icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
O que comer antes de dormir?

Quantas vezes você já ouviu falar que uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para a sua vida? Não é para menos, afinal o que comemos está diretamente ligado ao nosso estado físico, mental, emocional e até na qualidade do sono, o que comer antes de dormir deve ser pensado com muito cuidado!

Todos nós sabemos a importância de uma noite bem dormida e a influência que ela tem no nosso dia a dia. Quando estamos com a mente e o corpo descansados, rendemos mais, temos mais energia, disposição e concentração.

Dormir 8 horas por dia é o primeiro passo para uma boa noite de sono. Mas você sabia que a alimentação também é fundamental para essa questão? O que consumimos pouco antes de dormir pode determinar se o seu corpo irá descansar ou não.

Um fato importante a se lembrar é a diferença entre o jantar (refeição feita horas antes de dormir) e a ceia, aquele lanchinho gostoso um pouco antes de deitar. As dicas de alimentação para garantir um bom sono, que vamos apresentar agora, estão relacionadas ao cardápio da ceia.

Alimentação e qualidade do sono, o que comer antes de dormir?

A alimentação influencia o funcionamento do nosso corpo durante o dia inteiro. Mas quando se trata do cardápio para a ceia, a escolha de o que comer antes de dormir necessita de  cuidado  redobrado. Afinal, como já vimos, o que consumimos antes de dormir afeta diretamente o nosso sono. Dependendo da sua escolha, você pode ter uma noite tranquila ou agitada.

Os melhores alimentos para a ceia

Antes de dormir, prefira alimentos leves, ricos em fibras e de fácil digestão. Se o que você consumir forem ingredientes com propriedades calmantes, as chances de um sono tranquilo são ainda melhores. Confira também uma lista de alimentos que facilitam seu sono:

Oleaginosas e derivados do leite: alimentos ricos em triptofano, o aminoácido precursor da Serotonina. Com esse hormônio do bem-estar no organismo, o processo do sono fica ainda mais fácil.

o que comer antes de dormir: leite com castanhas

Banana: além de também ser fonte de triptofano, essa fruta é rica em melatonina, conhecida popularmente como o hormônio do sono.

Banana picada

Abacate: considerada uma gordura saudável, a fruta é rica em ômega 9 e antioxidante GSH. As junções dessas vitaminas auxiliam no equilíbrio hormonal e podem garantir um sono com melhor qualidade.

Molho de abacate

Cereais, aveia e linhaça: ricos em fibras, esses carboidratos apresentam um baixo índice glicêmico. Isso significa que o nível de açúcar no sangue se mantém baixo, impedindo os picos de insulina no organismo.

Cereais saudáveis

Chá calmantes: as vovós já diziam que nada como um chazinho quente para relaxar e ir dormir tranquilamente, não é mesmo? Apesar de alguns chás, como o mate e o verde, serem energéticos, você pode apostar nessa bebida em sua forma de: camomila, maracujá ou hortelã.

Chá de hortelã

Alimentos vilões do bom sono

Nós acabamos de conhecer o que comer antes de dormir e alimentos que influenciam positivamente o seu sono. Agora, vamos ver aqueles que podem atrapalhar o seu descanso, prejudicando o funcionamento do metabolismo em seu organismo.

A principal dica ao montar o cardápio da sua ceia é preferir consumir pequenas porções, encher o prato dificulta o processo de digestão. Também tente se manter longe de alimentos muito gordurosos, como: carne vermelha, bacon, e queijos amarelos. Além de interferir no seu sono, esses ingredientes podem causar indigestão e desconforto abdominal.

Os ditos carboidratos refinados e alimentos com alto índice glicêmico também devem ser evitados. Açúcar, pão branco, macarrão e batata inglesa são alguns exemplos desse grupo nutricional. Esses ingredientes aumentam a glicose no sangue rapidamente, fazendo com que a produção de insulina cresça consideravelmente, afetando a qualidade do sono.

Por fim, temos os alimentos estimulantes, como: café, mate, bebidas alcoólicas, energéticos e refrigerantes. Essas bebidas nos deixam mais alerta e aumentam o Cortisol, hormônio que interfere na produção de Serotonina (hormônio do bem-estar).

Agora que você já sabe a importância da alimentação na qualidade do sono, e o que deve consumir para dormir tranquilamente a noite inteira, acesse o site da Vitao Alimentos e conheça o nosso catálogo de produtos. Temos alimentos que vão fazer a diferença na hora que você for dormir.

Se você gostou desse artigo, saiba também o que comer ao acordar no nosso post sobre como tomar um café da manhã saudável.

Lanches Vitao

 

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 0
    Seja o primeiro a gostar disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *