icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
Diferença entre alimentos diet e light

Atualmente encontramos tantas opções de produtos light e diet que ficamos até meio perdidos, não é mesmo? Mas você sabe qual a diferença entre esses dois alimentos? A grosso modo, a principal divergência entre eles está na quantidade de nutrientes que foram reduzidos da receita natural. Enquanto os produtos DIET têm zero de algum ingrediente (gordura, açúcar ou sal), o light apresenta uma redução de, pelo menos, 25% na quantidade de algum nutriente ou as calorias em geral.

Light:

Como já dissemos acima, os alimentos light possuem um baixo teor de algum componente (como sódio, açúcar ou gordura) e/ou calorias. Como eles não são completamente isentos, eles não atendem as necessidades dietoterápicas (pessoas que não podem inserir no cardápio determinado nutriente, como açúcar ou gordura) ou são indicados para dietas específicas.

Em caso de alimentos sólidos, no que se refere às calorias, o produto só é considerado light se o valor total da redução for de, no mínimo, 40 calorias para cada 100 gramas do alimento. Para alimentos líquidos, o valor diminui para 20 calorias.

Para saber qual nutriente foi reduzido é importante ler o rótulo do alimento. Se o seu objetivo é diminuir o açúcar, por exemplo, não adianta comprar um produto light que só reduz a quantidade de gorduras.

Diet:

Quando um produto tem a palavra “diet” estampada em seu rótulo significa que ele tem a total ausência de algum ingrediente. Normalmente, entre os principais nutrientes retirados estão o açúcar, sal ou gordura. Importante lembrar que a ausência de um ingrediente não significa redução de calorias.

Quando são totalmente isentos de açúcar, por exemplo, esses alimentos são indicados para pessoas diabéticas. Já aqueles que possuem problemas cardiovasculares e hipertensão podem apostar em produtos diets sem sal ou gordura. Portanto, é importante conhecer o seu organismo para identificar qual nutriente você pode excluir em alguns produtos da sua alimentação diária.

Assim como nos produtos lights, para saber qual o ingrediente foi retirado do alimento diet é necessário verificar o rótulo.

Produtos Zero:

Você deve estar pensando “afinal, qual é a diferença entre um alimento zero para o light e o diet? ”. Esse tipo de produto promete uma total isenção de açúcar com redução de calorias ou a exclusão de algum nutriente em relação ao produto original. Apesar de possuir zero adição de algum ingrediente, ele pode conter o nutriente natural do alimento. Por exemplo: um produto com zero adição de açúcares, pode conter ainda os açúcares naturais dos ingredientes, como frutas ou leite.

Substituições Inteligentes:

  • Leite: substituir este alimento pela sua versão light (no caso, conhecido como semidesnatado e desnatado) é, realmente, uma atitude mais saudável para o seu dia a dia. Afinal, nessas versões, o leite possui menos gordura do que na opção integral. Essa dica também vale para outros produtos lácteos (derivados do leite), como os iogurtes e requeijão.

  • Chocolate: o chocolatinho não pode faltar no seu cardápio? Boa notícia. As suas versões meio amarga, zero açúcar e zero adição de açúcares são versões mais saudáveis que o tradicional. Inclusive, na versão meia amarga, o doce tem ação antioxidante, que retarda o processo de envelhecimento das células.

A Vitao Alimentos conta com uma variedade de produtos zero açúcar e zero adição de açúcares, para você aproveitar e levar uma vida mais saudável. Entre os alimentos temos: geleia, goiabada, cookies, chocolates, cocadas e muito mais. Confira todo o nosso catálogo em nosso site e garanta os seus alimentos preferidos online.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 3
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *