquido e as suas principais causas, confira a nossa lista de alimentos que desincham.

  1. Água

Apesar do inchaço ser um acúmulo de água, ela é essencial para estimular a ação diurética e causar desinchaço. Manter o organismo hidratado é fundamental para diversas funções. Saiba a importância da água para o organismo clicando no link.

 

  1. Alimentos com fibras

As fibras, em especial as do tipo solúvel, atuam diretamente no inchaço da barriga ao auxiliar no funcionamento correto do intestino. Alimentos integrais, granolas, grãos e cereais são alguns destes aliados.

Lista de produtos integrais

  1. Frutas com alto teor de água

Como falamos acima, a hidratação do organismo é essencial para estimular a ação diurética e causar o desinchaço. As frutas com alto teor de água além de serem ricas em líquidos, também possuem alto teor de nutrientes funcionais que ajudam na drenagem linfática do corpo. Entre as melhores opções, estão: melão, uva, morango, limão, abacaxi, melancia, goiaba e frutas vermelhas.

  1. Aspargos

Alimentos que desincham

Em especial quando cozidos, os aspargos possuem nutrientes que agem em nosso organismo como probióticos, importante na digestão e consequentemente no desinchaço.

 

  1. Alcachofra

Com alto teor de fibras e componentes que acalmam o estômago, ela é a opção ideal nos dias em que você está querendo reduzir o inchaço do corpo.

 

  1. Almeirão e erva doce

Diuréticos, com poderes desintoxicantes e importantes no funcionamento do intestino, o almeirão e a erva doce são perfeitos para eliminar o líquido em excesso no corpo.

 

  1. Iogurte natural

Os probióticos presentes no alimento aumentam o número de bactérias benéficas no intestino, ajudando na digestão e reduzindo aquela sensação desconfortável de inchaço. Mas cuidado, para continuar saudável é importante que você consuma o iogurte natural sem adição de açúcar branco.

 

  1. Vegetais verde-escuros

Se a sua retenção de líquido é causada pelo excesso de sódio em nosso organismo, as hortaliças podem ajudar a aliviar o problema. Em especial, os verde-escuros que são ricos em magnésio e potássio.

Como comer bem gastando pouco

Líquidos que ajudam a desinchar

  1. Água de coco

Alimentos que desincham

Funcionando como um isotônico e diurético natural por conta de seus carboidratos e minerais, a água de coco também é uma bebida refrescante e de baixo valor calórica. Quando consumida direto da fruta, apresenta mais benefícios já que não possui adição de açúcares e conservantes.

2. Chá de hibisco

Conhecido por quem está querendo emagrecer, o chá de hibisco possui ação digestiva que regula o intestino e facilita o processamento de carboidratos e gorduras. Estas funções reduzem o inchaço, especialmente do abdômen.

3. Chá verde

Termogênico, o chá verde é conhecido principalmente por acelerar o metabolismo. Esta ação em nosso organismo auxilia no processo da redução de inchaço.

4. Suco de limão com hortelã

Alimentos que desincham

A mistura de limão com hortelã atua com um potente diurético e desintoxicante, limpando o organismo e ajudando a desinchar o corpo.

5. Suco de melancia com limão

Dois poderosos diuréticos naturais, você pode potencializar sua ação adicionando pepino e salsão ao suco.

A adição destes alimentos ao seu cardápio e uma rotina regular de atividade física, vão contribuir para que o inchaço em seu corpo diminua consideravelmente ou desapareça.

O que você fazer para desinchar? Conte para a gente nos comentários e aproveite para conhecer outras dicas para uma vida saudável em nosso blog.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 3
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *