icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Diferença entre zero açúcares e zero adição de açúcares

Você também fica confuso com as classificações de alguns alimentos? 

Diet, light, zero açúcar e zero adição de açúcar… São tantas classificações que até ficamos confusos, não é mesmo? Para você não se confundir nunca mais, vamos ajudar você.

Diet

Produtos diet são aqueles que tem a total ausência de algum ingrediente, seja ele açúcar, sal ou gordura. Ao contrário do que muitos pensam, isto não significa que o alimento sofre redução de calorias.  Quando o nutriente excluído for o açúcar, o produto é liberado para os diabéticos, enquanto os sem sal ou gordura são indicados para quem sofre de doenças no coração e pressão alta.

Para ter certeza qual ingrediente foi retirado do alimento, é essencial ler e entender o rótulo.

Light

Diferente dos alimentos diet, os produtos light não excluem nenhum ingrediente e sim diminuem o seu teor. Normalmente os componentes reduzidos são: sódio, açúcar ou gordura. Isto significa que o light não atende as necessidades de quem não pode consumir açúcar ou gordura, por exemplo.

Outra diferença em relação aos produtos diet é a redução de calorias. Nos alimentos sólidos light é necessário ter uma diminuição de, no mínimo, 40 calorias para cada 100 gramas. Se o alimento for líquido, o necessário é 20 calorias.

Assim como no alimento diet, para saber qual ingrediente foi reduzido é necessário ler e entender o rótulo.

Zero açúcar x zero adição de açúcar

 

A gente sabe que parece a mesma coisa, mas acredite são produtos bem diferentes. Vale lembrar que zero adição de açúcar pode ser chamado também de “sem adição de açúcar” ou “sem açúcar adicionado”. Vamos, finalmente, descobrir qual a diferença entre estes dois alimentos?

  1. Zero açúcares

Este produto não possui açúcar em sua composição, nem mesmo os açúcares naturais dos ingredientes que formam o alimento. Entre os principais exemplos, temos os refrigerantes, os biscoitos, os chocolates zero lactose, etc.

  1. Zero adição de açúcares

Apesar deste tipo de produto não adicionar açúcar durante o processo, ele mantém os açúcares naturais da matéria prima, como a lactose (leite) e frutose (fruta). Por exemplo, uma cocada com ameixa não tem adição de açúcar, mas possui o açúcar natural da ameixa e do coco.

Vamos nos repetir, mas para saber exatamente o que você está consumindo é essencial ler o rótulo do produto. É desta forma que você sabe exatamente o que está levando para casa. E para ajudar você a entender, vamos ensinar como descobrir o que a embalagem está mostrando.

Como ler rótulos?

 

 

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é quem rege as regras das embalagens. É necessário quem em todos os rótulos tenha todas as informações nutricionais, como valor energético, porção, medida caseira e quantidade por porção de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio do alimento, além da data de validade.

  • Porção: todos os valores descritos na embalagem são referentes a uma porção determinada. Por exemplo, um pacote de biscoito tem 200 gramas, mas todos os valores apresentados são referentes a 1 porção de 30 gramas.
  • Medida caseira: como a medida da porção é feita em casa. Por exemplo, 30 gramas é o equivalente a 2 biscoitos.
  • Valor energético: número de calorias para 1 porção.
  • Quantidade descrita de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio alimentar para 1 porção.
  • Se um produto for diet ou light, procure na embalagem onde diz o ingrediente retirado ou reduzido.
  • Fique atento ao rótulo para saber se o produto é zero açúcar ou zero adição de açúcar.
  • Atenção para os alérgicos: se um produto CONTÉM o ingrediente que você é alérgico, significa que ele faz parte da composição do alimento. Se o ingrediente alergênico está descrito como PODE CONTER, significa que o alimento que você está comprando passou pela mesma máquina industrial de um produto que contém o ingrediente. Por exemplo, você é alérgico a amêndoas e leu que o seu chocolate pode conter a semente. Isto significa que na composição do chocolate não há amêndoas, mas no seu processo ele passou por uma mesma máquina que a semente e por isso, pode haver traços do ingrediente.

Uma outra regra é em relação aos ingredientes. Eles precisam ser descritos de forma decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que se encontra em maior quantidade no alimento. Para quem procura uma vida mais saudável, é interessante fugir de produtos que tenham açúcar, gordura ou sódio entre os 3 primeiros ingredientes da lista.

A Vitao Alimentos conta com uma variedade de produtos zero açúcar e zero adição de açúcar para você deixar a sua vida mais saudável. Afinal, o seu corpo é a sua casa e como todo lar precisa ser bem cuidado. Confira a nossa loja online e garanta o seu alimento preferido sem sair de casa.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 1
    pessoa gostou disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *