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Benefícios da aveia

A aveia sempre foi considerada uma ótima pedida para o café da manhã. Normalmente consumida em flocos, seu sabor suave e textura característica facilita a adição nas mais diversas receitas. O início de seu cultivo se deu na Europa devido  sua resistência ao clima úmido e mais frio do continente. No Brasil  a produção começou na década de 70 e hoje o país é um dos maiores produtores desse cereal no continente.

Seus benefícios à saúde são bastante significativos, pois a aveia é um dos alimentos mais saudáveis disponíveis.  Ela é fonte de vitaminas como a B1 e B5, minerais como ferro, zinco, manganês, magnésio e fósforo. Também contém antioxidantes e polifenóis como a aventramina (combate o colesterol ruim), que é encontrado apenas neste produto. Outro benefício desse vegetal são suas fibras alimentares, principalmente um tipo solúvel chamada betaglucano.

Com tanta riqueza de nutrientes, esse cereal tem efeitos muito interessantes para a saúde. Confira alguma das vantagens de adotar à aveia em sua alimentação:

Melhora a Circulação

A universidade de Harvard, dos Estados Unidos, realizou por mais de 19 anos um estudo relacionando o consumo diário de aveia com a saúde cardiovascular de 21 mil pacientes. A pesquisa apontou uma redução no risco de problemas cardíacos em 29%. A aveia foi consumida em sua forma integral pelos pacientes.

A aventramina passa para a corrente sanguínea cerca de uma hora após a ingestão da aveia, de acordo com o The Journal of Nutrition. Após este processo ocorre a inibição da oxidação do colesterol LDL pelos radicais livres, o que diminui os riscos à circulação. Dessa forma são prevenidos problemas cardiovasculares como infartos e AVCs (Acidente Vascular Cerebral).

Em mulheres no período da menopausa os benefícios são ainda maiores. De acordo com um estudo de caso relatado pelo American Heart Journal, mais de 200 mulheres que consumiram aveia integral, seis vezes por semana, reduziram a progressão da aterosclerose. Além disso, a pesquisa apontou uma desaceleração da estenose, que é a redução do diâmetro das artérias, que diminui o risco de diversos problemas circulatórios sérios.

Redução do colesterol e redução de peso

Alimentos ricos em fibras são ótimos para a redução das taxas de LDL, que é colesterol ruim. No caso da aveia, essa redução é ainda mais significativa devido a um tipo de fibra alimentar chamada betaglucano. O consumo de apenas 3 gramas dessa fibra pode reduzir o colesterol total em até 23%, o que evita o entupimento de veias e artérias.

O betaglucano é uma fibra parcialmente solúvel em água, formando um gel espesso. Após a ingestão, a formação desse gel no estômago causa uma sensação de saciedade, o que facilita a diminuição no tamanho das porções de alimento consumido, facilitando a perda de peso. O gel desacelera o esvaziamento do estômago, proporcionando também uma melhor absorção de nutrientes nessa etapa da digestão.

Essa fibra também pode causar a liberação do peptídeo YY pelo estômago, que é um hormônio responsável pela sensação de saciedade. Essa dupla ação fazem da aveia um alimento que auxilia na redução de peso de maneira fácil, saudável e segura. Além disso, alimentos ricos em fibras podem aliviar a constipação, e a aveia não é exceção.

Auxilia no Controle do diabetes tipo 2

A formação do gel pelo betaglucano pode reduzir os picos de glicose em portadores do diabetes tipo 2. Essa forma da doença se caracteriza pela deficiência na produção de insulina pelo corpo ou o mau funcionamento desse hormônio no processamento da glicose. Por desacelerar o esvaziamento do estômago, o betaglucano também desacelera a absorção de glicose pelo organismo, o que melhora a sensibilidade do corpo à insulina.

O magnésio presente na aveia também contribui no controle do diabetes tipo 2, pois este mineral age junto à diversas enzimas no corpo, muitas delas envolvidas no consumo de glicose pelo corpo e secreção de insulina pelo pâncreas.

Fortalecimento do Sistema Imunológico

Outra contribuição do betaglucano é a melhora da resposta imunológica em caso de infecções. Isso se dá, pois essa substância ajuda na ação dos neutrófilos, um tipo de célula de defesa que atua especialmente em infecções. De acordo com uma pesquisa realizada no Rhode Island Hospital, o betaglucano não só contribui para o descolamento dos neutrófilos pelo corpo  até o local da infecção como também aprimora a habilidade dessas células em combater as bactérias.

Prevenção do câncer de mama

As fibras encontradas na aveia integral foram relacionadas à prevenção do câncer de mama em mulheres tanto na pré quanto pós menopausa. Um estudo, conduzido pela UK Women’s Cohort Study da Inglaterra, apontou a redução no risco para mulheres na pré-menopausa em cerca de 52%. Para mulheres pós menopausa um outro estudo de prospecção apontou uma redução do mesmo risco em 38%.

Prevenção de asma em crianças

O consumo de cereais integrais como a aveia e peixes foi apontado como um dos fatores na redução de casos de asma na infância, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Utrecht, na Holanda. O estudo baseou-se num levantamento sobre diversos alimentos e a ocorrência de asma em crianças com idades entre 8 e 12 anos. De todos os alimentos analisados, cereais integrais e peixes foram os que se destacaram na prevenção da doença, reduzindo o surgimento em até 50%.

 

Os benefícios da aveia se fazem presentes para todas as idades e as opções de preparo são inúmeras e deliciosas. Sabendo disso, a Vitao oferece as melhores opções de aveia para você ter esse super alimento sempre à mão. Lembrando que é muito importante ingerir mais água sempre que comermos fibras.

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