icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
Linhaça: conheça seus benefícios

Este superalimento vai fazer você se surpreender com os seus benefícios à saúde.

Linhaça na farofa, no iogurte, na salada, no cookie, são diversas a opções de consumir uma das sementes mais saudáveis do mercado. Fonte de ômega 3, fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B6, B12 e E, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e ômega 6, a linhaça é mesmo um superalimento.

Linhaça dourada x linhaça marrom

Muita gente fica em dúvida de qual tipo de linhaça escolher: dourada ou a marrom. Nutricionalmente falando, as duas opções são bem parecidas, sendo que a linhaça dourada possui 29% de proteínas e 43% de óleos e a marrom apresenta 22% de proteínas e 44% óleos.

Enquanto a linhaça dourada é importada (o que encarece um pouco o produto), a marrom já está adaptada ao solo brasileiro e o clima quente e úmido, ou seja, a produção é local.

Em questão de sabor, existem algumas diferenças entre os dois tipos. A dourada possui uma casca mais fina e sabor mais suave, já a marrom apresenta uma casca pouco mais dura e resistente e um gosto mais forte e amargo. Contudo, como o cereal é consumido misturado com outros alimentos ou triturado, a diferença no sabor acaba quase não aparecendo.

Como comer linhaça?

Segundo especialista, devemos consumir diariamente no máximo 10 gramas de linhaça (uma colher de sopa). Ingerir uma quantidade superior pode provocar intestino preso devido a uma enorme composição de fibras ingeridas.

Para potencializar os benefícios da semente, o ideal é consumi-la moída ou triturada, já que a casca é resistente à ação do suco gástrico. Você pode quebrar as sementes batendo elas levemente no liquidificador. Guarde em um pote bem fechado, na geladeira por até 3 dias.

As sementes trituradas ou moídas podem ser consumidas com iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas. Já a farinha pode substituir a farinha de trigo em receitas de pães e massas para aumentar a quantidade de fibras e deixa-las mais saudáveis.

Se você é vegetariano (ou não pode/quer consumir ovo), pode dar liga na sua receita substituindo 1 ovo por 3 colheres de sopa de linhaça.

Benefícios da linhaça

  1. Previne doenças do coração

A grande quantidade de ômega 3 faz com que a linhaça seja um excelente alimento para cuidar do coração. A semente diminui os níveis de colesterol total e do LDL (colesterol ruim), evita a formação de coágulos e contribui para diminuir a pressão arterial. Tudo o que importa para um coração protegido e saudável.

  1. Ajuda na saúde dos olhos e sistema imunológico

Como foi mostrado acima, a linhaça é fonte de gorduras saudáveis. O consumo deste óleo, aliado às propriedades antioxidantes, é uma excelente alternativa para quem sofre com deficiência lacrimal e ainda é capaz de reduzir a inflamação ocular. Além disto, sua função antioxidante combate radicais livres, evita o envelhecimento precoce das células e reforça o sistema imunológico.

  1. Equilibra o sódio no organismo

O consumo exagerado de sódio é uma das principais causas para as doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto. Contudo, o consumo regular da linhaça ajuda os rins a se livrar da água e sódio em excesso, evitando assim, a retenção de líquido.

  1. Alivia os sintomas da TPM

Boa parte das mulheres sofrem com os sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual) todos os meses. O que pouca gente sabe é que a linhaça tem um papel importante no equilíbrio hormonal, por conta da substância lignanas (imitam a ação do estrógeno, o hormônio feminino).  Durante o período pré-menstrual, o nível de estrógeno fica em baixa no organismo feminino, a linhaça pode ser uma boa aliada ao repor naturalmente este hormônio.

  1. Renova a pele

Dermatologistas confirmam que o consumo regular da linhaça deixa a pele mais hidratada e suave.

  1. Energia para o dia a dia

A linhaça acelera o metabolismo, garantindo eficácia na produção de energia celular e ainda ajuda a recuperar a fadiga muscular.

Receitas com linhaça

  1. Frango à parmegiana saudável

Ingredientes:

  • 1 peito de frango cortado em filezinhos
  • Farinha de linhaça dourada para empanar (mais ou menos 1 xícara e 1/2)
  • 1 ou 2 ovos
  • Molho de tomate
  • Queijo muçarela a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de Preparo:

  1. Tempere o frango e deixe na geladeira por pelo menos meia hora
  2. Passe os filezinhos no ovo batido e depois na farinha de linhaça
  3. Disponha em um refratário e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até dourar (em torno de 30 minutos)
  4. Retire do forno com cuidado, cubra com o molho de tomate (use aproximadamente 1 xícara) e o queijo, polvilhe orégano e volte ao forno bem alto até derreter o queijo

Fonte: Pitadinha

  1. Crumble de banana, Doce de Leite Diet Puro e linhaça

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  1. Corte as bananas da maneira que preferir, mas em pedaços grandes
  2. Coloque o suco de laranja e as colheres de Doce de Leite Diet Puro
  3. Misture um pouquinho junto as bananas, não precisa misturar muito pois o Doce de Leite Diet Puro derrete no forno

Ingredientes para farofa:

Modo de preparo para farofa:

  1. Em uma tigela coloque a aveia, a linhaça, o açúcar mascavo e a manteiga ghee. Misture tudo com a ponta dos dedos até que forme uma farofa úmida. Não precisa desfazer muito os floquinhos de manteiga ghee que ficar na farofa
  2. Coloque a farinha em cima das bananas cobrindo toda a forminha e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos
  3. Retire do forno e sirva quentinho e se quiser pode colocar uma bola de sorvete de creme em cima

Fonte: Lazz Gourmet

O que acha de inserir a linhaça no seu dia a dia? Confira os benefícios de outros super alimentos em nosso blog e aproveite para garantir alimentos saudáveis e deliciosos na nossa loja online.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 4
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *