icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
Amaranto: conheça seus benefícios para a sua saúde

Este superalimento fornece diversas vantagens ao seu organismo. Vamos saber mais?

Ao contrário da chia e da linhaça, o amaranto ainda não é tão conhecido no Brasil. A semente de origem peruana, possui um alto valor nutricional e é considerada um superalimento.

Benefícios do amaranto

Como já dissemos, o amaranto é considerado um superalimento. Isto significa que a semente possui um alto teor de fitonutrientes e traz diversos benefícios à saúde, como:

  1. Controle da pressão arterial

O amaranto inibe o funcionamento de enzimas que elevam a pressão arterial, controlando os níveis em números saudáveis. Uma pressão alta pode desencadear uma série de doenças, como o AVC (acidente vascular cerebral), infarto agudo do miocárdio, doenças cardiovasculares e doença renal crônica.

  1. Ajuda na perda de peso

As fibras solúveis, presentes no amaranto, ao entrar em contato com o líquido no interior do estômago, formam um gel que dilata o órgão e proporciona saciedade por mais tempo. As fibras da semente também contribuem para o funcionamento do intestino.

  1. Ajuda no ganho de massa muscular

A gente já sabe que as proteínas são essenciais para o aumento e manutenção da massa muscular. O que ainda não sabemos é que o amaranto é uma boa fonte de proteína e que proporciona a formação de novas células musculares.

  1. Previne o câncer

Duas pesquisas feitas no México, pelo Instituto para Pesquisas Científicas e Tecnológicas de San Luis Potosí, observaram a presença de um peptídeo – fragmento da proteína – que é capaz de impedir o crescimento de tumores malignos. O estudo concluiu que esta substância presente no amaranto age mais rápido nas células do que a lunasina (também anticancerígena) presente na soja.

  1. Livre de glúten

O amaranto é uma excelente opção para quem sofre com a doença celíaca. Além de aumentar o valor nutricional de qualquer receita, a semente não afeta aqueles que são intolerantes ao glúten.

  1. Faz bem ao coração

Além de reduzir a pressão arterial, estudos sugerem que o amaranto – por ser rico em fitoesterois – tem potencial para reduzir o nível do colesterol ruim no organismo.

Quantidade recomendada

Apesar de não existir uma orientação exata para o consumo do amaranto, nutricionistas recomendam ingerir entre duas a três colheres de sopa (em média, 45 gramas) da semente por dia.

Como consumir?

A boa notícia é que o amaranto pode ser consumido das mais variadas formas. Entre elas, estão:

  • Adicionado nas saladas;
  • Cozido para substituir o arroz ou feijão: basta cozinhar uma xícara de sementes com seis xícaras de água. Dentro de 15 a 20 minutos estará cozido;
  • Em sopas;
  • Os flocos podem ser adicionados à frutas, iogurte, sucos e vitaminas;
  • Substituição da pipoca: coloque uma colher de sopa do grão em uma frigideira, tampe e espere estourar. O gosto fica bem parecido com nozes;
  • Moído em forma de farinha.

Quem não pode consumir

Apesar de ser um alimento com diversos benefícios ao organismo, existem algumas situações em que o consumo do amaranto deve ser avaliado com mais calma. São eles:

  1. Diabéticos

Por possuir um alto índice glicêmico, o amaranto deve ser consumido com moderação pelos diabéticos ou pessoas propensas a desenvolver a condição.

  1. Doenças renais

A alta concentração de proteína presente no alimento pode sobrecarregar os rins.

  1. Gestantes

Por enquanto, não há estudo suficiente para garantir a segurança do consumo da semente durante a gestação e a fase do aleitamento materno.

  1. Pessoas alérgicas

Obviamente, se ao consumir o amaranto você tiver alguma reação alergênica, é essencial interromper o seu consumo imediatamente.

Receitas com amaranto

  1. Mix de Cereais

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  1. Refogue o alho e a cebola no azeite e adicione os grãos.
  2. Junte a água e o sal.
  3. Quando ferver abaixe o fogo no mínimo e deixe cozinhar por 40 minutos com a panela tampada.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 50 minutos

Fonte: GNT – Programa Bela Cozinha

  1. Mingau de amaranto

Ingredientes:

  • 6 colheres (sopa) amaranto em flocos
  • 2 xícaras (chá) leite (preferencialmente de soja)
  • Canela em pó a gosto, para polvilhar
  • Açúcar a gosto

Modo de Preparo:

  1. Em um copo, coloque o amaranto e um pouco do leite.
  2. Adoce a gosto, misture e reserve.
  3. Ferva o restante do leite e, quando começar a levantar fervura, adicione a mistura reservada.
  4. Aguarde até começar a engrossar, mexendo sempre em fogo baixo.
  5. Polvilhe com canela e sirva.

Se preferir uma consistência mais suave, acrescente mais líquido.

Fonte: GShow

  1. Snack de amaranto com banana

Ingredientes

  • 1 xícara de amaranto cozido
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 xícara de nozes picadas
  • 1 xícara de bananas maduras amassadas (cerca de 3 bananas)
  • 1/2 xícara de mel
  • 2 ovos
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1 colher de chá de essência baunilha

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte levemente uma forma de 23 por 13cm.
  2. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e as nozes até obter uma mistura homogênea. Em outra tigela, bata as bananas, o mel, os ovos, o azeite e a baunilha. Adicione o amaranto, misturando-o. Despeje a massa sobre os ingredientes secos e mexa até que estejam bem misturados.
  3. Despeje tudo na fôrma untada. Asse em forno pré-aquecido por, cerca de 1 hora. Deixe esfriar na fôrma por 10 minutos. Retire e deixe esfriar.

Variações: Você pode substituir metades das bananas por tâmaras secas picadas.

Fonte: Emagrecer sem dieta

 

Agora que você já sabe todos os benefícios do amaranto é a hora de conferir o catálogo de produtos que a Vitao Alimentos oferece com o produto – tem até chocolate. Acesse nossa loja online e torne sua vida mais saudável sem sair de casa.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 5
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *