icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Alimentos Ricos Em Carboidratos

Muitos pensam que os alimentos ricos em carboidratos são os vilões da alimentação ou que eles são os responsáveis pelo ganho de peso. Contudo, quem procura uma alimentação saudável e equilibrada precisa repensar esse conceito. Para se ter uma ideia, um emagrecimento com saúde não elimina os carboidratos, pois eles são essenciais na queima de gordura. Em nosso organismo, a gordura é o nosso estoque de energia. Se não consumimos outra fonte de energia (carboidratos), o corpo vai manter a gordura para um momento de emergência e queimar os músculos.

Apesar de ser essencial, é preciso tomar cuidado com a quantidade que ingerimos. Esse grupo nutricional é rico em açúcar, e se consumido em abundância pode prejudicar o organismo e facilitar o aumento de peso. Uma boa forma de observar se está abusando desse nutriente é prestar atenção ao seu prato. Como já dissemos em outro post, um prato equilibrado tem em sua metade verduras, legumes e hortaliças, um quarto de carboidratos e um quarto de proteínas. Acesse o outro post para saber mais como manter um cardápio saudável. 

Refinado x Integral

Tão importante quanto a quantidade é a qualidade do alimento que consumimos. Os carboidratos se dividem em dois grupos: simples (refinados) e complexos (integrais). Mas qual a diferença entre eles? Apesar de serem parecidos na quantidade de calorias, existe um grupo de carboidratos que é mais indicado que o outro.

Os alimentos ricos em carboidratos simples possuem um alto índice glicêmico, ou seja, provocam um pico de energia no organismo e são absorvidos rapidamente. Enquanto isso, os complexos têm baixo índice glicêmico e geram menos insulina no sangue. São absorvidos de forma lenta, o que ajuda na prevenção de diabetes e acúmulo de gordura, também promovem uma sensação de saciedade por mais tempo. Além de todos esses benefícios, os carboidratos integrais contêm mais fibras, vitaminas e minerais.

De forma geral, os carboidratos complexos são os mais indicados pelos profissionais da saúde e nutrição. Os simples só ganham em um momento: quando é preciso de um pico de energia imediato nas performances físicas de alto impacto.

Melhores Alimentos Ricos Em Carboidratos

  • Pães:

Sempre que possível, prefira consumir esse alimento na sua versão integral. Ricos em fibras, esse tipo de pão nutri melhor o corpo e faz com que a liberação de açúcar seja feita de forma mais lenta no sangue. Agora, se você praticar atividade físicas de alta intensidade, pode ser melhor consumir o alimento em sua forma refinada.

 

Alimentos ricos em carboidratos: pão integral

  • Batata Doce:

Por possuir um baixo índice glicêmico, essa batata não libera pico de açúcar no sangue, o que faz com que a pessoa fique mais disposta.

  • Arroz:

Como já falamos, a versão integral é a mais recomendada. Porém, se você não se adaptou ao sabor, pode ir treinando o seu paladar da seguinte forma: cozinhe porções do arroz integral e branco juntos.  Você também pode incluir um vegetal no cozimento, o que deixa ainda mais lenta a absorção dos carboidratos.

  • Batatas e Tubérculos:

Além de serem ricos em carboidratos, também possuem uma boa quantidade de fibras.

  • Cereais:

Esse grupo é fonte de carboidratos e proteínas, o que ajuda a metabolizar o colesterol. Quinoa, amaranto e aveia são alguns exemplos desses cereais.

Alimentos ricos em carboidratos: cereais

  • Milho:

Fonte também de fibras, esse carboidrato é poderoso em manter a saciedade por mais tempo. Por não ser um alimento industrializado, ele também tem o benefício de não possuir em sua composição nenhum elemento químico que faz mal à saúde.

  • Mel:

Rico em energia e extremamente funcional (a gripe não tem vez com esse alimento), esse carboidrato precisa ser consumido com moderação por ser fonte de açúcar e calorias.

  • Tapioca:

Queridinho de muitas pessoas por não possuir glúten, esse carboidrato também possui um baixo índice glicêmico. Só tome cuidado para não usar recheios ricos em açúcares.

  • Bolos:

Contrariando o pensamento popular, esse alimento não é proibido. A dica de ouro aqui é adicionar no preparo alguma farinha ou farelo que seja rico em fibras. Dessa forma, as fibras atrapalham a rápida absorção de açúcar e promovem saciedade.

 

Agora que você já sabe que os alimentos ricos em carboidratos carboidratos não são os vilões de uma boa alimentação, está liberado acessar o catálogo de produtos da Vitao e escolher o seu alimento preferido.

Pães e bolos Vitao

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 8
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *