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Atividades Físicas Para Gestantes

Antigamente, existia um medo excessivo durante os estágios finais da gravidez, inclusive, era recomendado que as gestantes deixassem o trabalhado de lado nos últimos meses de gestação. Contudo, hoje em dia já há diversas evidências que comprovam que a atividade física é fundamental para uma gravidez saudável e qualidade de vida.

A prática de exercício promove a liberação de diversos hormônios, entre eles os da felicidade – endorfina e serotonina – que trazem uma sensação de bem-estar. A atividade física durante a gestação influencia no psicológico da futura mamãe, na hora do parto, na prevenção do ganho de peso excessivo, aumento da autoestima e controle do açúcar no sangue (o que diminui as chances de diabetes gestacional). Na verdade, a inatividade das grávidas pode aumentar a probabilidade de alguns malefícios como: hipertensão, dores e inchaços.

Apesar dos inúmeros benefícios do exercício físico, fica um alerta: se a mulher não praticava nenhuma atividade antes de engravidar, não vai ser durante a gestação que ela vai virar atleta. Porém, isso não significa ficar parada, já que ela pode optar por práticas leves, como caminhada ou hidroginástica.

O ideal é que quando a mulher decidir tentar engravidar, ela comece a praticar algum tipo de atividade para melhorar o condicionamento cardiovascular.

Dicas:

Para se manter ativa até durante a gestação, vamos dar algumas dicas que podem ajudar a praticar exercício físico sem correr riscos.

  1. Apesar de muita gente não saber, atividades aeróbicas e alongamentos, em geral, são liberados. É importante consultar o seu obstetra e pedir a liberação dele.
  2. Evite atividades que exigem muito das suas articulações, como step e jump. Durante a gestação, as mulheres tendem a ficar com as articulações mais frouxas, esse tipo de exercício pode aumentar o risco de sofrer torções.
  3. Tome cuidado com a intensidade dos exercícios. Se ela for alta demais, o fluxo sanguíneo pode diminuir, isso reduz a passagem de nutrientes e oxigênio para o bebê.
  4. Cada trimestre da gestação é diferente e precisa de cuidados específicos. Converse com o seu médico quais as atividades são liberadas para cada época.
  5. No período de pós-parto, os exercícios também são benéficos e contribuem para que você se restabeleça de maneira muito mais rápida. Respeite o tempo de resguardo e converse com seu médico antes de voltar a prática de atividade física.
  6. Estudos recentes determinaram que o exercício físico não traz benefícios só para as futuras mamães, ele também contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso do neném.

Benefícios

  • Estudos mostraram que mulheres fisicamente ativas apresentam taxas menores de cesáreas e partos mais curtos.
  • Em uma grávida ativa, as taxas de complicações caem consideravelmente. Além disso, ela fica menos tempo hospitalizadas e a chance de parto prematura diminui em até 50%.
  • Alivia as conhecidas dores nas costas, especialmente na lombar.
  • Diminui a probabilidade de diabetes gestacional.
  • Diminui a probabilidade de hipertensão, dores musculares e inchaços.
  • Contribui para o bem-estar da grávida.
  • Controla o excesso de peso.

Tipos de Exercícios

Ao contrário do que o conhecimento popular diz, a grávida não precisa restringir sua lista de exercícios – especialmente se ela já era ativa antes da gestação. Então, escolha a atividade física que você mais gosta e que se encaixe melhor na sua rotina. Contudo, não esqueça de manter um acompanhamento com o médico e, se puder, com um profissional de educação física.

  1. Atividades na água:

Muito conhecidas pelas futuras mamãe, as atividades na água são altamente indicadas. A pressão hidrostática contribui diretamente na redução do inchaço nas pernas, queixa bastante comum na gravidez. Os exercícios na água é um dos preferidos do médico por diminuir o impacto sobre as articulações.

  1. Pilates e Ioga:

Extremamente indicados para as gestantes, esses exercícios trabalham com consciência corporal e respiração, duas atitudes importantíssimas durante a hora do parto. Também é trabalhado o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, que ficam mais alongados durante a gestação podendo causar incontinência urinária. Esse tipo de atividade também trabalha com algumas posições importantes, como a de quatro apoios, que alivia a pressão sobre as costas – uma das maiores queixas das gestantes.

  1. Caminhada e corrida:

Para as mulheres que eram sedentárias antes da gravidez, a caminha é uma excelente alternativa para não ficar parada. Só se lembre de sempre respeitar os seus limites. Já a corrida é indicada para quem já prática a atividade antes de engravidar. Contudo, é preciso diminuir um pouco da intensidade dos treinos, assim como os sprints e os tiros.

  1. Musculação: 

Indicada para mulheres que já praticavam a atividade antes da gravidez, a musculação precisa ser feita com alguns cuidados. Converse com seu obstetra e educador físico para decidir se é necessário reduzir a carga e a intensidade do treino. Os benefícios para esses exercícios são diversos, entre eles estão: fortalecimento da musculatura, o que ajuda a mulher a sustentar o peso da barriga e a correção e melhora da postura.

  1. Alongamento:

Extremamente importante antes e depois de qualquer exercício mais “pesado”, o alongamento durante a gravidez pode prevenir e diminuir as dores lombares, aumentar a flexibilidade, auxiliar no momento do parto – especialmente o natural – e na recuperação pós-parto.

Agora que você já sabe como praticar exercícios físicos durante um dos momentos mais especiais da sua vida, é hora de prestar atenção na sua alimentação. Afinal, um cardápio equilibrado é essencial para uma gravidez saudável. Confira a seleção de produtos que a Vitao Alimentos tem a oferecer e compre do conforto da sua casa.

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