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O que é Alimentação Saudável?

Cada vez mais se tem falado sobre hábitos saudáveis, em especial, a alimentação. Com uma maior facilidade à informação através da internet, a população tem se interessado em descobrir os benefícios e o passo a passo para ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Mas afinal, o que é alimentação saudável? De forma geral, é o consumo de alimentos, principalmente em sua forma natural, em nossas refeições diárias.

Em um cardápio equilibrado, todos os grupos nutricionais têm a sua vez, sejam proteínas, carboidratos, frutas, óleos, leguminosas e outros. O que muda dentro da alimentação saudável é a quantidade necessária de consumo para cada pessoa. Afinal, é preciso ser levado em conta o seu objetivo, altura, idade, peso, prática de atividades físicas e possíveis problemas de saúde.

Uma forma fácil e simples de se entender como se dá uma alimentação equilibrada é por meio da Pirâmide Alimentar, que divide cada grupo nutricional de acordo com a necessidade geral dos organismos. Em nosso blog, já falamos mais sobre as pirâmides e seus grupos. Confira!

Um dos principais, e mais importantes, benefícios de uma alimentação saudável é o aumento da qualidade de vida. Quando consumimos os alimentos de forma equilibrada, o nosso corpo funciona melhor, prevenindo até algumas doenças. Além das vantagens físicas, esse tipo de cardápio pode combater o estresse, ansiedade e o mau humor. O ditado popular “você é aquilo que você come” é a mais pura verdade.

Mudar os hábitos e começar a praticar a alimentação saudável requer dedicação e comprometimento.

Dicas para ter Alimentação Saudável:

  • O prato mais brasileiro de todos, o arroz com feijão, é uma combinação nutricional perfeita, fornecendo ao organismo diversos nutrientes. Pode consumir essa deliciosa junção sem culpa;
  • Na medida do possível, evite o consumo da gordura das carnes. Também tente prepará-las de forma grelhada ou cozida e não frita;
  • Tente evitar o consumo de óleos vegetais e manteigas. Uma porção para o dia está liberado;
  • Se puder, tente ao máximo não consumir refrigerantes e sucos industrializados, bebidas ricas em açúcar e sódio. Dê preferência aos sucos integrais ou naturais;

alimentação saudável: suco de laranja

  • Diminua o consumo de sal ao preparar os alimentos. Aposte em temperos naturais, como alhos, cebola, orégano, alecrim, manjericão. Além de deixar o prato saboroso, eles apresentam benefícios ao nosso organismo;
  • Se mantenha hidratado e beba 2 litros de água diariamente. Tem problemas para lembrar de tomar água? Faça lembretes no seu celular ou até mesmo aplicativos para celular com essa função;
  • Não pule suas refeições e coma de 3 em 3 horas. Esse método faz com que o seu metabolismo não pare de funcionar e você consuma menos nas próximas refeições;
  • Se esforce para fazer, pelo menos, 30 minutos de exercícios físicos diariamente. É sedentário e não sabe como começar? Temos um post no blog dando todas as dicas. Confira!

prática de exercícios

  • Se come poucas frutas, legumes e verduras, aumente o consumo. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras, que colaboram na manutenção do organismo e promovem sensação de saciedade;
  • Reduza o consumo de alimento gordurosos, como embutidos, frituras e salgadinhos. Pode incluir esse tipo de gordura 1 vez por semana no cardápio;
  • Consuma com moderação os alimentos ricos em açúcar;
  • Faça a sua refeição com calma, de preferência, longe da TV, livros, celular ou qualquer outro estímulo diferente;
  • Mastigue bem os alimentos. Para uma boa digestão é preciso que os alimentos se tornem pastosos durante a mastigação. Quando mastigamos bem, o organismo trabalha com a ansiedade e promove a saciedade fisiológica. O ideal é que você não coma em menos de 20 minutos as refeições;
  • Se puder, não tome líquidos durante a refeição. A ingestão de bebidas atrapalha todo o processo digestivo. Procure tomar líquidos 30 minutos antes ou 60 minutos depois do consumo;
  • Tenha horários fixos para suas refeições. Essa atitude faz com que o nosso organismo mantenha um ritmo, com estabilidade nutricional e hormonal;
  • Prefira o consumo de alimentos integrais, pois eles são excelentes para manter o nível de açúcar no sangue, mantêm a saciedade por mais tempo e ajudam no controle do colesterol;

alimentação saudável: pão integral

  • A alimentação saudável é um hábito que se constrói. Não desista, com o tempo, as escolhas viram automáticas;
  • Escolha os passos que você acredita serem os mais fáceis de se adotar. Quando esse passo já for parte da sua rotina, vá para outro.

Sugestões de cardápio para alimentação saudável:

Para ajudar no seu começo, vamos passar uma sugestão de cardápio. Porém, é importante lembrar que o ideal é consultar um especialista na área de nutrição. Somente ele pode passar a você um cardápio personalizado, de acordo com seu objetivo, características físicas e estilo de vida.

  • CAFÉ DA MANHÃ

Invista em frutas, cereais, pães integrais e oleaginosas. Para as bebidas, aposte em sucos naturais, água de coco, chás, leite ou café. Essa refeição pode ter 20% do consumo calórico diário.

Em nosso blog, temos um post falando só sobre o café da manhã saudável. Vale a pena conferir!

alimentação saudável: frutas e aveia

  • LANCHE DA MANHÃ

Uma refeição leve e rápida, de preferência com alimentos que demoram a ser absorvidos. Exemplos: frutas, oleaginosas, alimentos naturais e integrais. Essa refeição pode ter 5% do consumo calórico diário.

  • ALMOÇO

É recomendado que o prato seja dividido em quatro partes: metade para saladas e legumes, uma parte para os carboidratos e a última parte para as proteínas. Bebidas? Sucos naturais ou chá. Essa refeição pode ter 30% do consumo calórico diário.

  • LANCHE DA TARDE

Aposte em fontes de carboidratos, proteínas e gorduras boas. Uma boa sugestão são as frutas secas e cereais. Essa refeição pode ter 15% do consumo calórico diário.

  • JANTAR

Carboidratos, proteínas e gorduras boas são a pedida para essa refeição. Dica: prefira consumir alimentos de fácil digestão para não pesar no estômago quando for dormir. Essa refeição pode ter 25% do consumo calórico diário.

  • CEIA

Prefira um lanche rico em proteína. Se quiser, pode adicionar uma fruta, que é um carboidrato leve. Essa refeição pode ter 5% do consumo calórico diário.

Já sabe tudo de Alimentação Saudável, não é mesmo? Então venha conhecer os produtos práticos e saudáveis que a Vitao tem a oferecer para você!

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