icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Conecte
  • Cuide
  • Mova
Características dos treinos funcionais

Você sabe o que são os treinos funcionais e as suas características? Conheça hoje.

características dos treinos funcionais

O treino funcional teve seu lançamento no Brasil em 2000, mas foi só de uns anos para cá que ele começou a fazer sucesso. Você conhece as características deste treinamento? Com certeza, o seu principal aspecto é a integração entre as diversas capacidades físicas, como força, flexibilidade, equilíbrio, velocidade, resistência e coordenação. Vamos saber mais?

 

Características dos treinos funcionais

O principal objetivo do treino funcional é resgatar por meio do exercício a capacidade funcional do homem da atualidade. Mas, o que isso significa? Que as atividades físicas que fazem parte do treinamento devem trazer algumas vantagens para a rotina diária do praticante. Entre as principais características do treino funcional, temos:

 

1. Transferência de treinamento

O treino tem que ter uma semelhança com as atividades da rotina diária, seja o praticante um atleta, sedentário, idoso ou até mesmo uma criança.

 

2. Atividades “Ground Base”

Nesta modalidade de treino, são incluídos exercícios que começam com os pés ou mãos aplicando força contra o chão.

 

3. Exercícios multiarticulares

O treino funcional trabalha com vários músculos ao mesmo tempo para conseguir uma ação coordenada das articulações.

4. Treinamento com materiais

O treino funcional utiliza diversos materiais que ampliam as possibilidades e benefícios da atividade. Entre eles estão: bolas, elásticos, halteres, caneleiras e plataformas de equilíbrio.

 

5. Uso do corpo

Este tipo de exercício físico trabalha diretamente o uso do corpo. Por exemplo, os materiais de apoio só vão ser eficiente se você usar a gravidade e o seu peso para utilizá-los.

 

Em poucas palavras, os treinos funcionais são baseados em movimentos, como andar, correr, abaixar, puxar, esticar e diversas outras ações que usam o esforço natural e o peso do corpo como fortes aliados.

 

Benefícios dos treinos funcionais

características dos treinos funcionais

●        Estabilização: o treino funcional usa a instabilização para estimular alguns sentidos em nosso corpo, como a propriocepção e capacidade de reação. Isto ajuda o praticante a recuperar sua estabilidade;

●        Desenvolvimento dos padrões de movimentos primários: no treino funcional são usados recorrentemente sete movimentos: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, girar e levantar, ou seja, movimentos considerados primários para a sobrevivência do homem;

●        Desenvolvimento dos fundamentos de movimentos básicos: no treinamento também são praticadas algumas habilidades locomotoras (andar, correr e saltar), habilidades de estabilidade (torcer, balançar, equilibrar), habilidades de manipulação (arremessar, chutar, agarrar) e consciência de movimento;

●        Desenvolvimento da consciência corporal: com o treino funcional você tem mais consciência de como o seu corpo funciona e quais são os seus limites;

●        Desenvolvimento das habilidades biomotoras fundamentais: desenvolva algumas habilidades, como força, equilíbrio, velocidade, resistência, coordenação e flexibilidade;

●        Aprimoramento da postura corporal;

●        Perda e manutenção de peso;

●        Tonificação, força e definição muscular;

●        Melhora da flexibilidade;

●        Otimização da coordenação motora e equilíbrio;

Condicionamento cardiorrespiratório, além do emagrecimento.

Quem pode fazer treinos funcionais?

Mesmo que o treino funcional seja baseado em movimentos do cotidiano, ele é um exercício bastante puxado, em especial para o sedentário. A boa notícia é que o treinamento leva em conta diversos fatores, como idade, sexo, aptidão física, doenças e histórico de vida de cada um dos praticantes.

Por exemplo, pessoas que já praticaram algum tipo de exercício físico, seja esporte, dança ou musculação, se adapta mais rapidamente ao treinamento funcional.

Importante ressaltar que mesmo que você tenha uma boa aptidão física e saiba como funciona o treino funcional, é interessante passar por uma avaliação com educador físico ou se consultar com um médico. Esta última opção é essencial para quem tem problemas respiratórios, cardíacos ou está muito acima do peso.

Se tiver qualquer restrição ou problema de saúde que possa ser agravado com a prática da atividade, avise ao professor antes de começar a aula.

 

Como funciona o treino funcional na academia?

características dos treinos funcionais

Uma das principais vantagens dos treinos funcionais é que ele pode ser praticado em qualquer lugar, seja ela a sua casa, o parque ou praia. Contudo, boa parte das pessoas fazem este tipo de atividade nas academias.

Normalmente, neste espaço, o professor começa com alguns exercícios que utilizam apenas a força do corpo. Conforme você for evoluindo, ele inclui acessórios e aparelhos para otimizar os resultados e benefícios.

Treino funcional em casa
Para ajudar você que está iniciando esta atividade, separamos um treino simples e que pode ser praticado em casa. Confira:

1. Corrida lateral:

Dê três passos laterais de um lado ao outro, tocando a mão no chão. Faça o movimento por 1 minuto e 30 segundos.

2. Agachamento:
Desça com os braços paralelos até o glúteo estar na altura dos joelhos em 90°,com a intenção de tocar as mãos no calcanhar. Faça o movimento por 1 minuto e 30 segundos.

3. Polichinelo:
Faça o movimento por 1 minuto e 30 segundos.

4. Flexão de braços abertos:
Iniciantes podem colocar joelhos no chão. Faça o movimento por 1 minuto e 30 segundos.
5. Abdominal remador:
Deitar no chão estender os braços para trás e pernas para frente. Sente e abrace os dois joelhos. Faça o movimento por 1 minuto e 30 segundos.

Execute os exercícios fazendo em forma de circuito seguindo a ordem numérica. Assim que completar os cinco, repita todos por mais duas vezes.

Gostou de saber um pouco mais sobre os treinos funcionais? Tenha sempre em mente que uma vida saudável só é conquistada com a prática de exercícios e uma alimentação equilibrada. Confira mais dicas sobre este e outros temas em nosso blog.

E você está pensando em começar a se exercitar, mas ainda não sabe como, confira o nosso e-book e tenha uma vida mais saudável hoje mesmo.

 

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 1
    pessoa gostou disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *