• Frete GrátisCompras acima de R$ 150,00
    *exceto linha Food Service

  • Frete FixoSP e RJ por R$ 13,00
    *exceto linha Food Service

  • 6Xno cartão de crédito

Dúvidas Frequentes

LINHA DE CHOCOLATES

– Os chocolates Diet e Zero da Vitao podem ser consumidos por Diabéticos?

Sim, este é um produto desenvolvido especialmente ao público com restrição ao consumo de açúcares sendo elaborado com adoçantes próprios, ou seja, não contém adição de açúcares como a sacarose. No entanto, o consumo em excesso deve ser evitado por conta do efeito laxativo proveniente do adoçante natural, e, em alguns chocolates, devido a presença do açúcar natural do leite (lactose), o qual provoca o aumento da glicemia.

Nós temos diferentes tipos de chocolates: Para aqueles que são feitos à base de leite, o produto apresentará o açúcar próprio do leite (lactose), sendo zero ADIÇÃO DE AÇÚCARES. Já para aqueles chocolates sem leite nos ingredientes, estes são classificados como ZERO AÇÚCARES, como é o caso dos chocolates: meio amargo, zero lactose e proteicos.

– Porque os chocolates ficam esbranquiçados?

Os chocolates esbranquiçados, esfarelados, deformados, fora das suas características padrões é resultado de armazenamento inadequado e/ou oscilações drásticas de temperatura perante o produto.

Essas alterações nos chocolates são mais comuns do que pensamos e possuem duas designações, o fat bloom e o sugar bloom, conforme explicação abaixo:

Fat BloomÉ quando ocorre a migração da gordura para a superfície do produto, normalmente observada em chocolates zero açúcares. Isto é decorrente do armazenamento inadequado do chocolate em temperaturas elevadas ou muito baixas, sob a luz direta ou quando o processo de temperagem é feito de maneira incorreta, obtendo-se uma coloração cinzenta/branca do produto final.

Sugar BloomNormalmente ocorre quando o chocolate é retirado de uma temperatura baixa e colocado em uma temperatura muito superior. Essa variação faz com que o chocolate sue, o açúcar derreta e então se deposite na superfície do produto, dando ao chocolate à aparência esbranquiçada.

No entanto, nenhum desses fatores interfere na condição do produto, o mesmo estará próprio para o consumo, não causando nenhum problema para a saúde.

A coloração esbranquiçada que alguns chocolates podem apresentar é resultado de Bloom.

Existem 2 tipos: Fat Bloom e Sugar Bloom.

O Fat Bloom é a migração das gorduras para fora do sistema/chocolate. Pode ocorrer devido a estocagem em ambientes quentes, fazendo com que o chocolate fique com alterações de cor e textura, podendo inclusive ficar esfarelado.

O Sugar Bloom é a migração do açúcar (no caso dos chocolates diet a migração é do maltitol) para fora do sistema/chocolate. Pode ocorrer devido ao armazenamento do produto em condições úmidas ou em contato com paredes frias.

Em ambos os casos, se o produto for armazenado ou transportado em local de alta temperatura e depois, no caso de um início de derretimento, colocado em ambiente refrigerado, esse choque de temperatura vai fazer com que tais alterações aconteçam no produto, inclusive modificando a forma/tamanho, dando a impressão de faltar pedaço.

– O chocolate que fica esbranquiçado está estragado?

Não. O que ocorre é que, o chocolate é um produto muito sensível e que exige cuidados com a sua conservação. Quando acondicionado em embalagens ou temperaturas inadequadas, pode gerar alterações nas características do produto, não sendo prejudiciais à saúde, essas alterações são denominadas de fat bloom sugar bloom (conforme explicado acima)e as mesmasnão causam problemas a saúde.

Por ser um produto muito sensível à temperatura, se for exposto ao calor excessivo ou a uma temperatura muito baixa podem ocorrer alterações em suas características, como por exemplo, na coloração ficando esbranquiçado (sendo inclusive frequentemente confundido com mofo) ou em sua textura ficando esfarelado. Tais alterações podem inclusive influenciar no sabor do produto.

– Os chocolates zero lactose são enzimados ou livres de leite?

Os chocolates zero lactose são ISENTOS de leite sendo produzidos em local exclusivo, sem risco de contaminação cruzada.

 

LINHA SEM GLÚTEN

– O que é glúten?

Encontrado em grãos de trigo, cevada e centeio, o glúten é o conjunto das proteínas: gliadina e glutelina. Com a função de deixar a massa mais elástica e resistente, esse ingrediente está presente em diversos carboidratos. Pães, bolos, cerveja, massas, alguns biscoitos e outros produtos são exemplos de alimentos que contém essa proteína

Pessoas intolerantes ao glúten e / ou celíacas, devem eliminá-lo da alimentação. A inclusão da informação “Contém Glúten” nas embalagens, facilita a identificação dos produtos que devem ser evitados.

O glúten é uma substância natural dos grãos de trigo, centeio, cevada e malte (sub-produto da cevada), sendo formado pelas proteínas: gliadina e glutelina. Quando misturado em água, o glúten dá a elasticidade característica para a panificação, deixando as massas mais elásticas, macias e resistentes.

Essa substância está presente em diversos produtos, como pães, bolos, cerveja, massas, alguns biscoitos e demais preparações. A presença do glúten nesses alimentos pode ser proveniente da utilização de algum ingrediente com essa substância natural, ou pela contaminação cruzada. Portanto, pessoas alérgicas ou intolerantes ao glúten (celíacos), devem eliminá-lo da alimentação, buscando alimentos totalmente livre de glúten. A inclusão da informação “CONTÉM GLÚTEN” nas embalagens, facilita a identificação dos produtos que devem ser evitados.

– A linha sem glúten Vitao é livre de contaminação cruzada?

Os produtos da linha Sem Glúten são produzidos em unidade exclusiva controlada e segura, sendo assim totalmente livre de contaminação cruzada.

– Por quanto tempo posso consumir os pães e os bolos sem glúten depois de prontos?

Informamos que o produto, se conservado em pote / vasilha com tampa e em ambiente protegido da luz e calor, pode ser mantido em temperatura ambiente e consumido em até 5 dias.

LINHA ZERO AÇÚCARES E ZERO ADIÇÃO DE AÇÚCARES

– Qual a diferença entre Zero Açúcar e Zero adição de Açúcares?

Zero Açúcar

O produto não contém açúcar adicionado e não utiliza matéria prima / ingrediente que contenham açúcares naturais, ou seja, é totalmente isento desse nutriente. Por isso, a declaração de açúcares na tabela nutricional sempre será “0 (zero)”.

Exemplos de produtos Vitao zero açúcares: chocolates zero lactose, meio amargo e proteicos, maçã desidratada, etc.

Zero Adição de Açúcares

São produtos que não tem açúcares (sacarose) adicionado, porém contém os açúcares naturalmente presentes nos ingredientes, como a Lactose (presente no leite), a Frutose (presente nas frutas) entre outros. Por isso, ao verificar a tabela nutricional, a declaração de açúcares não será nula, contemplando os açúcares naturais provenientes dos ingredientes utilizados.

Exemplos de produtos Vitao zero adição açúcares: chocolates ao leite e branco, algumas granolas, cookies com cobertura de chocolate, doces a base de frutas (geleias, goiabada, pessegada, bananada, compota de figo, doces lácteos (leite condensado, doces de leite, cocadas, beijinho, brigadeiro, etc.

 

LINHA FOOD SERVICE

– O que é Food Service?

São produtos desenvolvidos em quantidades maiores (embalagens de um 1KG ou mais) para atender a demanda de restaurantes, padarias Culinaristas, Confeiteiros entre outros.

– O que é Kibbled?

Chocolate ou cobertura de chocolate fracionada (aos pedaços) desenvolvida para atender o público food service, onde os mesmos são utilizados no preparo de sobremesas e doces variados, ou seja, é um produto que visa facilitar o mercado culinário em suas preparações, não precisando ter o trabalho de cortá-los para o derretimento, e o melhor, é zero adição de açúcar, atendendo assim o público que tem restrição ao consumo de açúcar.

– Qual a diferença entre Cobertura kibbled e Chocolate kibbled?

Cobertura: Utilizada para preparações de doces e sobremesas, possui entre seus ingredientes a gordura de palma, que visa um melhor derretimento e não precisa passar pelo processo de temperagem (onde após derretido, o mesmo é despejado em uma superfície fria, como mármore ou granito, e mexe até obter uma consistência leve e fina e esfriá-lo a temperatura ambiente).

A cobertura fracionada é destinada para a confecção de bombons, alfajores, pão de mel, pirulitos e demais preparações que exigem uma cobertura firme. Isso porque, em seus ingredientes existe a gordura de palma, que visa um melhor derretimento do produto e, faz com que o mesmo não precise passar pelo processo de temperagem. Por isso, após o derretimento da nossa cobertura, no momento que ela cristalizar (secar) ela ficará consistente, sendo ideal para cobrir e elaborar diversos produtos que precisem de um aspecto firme.

Chocolate: É o chocolate puro fracionado em pedaços para facilitar a indústria em suas preparações. Não forneavel, e dependendo da preparação, necessita de temperagem.

O nosso chocolate fracionado apresenta apenas a manteiga de cacau como fonte de gorduras, isso garante um produto mais natural e com consistência mole após seu derretimento, sendo ideal para a utilização em recheios, ganaches e complemento de diversas preparações. O produto não é forneável e, uma vez derretido (desde que não passe pelo processo de temperagem), não irá mais cristalizar (secar).

No entanto, caso necessite utilizá-lo em uma consistência mais firme, basta realizar o processo de temperagem para então atingir a cristalização e o aspecto desejado.

– O que é temperagem e qual é o procedimento?

* Temperagem é um processo necessário para garantir que o chocolate endureça apropriadamente.

Procedimento: Após derreter o chocolate, deve-se espalhá-lo em uma superfície fria, como uma mesa de mármore, para dar um choque térmico e, em seguida, aquecê-lo um pouco. As temperaturas variam de acordo com o chocolate utilizado. Barras próprias para confeitaria costumam ter as indicações na embalagem.

A temperagem é um processo para garantir que o chocolate endureça apropriadamente. (Esse processo só é necessário em nosso chocolate devido a composição do mesmo).

PROCEDIMENTO: Após derreter o chocolate – em banho maria ou no micro-ondas, conforme descrição na embalagem – deve-se espalhá-lo em uma superfície fria, como uma mesa de mármore, para ocasionar propositalmente o choque térmico. Em seguida, é necessário mexer constantemente o produto despejado até que chegue em uma temperatura em torno de 28,5ºC, após esse processo, o chocolate atingirá a consistência firme desejada.

– Os doces zero açúcar de 3,5kg da linha Foodservice Vitao podem ser congelados? Qual o procedimento correto?

Sim. Assim que abrir a embalagem, porcione em saquinhos especiais para congelamento, retire todo o ar e congele por até 90 dias.

Para o descongelamento, basta deixar em temperatura ambiente ou na própria geladeira (prateleira) até que volte ao estado normal.

*Atenção: Não descongele o produto através do aquecimento de forma alguma.

– Os doces zero açúcar de 3,5kg da linha Foodservice Vitao podem ser usados em preparações que exijam cozimento?

Sim, os produtos podem ser aquecidos e usados como recheios e coberturas de várias preparações.

 

DUVIDAS GERAIS

– Aveia contém glúten?

A aveia em si, não contém glúten, porém, o simples fato de ser plantada no mesmo solo onde é plantado o trigo, o centeio e a cevada ela já pode ser considerada contaminada e por este motivo diz-se que ela contém glúten.

No Brasil e em alguns outros países, ela sempre vem com a afirmação de conter o glúten exatamente por isso, e dificilmente encontra-se a venda aqui em nosso país uma que seja sem glúten, por este fato quando procura-se na literatura sobre o glúten, a aveia sempre está indicada como fonte de glúten, devendo ser excluída a alimentação de um portador de doença celíaca.

Embora a aveia não apresente o glúten em sua composição, usualmente ela é cultivada e plantada no mesmo solo que o trigo, centeio e a cevada; alimentos que apresentam essa substância naturalmente em sua composição. Com isso, acaba acontecendo a contaminação cruzada do glúten pelo solo, contaminando a aveia. Portanto, se diz que, a aveia contém glúten. Por este fato, quando se procura na literatura sobre o glúten, a aveia sempre está indicada como fonte de glúten, devendo ser excluída a alimentação de um portador de doença celíaca.

– O sal marinho Vitao é mesmo sal marinho?

Sal Marinho x Sal Refinado

Sal refinado: Na industrialização do sal, frequentemente é feita uma lavagem a quente para melhor “clarear” o produto, perdendo-se aí a maior parte dos seus macros e microelementos essenciais.

O sal refinado pode ser prejudicial à saúde pois é “enriquecido” com aditivos químicos, (contendo perto de 2% de produtos perigosos) os quais são utilizados para evitar liquefazer-se e formar pedras, e deixar mais “soltinhos”.

Sal Integral / Marinho / não refinado: O sal não refinado é o mais recomendado porque é obtido pela evaporação da água do mar, o que o torna mais puro. Este tipo de sal não passa pelo processo de refinamento e tem seu sabor menos salgado que o refinado.

Por não ser refinado, ele mantém todos minerais (aproximadamente 84 minerais) que geralmente são removidos durante o processo de refinamento.

Esses minerais não são listados por não atingirem a quantidade mínima exigida para que seja obrigatória a sua descrição na embalagem (segundo RDC ANVISA).

A palavra “COMUM” utilizada é a designação legal para todos os tipos de sal (sendo refinado ou não), exigida pela RDC da ANVISA, e sua classificação (tipo I ou tipo II), segue a designação do INMETRO que tem a ver com a granulometria (tamanho/dimensão dos grãos) do sal.

– Porque o sal é iodado (contém iodo)?

A fim de prevenir e controlar a deficiência de iodo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) recomendaram a iodação do sal de cozinha como o método mais adequado e de menor custo.

– A Vitao trabalha com soja transgênica?

Informamos que não trabalhamos com soja transgênica. Os produtos quando tem algum ingrediente de origem transgênica, ele obrigatoriamente tem que ter o “T” na embalagem, o símbolo é composto pelo T que está dentro de um triângulo amarelo.

– Posso usar o produto fora do prazo de validade?

Recomendamos que seja seguido o prazo de validade estabelecido na embalagem, pois após este período, pode acontecer de o produto sofrer alterações em suas características tornando-os impróprios para consumo.

– Como conservar produtos após abertos?

Deve-se sempre respeitar o modo de conservação destacado na embalagem do produto, tendo em vista que cada produto exige um armazenamento específico.

Caso prefira mantê-los nas embalagens originais, é importante garantir uma boa vedação para evitar o contato com o ar, luz e odores.

Se for transferir o produto para outra embalagem, que não a original, certifique-se de que a mesma estará bem fechada, armazenada em local seco, fresco e ao abrigo do sol, evitando que as características originais do produto sejam afetadas.

Se optar em deixar nas embalagens originais dos produtos, você deverá mantê-las bem fechadas, sem contato com o ar e luz, ou ainda, podem ser transferidos para um recipiente seco, inteiramente vedado, de maneira a impedir a passagem de ar, para que as características originais dos produtos não sejam afetadas.

– Como proceder se eu comprar um produto já vencido no ponto de venda?

A comercialização de produtos com prazos de validade vencidos, não são de responsabilidade da empresa, mas sim do ponto de venda.

O procedimento correto é retornar ao local onde adquiriu o produto e solicitar a troca do mesmo.

 

 

ATENDIMENTO

– Como faço uma reclamação?

Se a reclamação / dúvida / informação for sobre pedidos realizados no site

Você pode encaminhar e-mail para vitaoshop@vitao.com.br com sua dúvida/reclamação e o número do seu pedido, ou ainda, pode entrar em contato através do telefone (41) 3523-6500

Se a reclamação / dúvida / informação for sobre os produtos Vitao

Você pode encaminhar e-mail para sac@vitao.com.br, de preferência com os dados completos do produto (produto/sabor/peso da embalagem/lote/validade), ou ainda, entrar em contato através do telefone (41) 3523-6507

Qual o horário de atendimento da Vitao?

De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:40