icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
Chocolate saudável: conheça os diversos tipos de chocolates

Você sabia que existem diferenças entre os vários tipos de chocolate? Além do sabor característico, as opções destes doces possuem composições distintas e que atuam de forma diferente em nosso organismo. Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre tipos de chocolates saudáveis.

 

É difícil encontrar alguém que não ame um chocolate, não é mesmo? Considerado vilão da alimentação saudável por muito tempo, muitas pesquisas têm confirmado que o doce faz bem à saúde, principalmente suas versões zero açúcar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Columbia, nos EUA, o chocolate traz benefícios para a memória. Segundo o estudo, os flavonoides presentes no cacau ajudam a melhorar a memória visual e pode até reverter danos causados pelo envelhecimento.

Outro benefício que ele traz ao organismo é a prevenção de doenças cardíacas. Isto se deve por conta das substâncias antioxidantes presentes em sua composição.

 

Benefícios do cacau

chocolate saudável: conheça os tipos de chocolates

Matéria-prima de qualquer chocolate, o cacau é um alimento poderoso e nutritivo. Vamos conhecer um pouco mais os seus benefícios? Lembrando que quanto mais amargo, mais cacau em sua composição.

 

  1. Antioxidante

Os antioxidantes presentes no cacau combatem os radicais livres que danificam as células do nosso organismo. A substância presente no chocolate amargo, retarda o processo de envelhecimento e também eliminam algumas células cancerosas.

 

  1. Antidepressivo

Não tem como ficar triste comendo um chocolatinho. A fenetilamina presente no cacau é um neurotransmissor que age diretamente em nosso cérebro, fazendo com que o humor melhore e a endorfina (conhecido como hormônio da felicidade) aumente.

 

  1. Anti-inflamatório

O flavonóides presentes no alimento também possuem efeito anti-inflamatório e vasodilatador em nosso organismo.

  1. Redução do colesterol ruim

Os nutrientes presentes no cacau também podem ser um importante aliado na manutenção dos níveis de colesterol. Além de diminuir o LDL (colesterol ruim), o alimento também protege o coração e previne a formação de coágulos e doenças cardiovasculares.

 

  1. Controle da pressão arterial

O cacau também possui em sua composição as catequinas, uma enzima que impede a elevação da pressão arterial e aumenta o fluxo de sangue para as artérias. Além disso, os flavanóis presentes no alimento estimulam as paredes das artérias para produzir o gás óxido nítrico. Ele envia sinais para os vasos sanguíneos relaxarem e, consequentemente, a pressão sanguínea e a formação de coágulos reduzem.

 

  1. Melhora a saúde da sua pele

Os flavonóides presentes no cacau também aumentam a densidade da pele e hidratação, ajuda nas cicatrizações e oferecem um pouco de proteção contra queimaduras do sol.

 

 

Tipos de chocolates saudáveis

chocolate saudável: conheça os tipos de chocolates

Agora que você conhece os benefícios do cacau, fica mais fácil de entender que os chocolates podem ser saudáveis. Para aproveitar todas as vantagens do ingrediente, leia o rótulo do doce e confira aquele que possui maior concentração de cacau em sua composição. Para lhe ajudar a escolher o chocolate mais saudável e nutritivo, separamos uma lista com os principais. Vamos conhecer?

 

  1. Chocolate Meio amargo

Nesta versão há uma concentração maior de massa de cacau e de manteiga de cacau, além de uma pequena adição de açúcar. O teor de cacau neste tipo de chocolate varia de 35% a 50%.  E lembra o que comentamos? Mais cacau é igual a mais saúde e nutrição.

 

 

  1. Chocolate Zero e Zero Açúcar

Quem vive com a diabetes tem bastante dificuldade em encontrar um doce saboroso e liberado para a sua dieta. Pensando nisso, a Vitao Alimentos disponibiliza em seu catálogo de produtos um chocolate saboroso e perfeito para este tipo de cardápio restrito, feito sem adição de açúcares e com o mais puro cacau. A melhor parte? Você pode escolher se prefere a versão ao leite, branca, meio amarga ou com cereais. Se você ainda se confunde em saber a diferença entre zero e zero adição de açúcar vale a pena ler em nosso blog clicando aqui.

 

  1. Chocolate Sem lactose

Só quem sofre com intolerância a lactose ou alergia ao leite sabe o quanto é difícil encontrar um chocolate que não leve o ingrediente em sua composição. Na Vitao Alimentos, além de não possuir a lactose, este alimento é isento de leite, não leva adição de gordura vegetal hidrogenada e nem de qualquer tipo de açúcar. Ou seja, esta é uma opção saudável, equilibrada e que não prejudica aqueles que amam doce, mas estão em uma dieta de redução de peso.

 

Importante ressaltar que todas estas opções de chocolate da Vitao não possuem glúten em sua composição, ou seja, são liberados para os celíacos.

chocolate saudável: conheça os tipos de chocolates

 

Deu para perceber que levar uma vida doce pode ser saudável? Conte pra gente nos comentários se você prefere consumir o chocolate puro ou em receitas. A Vitao Alimentos conta com um catálogo diverso de chocolates para você aproveitar, entre eles zero açúcar, com cereais, meio amargo e sem lactose. Cada um deles foi pensado para você aproveitar, seja celíaco, diabético ou intolerante a lactose.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 30
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *