icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Como baixar o colesterol ruim?

Muita gente não sabe, mas o colesterol é uma substância gordurosa encontrado, de forma natural, no organismo. Ele possui um papel importantíssimo em nosso corpo, mantendo cada célula funcionando corretamente. Se ele é tão bom assim, por que sempre ouvimos que o nosso colesterol precisa ser baixo, e o mais importante , como baixar o colesterol ruim?

Primeiro, precisamos entender a diferença entre o colesterol bom (HDL) e o ruim (LDL).

  • HDL: é bom para coração, carrega o colesterol das artérias para o fígado, onde é eliminado.
  • LDL: é ruim para o coração, carrega o colesterol das artérias para os tecidos do corpo. Quem tem um alto nível de LDL no seu sangue, é mais propenso a ter o colesterol acumulado nas células e artérias.

Colesterol e saúde do coração:

Você também não entende por que o acúmulo de colesterol afeta a saúde do coração? Vamos explicar:

Quando há um elevado depósito de gordura (LDL) nas artérias, o espaço livre que o sangue usa para circular diminui. Isso faz com que o seu coração sofra uma maior pressão, tornando mais difícil o bombeamento de sangue pelo o organismo, aumentando a chance de doença arterial coronariana. Quer uma boa notícia? Com pequenas mudanças na alimentação e estilo de vida, o nível de colesterol tende a reduzir.

Qual deve ser meu número de colesterol?

Por meio de um exame de sangue simples, feito em laboratórios após solicitação médica ou nutricional, é possível descobrir quais os valores de colesterol no seu organismo. Se os valores forem muito altos, você deve começar a pensar em como baixar o colesterol ruim.

De acordo com a V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os valores saudáveis são o seguinte: LDL – abaixo de 100mg/HDL – acima de 60 mg/dl.  Colesterol Total – abaixo de 200 mg/dl.*

*Valores de referência do perfil lipídico para adultos maiores de 20 anos.

Por que o LDL aumenta?

Existem várias causas para os níveis elevados de LDL. Entre os principais estão: hereditariedade, sedentarismo, alimentação e idade. Como não há sintomas para o aumento do colesterol ruim, é essencial acompanhamento médico e clínico através de exames laboratoriais.

Na maior parte dos casos, você pode diminuir os altos níveis de LDL com uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física. Se mesmo com a mudança de hábitos, você não conseguir baixar o colesterol, o seu médico pode receitar remédios especializados.

Como baixar o colesterol ruim: alimentos saudáveis

Como já falamos, mudanças na alimentação são essenciais para baixar e/ou controlar os níveis do colesterol ruim. Vamos conhecer quais alimentos vão ajudar você?

Alimentos saudáveis: Peixe

  • Peixes: Quando pensamos em como baixar o colesterol ruim, o peixe é um alimento importante, sendo uma excelente fonte de ômega 3 e um tipo de gordura insaturada. Esse tipo de gordura é excelente para o corpo, ajudando na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue. Além desses benefícios, o ômega 3 também reduz o risco de formação de coágulos e torna o sangue mais fluído.
  • Aveia: além das conhecidas fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos maravilhosos ao nosso corpo. Nós já sabemos que esse alimento promove uma maior saciedade, mas esse cereal também melhora a circulação, controla o açúcar no sangue e inibe a absorção de gordura (colesterol).
  • Oleaginosas: os famosos do lanchinho saudável, apresentam uma elevada quantidade de antioxidantes em sua formação, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias. A arginina, também presente nas oleaginosas, atua como um importante vasodilatador, diminuindo a chance de desenvolver doenças do coração.

Alimentos saudáveis: Chocolate amargo

  • Chocolate Amargo: diferente de outros tipos de chocolates, o amargo é rico em flavonóides (substância que diminui o LDL).
  • Azeite: fonte de ácido oléico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas, controla a diabetes do Tipo 2 e reduz a taxa glicêmica.
  • Alcachofra: com fibras resistentes à ação de enzimas, apresentam muitas vantagens, como: diminuição do colesterol ruim e triglicerídeos e redução do risco de obesidade e diabetes.

alimentos saudáveis: suco de uva integral

  • Suco de uva integral: a ingestão da bebida auxilia na redução do colesterol e ainda aumenta a imunidade graças a arginina e glutamina, substâncias repletas de nutrientes.
  • Linhaça: essa semente é um dos alimentos mais ricos em ômega 3. Como já vimos, essa gordura é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, evitar coágulos e diminuir taxas do LDL.
  • Canela: pesquisadores da Kansas State University constataram que consumir meia colher de sopa por dia desta especiaria é importante no combate ao colesterol ruim.
  • Soja: uma excelente opção para quem quer proteger o coração, a soja diminui o colesterol ruim e aumenta o bom.
  • Açaí: o queridinho do momento é rico em gorduras boas e que auxiliam na redução do LDL e melhoram o HDL. Além disso, contribui na prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto.
  • Chá: especialmente encontrada no chá verde, os flavonoides funcionam como antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos. Essas substâncias também auxiliam na proteção contra a formação de coágulos.

Se você está preocupado em como baixar o colesterol ruim ou manter o nível do LDL, a Vitao tem uma seleção de produtos para ajudar você.  Além de diversas opções de chocolate, você ainda conta com 3 formas de aveia e deliciosas oleaginosas (castanhas).

A atividade física também é essencial para alcançar uma boa saúde, confira o nosso post sobre os benefícios da caminhada!

Experimente os nossos deliciosos Vitao Nuts e saboreie sem deixar de ser saudável!

 Vitao nuts

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 6
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *