icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Diferença entre ser vegetariano e vegano

Antes de aprendermos as principais diferenças entre o vegetarianismo e veganismo, precisamos conhecer o que é cada um desses hábitos.

Vegetariano:

Esse regime alimentar remove do cardápio todos os tipos de carne, e sim, isso inclui também os frutos do mar, como peixes, camarões, entre outros. Contudo, existem algumas variações dentro do vegetarianismo. Saiba mais abaixo:

Ovolactovegetarianismo: nesta dieta, o consumo de outros produtos de origem animal, leite e seus derivados são liberados. Aqui, só é proibido comer qualquer tipo de carne.

Lactovegetarianismo: entre os produtos liberados estão os de origem animal, leite e seus derivados. Tradicional na Índia, essa dieta proíbe o consumo de carnes e ovo.

Ovovegetarianismo: cardápio feito apenas com alimentos de origem vegetal e ovos, excluindo os produtos lácteos e seus derivados e de carne.

Vegetarianismo semi estrito: dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, liberando somente o mel.

Vegetarianismo estrito: esse regime proíbe todos os produtos de origem animal. Quem faz parte dessa dieta não consome qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel e outros.

Como começar a ser vegetariano?

A principal dica é procurar ajuda de um profissional da área de nutrição. É o nutricionista quem vai indicar a você a melhor forma de substituir a proteína alimentar na alimentação. A chave de qualquer boa alimentação é o conhecimento e a variedade. Pesquise algumas receitas vegetarianas e teste em casa para saber se você vai conseguir implementar esse cardápio no seu dia a dia.

É caro ser vegetariano?

Boa parte da base da alimentação vegetariana (frutas, legumes, hortaliças e cereais) são mais em conta do que carnes ou frutos do mar. Tofu e leites vegetais são um pouco mais caros do que os produtos “originais”. Contudo, você pode preparar esses tipos de alimentos em casa, de forma prática e econômica.

Veganos:

Enquanto o vegetarianismo é apenas uma dieta alimentar, o veganismo é uma filosofia de vida que luta ativamente pelos direitos dos animais. Por questões éticas, os veganos fazem parte do grupo vegetariano estrito. Porém, entre suas batalhas também estão: fim do circo com animais, rodeios, zoológicos, produtos testados em animais e muito mais.

Esse grupo, promove boicotes a empresas que, de alguma forma, exploram os animais.

Como saber se um produto é vegano?

Para ser vegano, o produto – ou algum de seus ingredientes – não pode ter sido testado em animas e/ou ser de origem animal. Fique de olho nos rótulos e pesquise sobre empresas que são veganas.

Vegetariano estrito x Vegano

Enquanto o vegetariano estrito não consome nenhum alimento animal ou seus derivados, os veganos evita e proíbe tudo o que cause algum dano aos bichinhos. Isso inclui também cosméticos, roupas, produtos de higiene, entre outros. Além dessa atitude, os veganos também lutam contra a exploração animal, seja em rodeios, zoológico, circo e caça.

É possível obter todos os nutrientes com este tipo de alimentação?

Claro que sim! Contudo, o ideal é que você procure ajuda profissional na hora de mudar sua alimentação. O nutricionista é a pessoa certa para indicar um cardápio completo com todos os nutrientes que você precisa.

Como substituir ovos e lacticínios?

O leite e seus derivados podem ser substituídos por seus equivalentes derivados da soja ou vegetal. Exemplo: leite de amêndoas.

Já os ovos, podem ser trocados por diversos produtos, tudo depende da receita que você quer preparar. Exemplo: 1 colher (sopa) de semente linhaça + 3 colheres (sopa) de água OU 1 colher (sopa) de chia em grãos + 1/4 de xícara de água. É só misturar bem, deixar descansar por 15 minutos até que forme um gel e pronto.

Como substituir as carnes?

Entre os mais comuns, estão as leguminosas, tofu, soja e frutos secos. Como já dissemos anteriormente, o importante é consultar um nutricionista para ajudar você a se alimentar equilibradamente.

Receitas Vegetarianas Estritas

Está pensando em não consumir mais produtos de origem animal? Teste uma dessas receitas em casa e dê o primeiro passo.

Pão de queijo vegano:

 

Ingredientes:

  • 2 xícaras (de chá) bem cheias de mandioquinha (batata baroa) picada (cerca de 300g);
  • 1 e 1/2 xícara (de chá) de fécula de mandioca Vitao;
  • 1/2 xícara (de chá) de polvilho azedo;
  • 1 colher (de chá) de fermento químico em pó;
  • 1/4 de xícara (de chá) de água;
  • 5 colheres (de sopa) de óleo;
  • 1 colher (de chá) de sal ou mais se preferir.

Modo de Preparo:

  1. Antes de tudo, cozinhe a mandioquinha.
  2. Em uma panela com água fervente, coloque a mandioquinha picada e deixe cozinhar até ficar macia (espete um garfo ou faca e ele deve atravessar com facilidade).
  3. Escorra bem e em seguida amasse bem com um garfo, até obter um purê uniforme. Reserve.
  4. Pré-aqueça o forno a 210ºC.
  5. Em uma vasilha, coloque a fécula de mandioca, o polvilho azedo, o fermento químico em pó e misture.
  6. Coloque a água, o óleo e o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos.
  7. Misture bem até virar uma farofinha. Adicione o purê e misture novamente, até obter uma massa uniforme.
  8. Modele bolinhas de tamanho médio, cerca de 4cm de diâmetro, e coloque em uma assadeira antiaderente. Leve para assar por cerca de 50 minutos ou até os pãezinhos ficarem rachados e completamente assados. Está pronto

Biscoito de banana e aveia:

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de banana nanica amassada (cerca de 2 bananas grandes);
  • 1 xícara (de chá) de aveia em flocos finos Vitao;
  • 1 colher (de sopa) de óleo vegetal (usei o de coco);
  • 1 colher (de chá) de fermento químico em pó;
  • Canela em pó a gosto (opcional);
  • 1/4 de xícara (de chá) de uvas passas (opcional);
  • 1/4 de xícara (de chá) de castanha do pará picadas (opcional).
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Em uma vasilha coloque a banana amassada, a aveia em flocos finos, o óleo vegetal, o fermento, a canela e misture.
  3. Se gostar adicione as uvas passas e as castanhas picadas. Misture bem, até ficar uniforme.
  4. Coloque esta massa com o auxílio de duas colheres sobre uma assadeira forrada com papel manteiga e leve para assar por 20 minutos ou até ficarem bem sequinhos.
  5. Remova com cuidado do papel.

Se você é vegetariano ou vegano, a Vitao tem uma seleção de produtos que é perfeita para você. Acesse nosso site e conheça as nossas soluções práticas e deliciosas.

Leia também o nosso post sobre como se tornar um vegetariano!

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 3
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *