icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Conecte
  • Cuide
Alimentos que fortalecem as unhas

Ultimamente suas unhas estão fracas? Saiba como fortalecê-las no post de hoje.

Alimentos que fortalecem as unhas

Você tem sentindo as suas unhas mais fracas ultimamente e não sabe como resolver? A alimentação pode ser essencial para recuperar a força e saúde delas. Por isso, separamos uma lista de alimentos que fortalecem as unhas.

Formadas por uma proteína fibrosa chamada queratina, as unhas têm como função proteger as pontas dos dedos das mãos e dos pés. Quando elas apresentam alguma irregularidade, pode ser o nosso corpo indicando problemas de saúde ou uma deficiência nutricional.

 

Nutrientes essenciais para as unhas

A ingestão insuficiente de alguns nutrientes, vitaminas e minerais podem deixá-las frágeis, secas e quebradiças. Vamos conhecer os essenciais?

 

  • Vitamina C: presente em frutas e legumes, como laranja, pimentão amarelo, morango e tangerina;
  • Vitamina E: presente em vegetais de folhas verdes escuras, oleaginosas, sementes e grãos integrais;
  • Biotina: proteína presente em peixes de água salgada (salmão e sardinha, por exemplo), gema de ovo cozida e grãos integrais;
  • Vitaminas do complexo B: presente no ovo, carnes, aves, laticínios, gérmen de trigo e grãos integrais;
  • Zinco: presente na quinoa, amaranto e carnes;
  • Queratina: proteína presente nos peixes, ovo e frango.

Lista de alimentos que fortalecem as unhas

Agora que você já sabe quais são os nutrientes, minerais e vitaminas necessárias para o fortalecimento das unhas, vamos conhecer alguns alimentos saudáveis que fazem toda a diferença.

 

  1. Sementes de abóbora
    As sementes de abóbora são uma importante e saudável fonte de zinco, mineral essencial para deixar a unha mais forte e cuidar do sistema imunológico. Inclua um punhado do alimento em seu cardápio diário para poder sentir a diferença em seu corpo. Você também pode incluir  sementes girassol, quinoa e amaranto.
  2. Banana

Alimentos que fortalecem as unhas

Além de prevenir cãimbras, a banana também faz diferença na saúde das unhas. Por ser fonte da vitamina B6, a fruta previne a coloração amarelada nesta parte do corpo.

 

  1. Brócolis

Apesar de não estar na nossa lista de nutrientes, o ferro é vital para prevenir unhas fracas. O brócolis, um alimento rico deste ingrediente, aumenta o oxigênio em nosso sangue e evita naturalmente a descoloração das unhas, contribuindo para o seu fortalecimento.

  1. Tomate
    Ricos em licopeno e biotina, dois compostos extremamente úteis para a saúde das unhas, o tomate deixa esta parte do nosso corpo mais forte e saudável.

 

  1. Cenoura
    Este legume melhora não só a saúde das unhas, como também do cabelo e pele. A alta dose de vitamina A em sua composição, impede que a unha se torne frágil. Você pode consumir a cenoura crua, cozida ou beber o alimento em um suco diariamente.

 

6. Vagem

Alimentos que fortalecem as unhas

A vagem é fonte de silício, um mineral importante no fortalecimento das unhas. Além disso, o alimento também impede o seu amarelamento.

  1. Leite

As altas doses de cálcio e proteínas presentes no leite e seus derivados são essenciais para melhorar a saúde de suas unhas. Ele ajuda a fortalecer fazendo com que ela cresça mais rapidamente. Por outro lado, a deficiência do mineral pode causar fungos e deixar as unhas secas e quebradiças.

  1. Peixe

Peixes são importantes fontes de proteínas e ômega 3. A gordura é responsável por melhorar o fluxo sanguíneo em todo o corpo, além de ajudar a nutrir as unhas e prevenir doenças que podem afetá-las.

 

  1. Couve

O couve é um superalimento, rico em diversos nutrientes, minerais e vitaminas. Entre eles está a vitamina C, importante para prevenir as unhas fracas e melhorar a saúde delas.

10. Amêndoas

A amêndoa é um alimento completo e saudável, fonte de vitamina E, proteínas vegetais e cálcio, ou seja, diversos nutrientes que deixam as unhas mais saudáveis. Não esqueça de consumir um punhado da oleaginosa diariamente para sentir a diferença.

 

11. Ovos
Alimentos que fortalecem as unhas

Fonte de proteínas, o ovo é um importante alimento no fortalecimento e crescimento das unhas.

 

  1. Óleo de coco
    O óleo de coco é uma das gorduras mais saudáveis do mercado. Além de melhorar a capacidade do nosso organismo em absorver nutrientes, o alimento também possui em sua composição as vitaminas A, D, E e K, todos essenciais para o fortalecimento natural das unhas.

13. Arroz integral
O arroz integral é um aliado das unhas saudáveis. Ele contém fibras, selênio, Vitamina E e complexo B, além de ser rico em silício orgânico, substância que favorece a produção de elastina, colágeno e queratina.

14. Castanhas do Pará e Caju

Tanto o cabelo quanto a pele e as unhas sentem os benefícios das oleaginosas. A castanha de caju, por exemplo, é rica em selênio, Vitamina E, ácido fólico, cálcio, fósforo e magnésio. Esses componentes deixam sua unha saudável e forte.


Para conseguir sentir diferenças na saúde das suas unhas, é essencial que você inclua em sua alimentação a lista de alimentos que mostramos. Em pouco tempo consumindo alimentos mais saudáveis, você já vai conseguir notar algumas diferenças, como o fortalecimento das unhas e a sua dificuldade em quebrar. Se mesmo com uma alimentação balanceada sua unhas continuarem fracas, procure o auxílio de um médico.

 

Você está tendo problemas com as suas unhas? Então teste as nossas dicas e depois nos conte se deu certo. Para mais dicas sobre uma vida saudável e equilibrada, confira o nosso blog.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 20
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *

01 Comentários

  1. Deise Medeiros Paiva

    março 7, 2018
    Olá, sou nutricionista e gostaria de conhecer melhor os produtos vitao para indicar para meus pacientes, e comprar para comercializar os produtos na Bodega de produtos saudáveis Sã & Leve de minha propriedade.