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Cardápio Saudável

Nos últimos anos, a alimentação saudável começou a se tornar pauta na mídia e uma grande preocupação da humanidade. Com uma maior facilidade para encontrar bons ingredientes, estimulação para atividade física através das blogueiras fitness e mais acesso a informações por meio da internet, ser saudável virou um estilo de vida.

Mas calma, um cardápio saudável e equilibrado não é igual a dieta rígida. Esse tipo de alimentação libera o consumo de todos os grupos nutricionais, contanto que ele seja de forma controlada. Trocar o refrigerante pelo suco natural, os carboidratos refinados pelos integrais, aumentar o consumo de legumes, verduras e frutas são os primeiros passos para uma melhor qualidade de vida.

Boa alimentação

Uma dieta equilibrada e nutritiva apresenta algumas características. Vamos conhecê-las?

1) Adequação: A alimentação deve ser apropriada ao seu estilo de vida, levando em conta a periodicidade dos seus exercícios físicos, circunstâncias fisiológicas e doenças.

2) Qualidade: a dieta deve contar com os mais variados grupos de alimentos e que satisfaça todas as necessidades do corpo. Prefira os que contém algum valor nutricional e fuja daqueles que são calorias vazias.

3) Quantidade: deve ser o suficiente para atender todas as necessidades do organismo.

4) Harmonia: é o equilíbrio entre os nutrientes.

5) Variedade: consumir uma ampla seleção de alimentos todos os dias. Cada ingrediente é único e apresenta diferentes nutrientes. Quem tem um cardápio variado, aproveita diversos benefícios diariamente.

Pirâmide alimentar

Cardápio Saudável: pirâmide saudável

A Pirâmide Alimentar foi criada com o objetivo de orientar a população a ter um cardápio mais saudável a partir de demonstração gráfica.  De forma geral, é um guia alimentar que exemplifica o que seria uma alimentação equilibrada, onde cada parte da pirâmide é representada por um grupo de alimentos e quantidade de porções recomendadas no dia a dia. Os ingredientes que precisam ser consumidos em maior abundância se encontram na base, enquanto aqueles que devem estar presentes em pequenas porções estão no topo.

Observação importante: o profissional da área de nutrição é o único que pode calcular a quantidade exata de calorias e de porções diárias a serem ingeridas. Afinal, cada pessoa tem um corpo, estilo de vida e objetivo único.

O que significa cada base da pirâmide?

  • Alimentos Energéticos – Base da pirâmide

Esses alimentos são ricos em carboidratos e fontes de energia. Por ser a base da pirâmide alimentar, é recomendado que esse grupo seja consumido em todas as refeições do dia, inclusive nos lanches. Exemplos: arroz, pão, massa, cereais, batata e mandioca.

  • Alimentos Reguladores – segunda base da pirâmide

O segundo maior grupo da pirâmide é formado por frutas, legumes e verduras. Fontes de vitaminas, minerais e fibras essenciais para o nosso organismo, esses alimentos precisam estar presente em, ao menos, 3 porções do dia.

  • Alimentos Construtores – terceira base da pirâmide

No terceiro nível da pirâmide, este grupo é a principal fonte de proteína. Exemplos: leite, queijo, iogurte, carnes, ovos e leguminosas.

  • Alimentos Energéticos Extras – topo da pirâmide

No topo da pirâmide estão os alimentos que devem ser consumidos com moderação. Exemplos: óleos, gorduras, açúcares e doces.

Uma alimentação equilibrada contém todos os grupos nutricionais da pirâmide alimentar. A quantidade calórica varia de pessoa para pessoa e deve ser determinada por um profissional da área.

Como ter um prato saudável?

Cardápio Saudável: prato saudável

Você já se perguntou o que o prato precisa para ser considerado saudável? Bom, podemos adiantar que é mais fácil do que parece.

O segredo é dividir o seu prato de almoço e jantar em quatro partes: duas partes ficam para a salada (legumes, verduras e hortaliças), uma parte para o carboidrato e a última se divide entre proteína animal e vegetal.

E a água? É essencial?

Cardápio Saudável: água

Você, com certeza, já ouviu em algum lugar que é necessário tomar 2 litros de água por dia, certo? A verdade é que manter o corpo hidratado só traz benefícios para o seu organismo. Além de deixar a pele mais firme e hidratada, a água é capaz de diminuir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea e os rins, e regular a temperatura do corpo. Resultado final? Mantenha-se hidratado.

Depois de saber um pouco mais sobre cardápio saudável, você está preparado para uma vida mais equilibrada. Aproveite o cuidado com a sua saúde e conheça os diversos produtos que a Vitao tem a oferecer. Possuímos diversas opções saudáveis e saborosas, confira nossos cookies integrais!

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