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Atividade Física e Saúde

A prática regular de exercícios físicos é fundamental na prevenção de doenças, atividade física e saúde são palavras que se completam. Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, para se ter uma vida saudável é necessário realizar, pelo menos, 30 minutos de exercício aeróbio contínuo ou acumulado cinco vezes por semana. Você pode praticar os 30 minutos direto ou dividir em 3 ciclos de 10 minutos ou 2 ciclos de 15 minutos. Não é tão difícil, não é mesmo?

Para se ter uma ideia da importância da atividade física, o Ministério da Saúde, baseado nos dados coletados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), informou que se toda a população fizesse 30 minutos de exercício 5 vezes na semana e tivesse um cardápio saudável, seria possível evitar 260 mil mortes por ano por causas, como: câncer, doença crônica e problemas no coração.

Em nosso blog, temos um post falando sobre como manter um Cardápio Saudável. Confira!

Ainda falando sobre prevenção de doenças, pessoas que fazem exercício regularmente tem menos propensão à obesidade, pressão alta e colesterol alto.

Atividade física e saúde: benefícios

  • Maior capacidade cardiorespiratória e resistência
  • Sistema imunológico mais forte
  • Uma tendência maior a ter o seu peso dentro da faixa normal
  • Pressão arterial baixa
  • Melhora a postura
  • Deixa os ossos, articulações e músculos mais sadios
  • Ajuda a aliviar a dor da artrite
  • Diminui os sintomas de estresse, ansiedade e depressão
  • Reduz o risco de infarto e outras doenças cardíacas
  • Diminui o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos e eleva o colesterol bom (HDL)
  • Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2

Como começar a se exercitar?

Já falamos da importância e os benefícios da atividade física. Agora, vamos dar dicas para os sedentários começarem a se exercitar sem forçar os músculos e prejudicar a saúde.

atividade física e saúde: corrida

  1. Avalie Seu Físico:

Sabe as avaliações físicas que as academias exigem quando você se matricula? Elas são essenciais para quem é sedentário. Avaliando a flexibilidade, fôlego, força muscular e composição corporal, o profissional consegue indicar os melhores exercícios para você. Contudo, se a pessoa tiver mais de 40 anos e/ou tenha algum fator de risco (doença cardíaca, hipertensão ou sobrepeso) é importante ela consultar um médico primeiro.

  1. Estabeleça Metas Realistas:

Ter objetivos ao começar um exercício é bem motivador, mas é preciso tomar cuidado para estabelecer metas realistas. O ideal é, juntamente com o educador físico, decidir objetivos de curto, médio e longo prazo.

  1. Escolha um Exercício que Você Goste:

Quando se pensa em atividade física e saúde, a corrida e a musculação são as primeiras opções que vêm à cabeça. Contudo, não significa que essas sejam as escolhas ideais para você. Experimente diversas modalidades até encontrar aquela que mais goste. Ao praticarmos exercícios que nos identificamos, é mais fácil manter a regularidade.

  1. Comece aos Poucos:

Para quem é sedentário e quer voltar a se exercitar, o ideal é começar com uma intensidade leve e respeitando os limites do corpo. Essa atitude é essencial para evitar lesões e espantar o desânimo.

  1. Não Desista, Persista:

É comum no início das mudanças de hábitos, nos sentimos desanimados e com vontade de desistir. Quando esses pensamentos vêm à cabeça, é importante lembrar dos seus objetivos e persistir.

Como evitar lesões?

Se você está começando a se exercitar depois de muito tempo parado, prefira atividades de baixo impacto, como: caminhar, nadar e andar de bike. Esses exercícios não exigem muito das articulações e músculos.

atividade física e saúde: natação

Lanches pré e pós treino:

  • Antes de malhar:

Para garantir a energia necessária, é importante consumir carboidratos complexos, pois demoram a ser digeridos e evitam a queda de níveis glicêmicos. Exemplos de alimentos: cereal, biscoito e pão integral, barra de cereal e banana.

café da manhã saudável

  • Depois de malhar:

Para alinhar atividade física e saúde também é necessário se alimentar bem. Nesse período, o corpo age como uma esponja, absorvendo rapidamente tudo o que você comer. Por isso, é recomendado que consuma proteínas, legumes e hortaliças.

atividade física e saúde: almoço com salada

Para se ter uma vida mais saudável é essencial uma alimentação equilibrada, atividade física e saúde caminham juntas. A Vitao pode ajudar a manter o seu cardápio repleto de saúde, com uma seleção de produtos especializados. Confira em nosso site e saiba mais!

Confira nossos produtos para o dia a dia e mantenha uma alimentação saudável!


Alimentação saudável para o dia a dia

Vitao

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01 Comentários

  1. Maria Lúcia Pires

    abril 11, 2018
    Prezada Equipe Vitao, Fiquei feliz, mais uma vez, primeiro, porque eu tenho algumas restrições alimentares e a Vitao tem produtos excelentes, que não me fazem mal, segundo, porque vocês têm essas dicas para uma vida saudável...Essa marca só poderia ter saído desse estado ...que amo tanto mesmo...sempre salvando o povo brasileiro! Parabéns para todos e grata por nos proporcionar tantos benefícios. Maria Lúcia Pires