icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
A Importância de uma alimentação saudável

Saiba mais sobre os benefícios de ter uma alimentação saudável e equilibrada.

A alimentação saudável é o principal responsável para o organismo ter um bom desempenho. O nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental.

Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.

Uma boa alimentação pode parecer difícil de se manter, mas tudo é uma questão de hábito e persistência. Para um primeiro passo em busca de uma vida saudável, avalie a qualidade dos seus pratos.

Como ter uma alimentação saudável?

Muitas pessoas pensam que uma alimentação saudável é restritiva, mas a verdadeira chave para um bom cardápio é a variedade. Nutricionistas indicam que quanto mais cor tiver o seu prato, mais benefícios você consome. Acesse nosso post sobre Cardápio Saudável para ter todas as informações necessárias.

Os benefícios da alimentação saudável

Ao longo da história, os alimentos foram fonte de prevenção e tratamento de doença, ou seja, um bom cardápio direciona para uma vida com mais saúde. Além de fazer bem ao organismo, uma alimentação saudável age em nossa mente, nos deixando com um melhor humor, mais dispostos e concentrados. Quer conhecer ainda mais benefícios que esse hábito alimentar traz para nossas vidas? Confira abaixo:

Diminuição e manutenção do peso

Talvez um dos benefícios mais conhecidos da alimentação saudável seja esse. A reeducação alimentar não é sinônimo de dietas drásticas e restritivas, e sim de equilíbrio e saúde.

Aumento da disposição

Sabe aquele ditado popular “saco vazio não para em pé”? Ele é a mais pura verdade. Comer adequadamente traz disposição ao organismo e à mente para enfrentar as tarefas do dia a dia.

Alimentos ricos em carboidratos, por exemplo, são fontes imediatas de força e energia. Antes da atividade física, esse grupo nutricional é essencial. Falamos mais sobre alimentação pré treino neste post.

Melhora do humor

Sabe aquela história de que mau humor é fome? Existem alguns alimentos que são fontes de serotonina – hormônio da alegria, como a banana e o chocolate.

O espinafre, por exemplo, possui a vitamina B e ácido fólico, dois nutrientes atuantes no sistema nervoso e que ajudam a combater o estresse.

Prevenção de doenças

Como já falamos, as civilizações têm usado os alimentos como remédio preventivo de doenças há milhares de anos.

Alimentos vegetais, como brócolis e espinafre, fortalecem o sistema imunológico. A cenoura e a cebola são ricas em antioxidantes, que ajuda a retardar o envelhecimento precoce das células. E esses são só alguns exemplos.

Fortalecimento dos ossos

A maioria de nós, escuta desde pequeno a importância do cálcio para a saúde dos ossos. O que pouca gente sabe é que quando o cálcio está presente junto com o ferro, essa função se potencializa. Esses minerais estão presentes em alguns alimentos, como salmão, sardinha, espinafre, oleaginosas e vegetais verde escuro.

Leite e seus derivados – a nossa primeira associação com o cálcio – também são boas fontes de nutrientes e fortalecem os ossos.

Para melhorar a absorção de cálcio e fósforo no organismo, consuma cebola e farinha de trigo integral. Esses dois alimentos contam com a fibra inulina, uma grande aliada nesse processo.

Regulação do organismo

Nós já aprendemos que o corpo precisa de uma alimentação saudável e variada para que ele funcione bem. Cada órgão necessita de nutrientes para fazer com que o nosso organismo trabalhe da melhor forma possível.

Uma alimentação “ruim” cobra o seu preço, mais cedo ou mais tarde, seja com déficit nutricional, ganho ou perda de peso em excesso, doenças, metabolismo lento, entre outros.

Carboidratos, proteínas e gorduras, todos esses grupos nutricionais são indispensáveis para o organismo.

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Já as proteínas são essenciais na proteção do sistema imunológico, além de aumentar a resistência do corpo e colaborar com a construção muscular. As gorduras boas colaboram diretamente no transporte de vitaminas na corrente sanguínea.

Não se esqueça de também consumir alimentos ricos em vitaminas, fibras e sais minerais. Para fechar a alimentação saudável, tome, pelo menos, 2 litros de água por dia para potencializar os benefícios de um cardápio equilibrado.

Dicas para uma alimentação saudável

Agora que você já sabe a importância e os benefícios de uma alimentação saudável, vamos dar algumas dicas fáceis para ajudar na sua transição de hábitos.

  • Beba bastante água, todos os dias. O recomendado é de que seja, pelo menos, 2 litros diariamente;
  • Diminua o consumo do sal, ele está diretamente ligado a doenças, como por exemplo a hipertensão. Para dar tempero ao seu prato, use e abuse de temperos naturais, como alho, manjericão, salsinha, tomilho, alecrim, entre outros;
  • Diminua o consumo excessivo de doces;
  • Pratique atividade física. Se você é sedentário e não sabe por onde começar, temos algumas dicas para você neste post;
  • Inclua lanchinho da manhã e da tarde. Além de aumentar o metabolismo, essa atitude faz com que você consuma menos durante as refeições principais;
  • Aumente a quantidade de frutas, legumes e hortaliças no seu dia a dia.

Uma alimentação saudável e equilibrada não é tão difícil quanto parece, não é mesmo? Se você está mudando seus hábitos, a Vitao Alimentos está disposta a ajudar você. Confira em nosso site o catálogo de produtos saudáveis que estão esperando por você.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 141
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *