icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
  • Receitas
Alimentos ricos em ferro: conheça seus benefícios

Conheça os principais alimentos fontes de ferro e suas principais vantagens

Você já ouviu que o ferro é importante para a saúde? Essencial para a formação do sangue em nosso corpo, este nutriente é mesmo necessário. Hoje, vamos descobrir quais são os alimentos ricos em ferro e conheça seus benefícios.

Benefícios do ferro

  1. Formação de hemoglobina e Transportadora de oxigênio:

A principal vantagem do ferro é a formação da hemoglobina, o elemento mais essencial no transporte do oxigênio por todo o corpo. É o que o deixa a cor do sangue vermelho escuro.

  1. Função muscular:

Outro benefício deste nutriente é o cuidado com a saúde muscular. Necessário para a formação de mioglobina, proteína muscular que transporta o oxigênio da hemoglobina para todas as células musculares. Também é importante para a contração dos músculos.

  1. Função cerebral:
    Como já falamos acima, o ferro ajuda no transporte de oxigênio dentro do seu corpo. Cerca de 20% do nosso oxigênio é utilizado na saúde e função cerebral.
  2. Anemia:

Um dos benefícios mais conhecidos do ferro é o combate à anemia. A anemia ferropriva é uma doença de deficiência mineral, podendo provocar fadiga, fraqueza no corpo, dores de cabeça e aumento da sensibilidade no frio. Com uma ingestão equilibrada de ferro, você previne esta condição.

  1. Doenças crônicas:

Doenças crônicas como anemia insuficiência renal e anemia pré-diálise também apresentam uma excelente melhora com o consumo adequado de ferro.

  1. Alivia os sintomas da TPM:

Boa parte da população feminina sofre com os sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual). Algumas características do período, como tontura, alterações de humor e hipertensão, sofrem uma redução com o consumo do ferro. Por outro lado, a deficiência do nutriente pode aumentar as mudanças de humor, como irritabilidade e depressão.

  1. Saúde dos Homens:

O corpo do homem absorve o ferro de forma muito mais simples quando ele vem de fontes naturais, ou seja, pela alimentação. Então, ao invés de sair correndo e comprar um suplemento do nutriente, tente consumi-lo de forma natural.

  1. Saúde dos cabelos:

Como o ferro desempenha um papel importante na nutrição das raízes do cabelo, sua deficiência pode deixar os fios finos, secos, quebradiços e caindo.

  1. Gravidez:

Como já vimos, o ferro atua na formação da hemoglobina. O elemento, além de transportar oxigênio pelo nosso corpo, também manda o oxigênio à seu bebê. O nutriente é tão importante para o bom crescimento do neném, que muitos obstetras receitam suplemento de ferro para que as gestantes consumam os 27 miligramas diários indicados.

  1. Pele e unhas:

O ferro também é essencial para o bom funcionamento de antioxidantes no nosso organismo e ajuda a ativar as vitaminas do complexo B que consumimos. Estas duas vantagens garantem e mantém a saúde da pele e das unhas. A deficiência no nutriente pode deixar a pele seca e as unhas quebradiças.

  1. Essencial para quem quer perder peso

Sem o transporte do oxigênio em nosso sangue é difícil encontrar a energia para praticar exercícios. A deficiência do nutriente faz você se sentir facilmente cansado e exausto. A alta energia no corpo, garantida pelo ferro, é uma importante função para quem deseja perder alguns quilinhos.

Algumas dicas importantes para o consumo do ferro:

Como qualquer nutriente, existem algumas dicas que tornam o consumo do alimento mais correto e funcional. Vamos saber mais?

  1. Um excesso de consumo do ferro pode trazer malefícios ao organismo ao invés das vantagens citadas acima;
  2. Está pensando em tomar suplemento de ferro? Consulte um médico antes e depois converse com um nutricionista para saber se você não consegue atingir a quantidade ideal apenas com a alimentação;
  3. Deficiência de ferro no corpo pode causar alguns sintomas, como falta de ar, fraqueza, fadiga, infecções e palpitações;
  4. Se estiver grávida, bata um papo com seu obstetra para saber se é necessário suplemento de ferro para o seu caso;
  5. A melhor forma de obter o ferro é por meio de fontes naturais, ou seja, na alimentação diária;
  6. Exercícios e menstruação podem resultar na perda de ferro no corpo. Se você estiver sentindo um ou mais sintomas da deficiência do nutriente, talvez seja interessante aumentar um pouco o seu consumo.

Alimentos ricos em ferro:

  • Sementes de abóbora: 2 colheres de sopa – 8,6mg de ferro;
  • Espinafre: 1 xícara – 6,4mg de ferro;
  • Pinhão: 2 colheres de sopa – 5,2mg de ferro;
  • Salsa: 1 xícara – 3,8mg de ferro;
  • Sementes de girassol: 2 colheres de sopa – 3,8mg de ferro;
  • Tomates: 1 xícara – 3,4mg de ferro;
  • Coco: a cada 100g de coco – 3,4mg de ferro;
  • Beterrabas e folhas de beterraba: 1 xícara – 2,7mg de ferro;
  • Ervilhas: 1 xícara – 2,5mg de ferro;
  • Batatas: 1 batata grande – 3,2mg de ferro;
  • Carnes vermelha: a cada 100g – 5mg de ferro;
  • Peixes: a cada 100g – 1mg de ferro;
  • Gema de ovo: em 1 gema – 1mg de ferro;
  • Cereais: a cada 100g – 5mg de ferro;
  • Leguminosas: a cada 100g – 2mg de ferro;
  • Nozes e Amêndoas: a cada 100g – 2,5mg de ferro;
  • Frutas Secas: a cada 100g – 2mg de ferro.

Recomendações no consumo de ferro

A absorção do ferro normalmente acontece no intestino delgado e funciona melhor quando o consumo é feito com o estômago vazio. Também existem alguns alimentos que dificultam a absorção máxima do nutriente, impedindo que você aproveite todos os seus benefícios. Por isso, é importante saber quais ingredientes não devemos combinar com o consumo de ferro. Entre os principais, estão:

  • Chás;
  • Aveia;
  • Leite de soja;
  • Leite e seus derivados.

É importante ressaltar que estes alimentos não devem ser excluídos do seu cardápio diário, porém é melhor não combinar o seu consumo junto com as fontes de erro.

 

Para você, qual é a fonte mais gostosa de ferro? O nutriente faz parte do seu dia a dia? Uma alimentação saudável começa com a inclusão diária de ingredientes essenciais. Confira a lista com os alimentos mais ricos em ferro e garanta uma parte aqui na Vitao Alimentos, a maneira mais prática, rápida e fácil de você consumir o mineral.

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 3
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *