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grãos ancestrais
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O que são grãos ancestrais e como eles podem ser aliados da sua saúde

Estamos vivendo uma época em que a preocupação com a alimentação saudável está, cada vez mais, em alta. Porém, algo que poucos conhecem é o conceito de grãos ancestrais. Vamos aprender mais sobre estes cereais que trazem diversos benefícios à nossa saúde?

 

O que são grãos ancestrais?

Estes alimentos são chamados de ancestrais porque são plantados e colhidos da mesma maneira há milhares de anos. Além disso, as propriedades nutricionais são exatamente iguais de milênios atrás. Os grãos são fontes de proteínas, fibras, vitaminas, nutrientes, minerais e antioxidantes.

 

E não pense que você não conhece quais são­ os grãos ancestrais. Eles estão presentes no cardápio diário de vários brasileiros. Amaranto, chia, quinoa, linhaça e aveia são alguns dos exemplos destes alimentos.

 

O que são grãos modernos?

Da mesma forma que existem os grãos ancestrais, existem os modernos. E para entender melhor o primeiro, é necessário conhecer o segundo. Trigo, milho e arroz, são exemplos dos alimentos modernos. Ao longo dos anos, eles passaram por modificações genéticas e processos de hibridação. Estes grãos também são encontrados facilmente na versão refinada, o que diminui consideravelmente as propriedades nutricionais dos ingredientes.

 

Além de serem conhecidos como grãos ancestrais, eles também podem ser chamados de superalimentos. O que isso significa? Que eles possuem um alto teor de fitonutrientes e trazem diversos benefícios ao nosso organismo. Contudo, como cada alimento tem as suas próprias propriedades, separamos alguns destes ingredientes e as suas vantagens. Vamos conhecer?

 

  1. Aveia

A companhia perfeita para o café da manhã pode ser encontrada nas versões em flocos, farinha e farelo. Rica em fibras solúveis e insolúveis, fósforo, magnésio, cobre, cromo e zinco, a aveia traz diversos benefícios ao nosso organismo, como:

  • Fonte rápida de energia, muito utilizada por quem pratica atividade física;
  • Auxilia na perda de gordura e ganho de massa muscular;
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Reduz os níveis do LDL (colesterol ruim);
  • Melhora a saúde cardiovascular das mulheres após a menopausa;
  • Cuida do sistema imunológico e melhora a resposta do organismo imune à infecção;
  • Protege a pele e ajuda a aliviar a irritação e coceira;
  • Previne a diabetes.

 

  1. Quinoa

Muito conhecida por quem leva uma vida saudável, a quinoa é rica em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, vitamina E, cálcio e fibras. Também é considerada uma proteína completa, por conter todos os aminoácidos essenciais. Confira as suas vantagens:

  • Fundamental na formação e manutenção dos músculos;
  • Previne o corpo de doenças cardiovasculares;
  • Reduz as chances de ter anemia;
  • Protege e cuida da saúde dos ossos;
  • Mantém a saciedade por mais tempo;
  • Combate o envelhecimento precoce das células e cuida do cérebro;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Não contém glúten, sendo indicados para os celíacos.

  1. Linhaça

Este grão é um dos alimentos mais saudáveis do mercado. Rico em ômega 3, fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B6, B12 e E, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e ômega 6. São tantos nutrientes e minerais presentes que o cereal só pode mesmo fornecer muitas vantagens ao nosso organismo, como:

  • Previne o organismo das doenças do coração;
  • Diminui os níveis do LDL (colesterol ruim);
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Cuida da saúde dos olhos;
  • Equilibra a quantidade de sódio em nosso corpo;
  • Alivia os sintomas da TPM, repondo os hormônios perdidos durante o período;
  • Hidrata e renova a pele;
  • Acelera o metabolismo e fornece energia rápida ao organismo.

 

  1. Chia

Rica em ômega 3, carboidratos de baixo índice glicêmico, fibras, antioxidantes, ácido cafeico, ácido clorogênico, proteínas, magnésio, zinco, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, uma única colher de sopa de chia é o suficiente para trazer diversas vantagens ao nosso organismo, por exemplo:

  • Mantém a saciedade e auxilia no emagrecimento;
  • Reduz a formação de coágulos sanguíneos;
  • Reduz os níveis de LDL (colesterol ruim);
  • Reduz a pressão arterial;
  • Cuida e protege a saúde dos ossos (possui mais cálcio do que o leite);
  • Previne o organismo de sofrer com a anemia (possui mais ferro do que feijão e espinafre);
  • Fundamental na formação e manutenção dos músculos;
  • Protege contra as câimbras;
  • Previne o envelhecimento precoce das células;
  • Previne e controla as diabetes;
  • Efeito desintoxicante;
  • Fortalece o sistema imunológico.

 

  1. Amaranto

Apesar de ainda estar sendo conhecida, a semente de origem peruana possui um alto valor nutricional, sendo fonte de diversas vitaminas, minerais e nutrientes. Também é importante ressaltar que o amaranto é uma proteína completa, com todos os aminoácidos essenciais. Conheça seus benefícios:

  • Controla a pressão arterial;
  • Diminui os riscos de doenças cardiovasculares;
  • Diminui os riscos de AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Diminui os riscos de doenças renais crônicas;
  • Mantém a saciedade por mais tempo e auxilia no emagrecimento;
  • Ajuda no ganho e manutenção da massa muscular;
  • Previne o câncer;
  • Cuida de todo o sistema digestivo;
  • Deixa o cabelo mais saudável, com a raiz mais forte e prevenindo contra a queda de fios;
  • Cuida da saúde dos ossos;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Atua na prevenção e controle das diabetes;
  • Cuida da saúde dos olhos.

 

Você já conhecia o termo “grãos ancestrais”? Conte para a gente nos comentários quais os alimentos você consome no seu dia a dia. E não se esqueça que você pode contar com a Vitao Alimentos para inserir estes cereais na sua rotina.

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