icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Lanches saudáveis: rápidos e práticos

Tão importante quanto as refeições principais, os lanches têm a facilidade de serem rápidos e práticos. Saiba mais:

Tirar um tempinho para fazer lanches no meio da manhã e da tarde é um hábito muito positivo. Além de acelerar o metabolismo e o manter equilibrado, comer algo entre as refeições principais controla o apetite até o próximo prato e evita a compulsão. Mas tome cuidado, para trazer benefícios ao nosso organismo o lanchinho precisa ser nutritivo.  Confira como ter lanches saudáveis, rápidos e práticos no seu dia a dia.

Composição nutricional do lanche

Para ter uma refeição repleta de saúde e nutrientes é necessário que o petisco não tenha grandes quantidades de açúcar branco, sódio ou gordura saturada e trans.

O ideal é que o seu lanche conte com: um carboidrato (torradas e pães integrais ou frutas, por exemplo), uma proteína (como queijo, peito de peru ou iogurtes) e uma porção de gorduras saudáveis (encontrada nas sementes oleaginosas).

Saiba também como comer bem sem gastar muito dinheiro nesse nosso e-book gratuito. Baixe agora:

Lanches saudáveis, rápidos e práticos

  1. Frutas

Estes alimentos são uma excelente opção de carboidrato. Docinhas e deliciosas, as frutas são fontes de muitas vitaminas e fibras. Para deixar o lanche completo, você pode adicioná-las a outro tipo de ingrediente, como iogurte light ou desnatado e granolas. Para ter o máximo de benefícios possível, procure variar os tipos de frutas.

  1. Mix de oleaginosas

As sementes oleaginosas são super práticas de carregar na bolsa, além de serem saborosas. Ricas em gorduras saudáveis, vitamina E, vitaminas do complexo B, selênio, potássio e ômega 3, estes alimentos possuem ação anti-inflamatória. Outro benefício vem dos ácidos graxos presentes nas sementes, que aumenta o nível de colesterol bom e diminui o ruim. Se você está procurando perder peso, tome cuidado com a quantidade consumida, já que as oleaginosas são bem calóricas. Conheça a linha de nuts da Vitao clicando aqui.

  1. Barra de cereais

Outro lanche muito prático, rápido e perfeito para carregar na bolsa é a barra de cereal. Só preste atenção no rótulo para fazer boas escolhas. Prefira aquelas que são ricas em fibras, apresentam um baixo teor de gordura saturada e poucas calorias.

  1. Pão integral com queijo branco

Praticamente um lanche completo, já que associa um carboidrato complexo à uma proteína magra. O ideal é consumir uma fatia do pão integral com 1 fatia do queijo branco. Na hora de escolher o pão, preste atenção no rótulo. Aqueles que apresentam maior quantidade de farinha de trigo integral na composição do produto são os mais saudáveis. Uma boa dica é observar a lista de ingredientes e verificar se a farinha integral é o primeiro item – o que significa que é o produto em maior quantidade na fabricação do pão.

  1. Torrada integral com requeijão light

Outra combinação excelente é o carboidrato das duas torradas integrais com a proteína do requeijão light. Ah, você pode substituir o último ingrediente por creme de ricota light, geleia zero ou um queijinho magro. Só tome cuidado e verifique se as torradas são mesmo integrais (da mesma forma que é feita com o pão).

  1. Iogurte integral ou desnatado

Rico em cálcio, o iogurte integral ou desnatado é essencial na manutenção da flora intestinal. Para ter um lanche completo, você pode acrescentar oleaginosas, cereais, grãos, granola e frutas picadas.

  1. Frutas desidratadas

Tão saudáveis e nutritivas quanto as frutas naturais, estes alimentos são mais doces do que os originais, pois com a retirada de água o açúcar da fruta fica muito mais concentrado. Fontes de fibras, minerais, potássio, magnésio e vitamina A, os produtos são uma excelente opção de lanche rápido e prático.

  1. Sanduíche natural

Lembra que comentamos acima que um lanche completo possui carboidrato + proteína + gordura saudável? Uma boa forma de adicionar todos os elementos é apostando nos sanduíches naturais. Você pode usar o pão integral (carboidrato), recheado com alface, tomate, cenoura, uma fatia de queijo branco (proteína) e lascas de amêndoas (gordura saudável). Se o seu objetivo for diminuir a quantidade de calorias ingeridas, você pode usar apenas uma fatia de pão cortada ao meio.

  1. Suco verde

Conhecido como suco detox, esta bebida ajuda a eliminar as toxinas do corpo, diminui a retenção de líquidos, além de ser muito refrescante. Uma receita deliciosa do suco verde é esta: 2 fatias de abacaxi, meio limão espremido, uma folha de couve, um pouco de hortelã e raspinhas de gengibre. Bata todos os ingredientes no liquidificador com água gelada ou água de coco. Se você prefere sua bebida bem ralinha, não esqueça de coar o líquido antes de passar para o copo.

  1. Vitamina de frutas

Outro lanche completo, delicioso, prático, rápido e saudável é a vitamina de frutas. Quer saber como fazer? Bata no liquidificador uma porção de frutas à sua escolha (carboidrato) com 1 copo pequeno de leite desnatado (proteína) e uma colher de sopa de linhaça ou chia (gorduras saudáveis). Se achar necessário, adoce a bebida com mel ou adoçante.

Gostou das nossas sugestões para um lanche saudável, prático e rápido? Agora que você já sabe como consumir esta refeição, tenha sempre na marmita uma opção para o meio da manhã e outra para a tarde. Mas lembre-se que para ter um cardápio ainda mais equilibrado e nutritivo, o ideal é variar no seu tipo de lanche sempre que possível.

Saiba mais sobre alimentação saudável através do nosso e-book de como se alimentar bem. Baixe agora:

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 1
    pessoa gostou disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *