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Pressão alta: saiba quais alimentos evitar e quais consumir

Saiba mais sobre a pressão alta, doença que atinge boa parte da população brasileira e como a alimentação pode ajudar a amenizar os sintomas.

A hipertensão arterial (pressão alta) é uma condição silenciosa caracterizada por pressão acima de 14 por 9 (ou 140 x 90 mmHg). A doença é crônica e não possui cura. Quando não é tratada, aumenta o risco de infarto, derrame ou problemas renais. Apesar de não ter cura, a hipertensão pode ser controlada com remédios indicados pelo cardiologistas, alimentação saudável e prática regular de exercício físico. Se você sofre com a pressão alta, saiba quais alimentos evitar e quais consumir para controlar a doença.

Sintomas da hipertensão arterial

  • Enjoos;
  • Tonturas;
  • Dor na nuca;
  • Dificuldade para respirar;
  • Visão embaçada;
  • Dor no peito.

Estes sintomas normalmente aparecem durante uma crise hipertensiva, que é quando ocorre um aumento rápido e severo da pressão arterial. Neste momento, é ideal que o indivíduo procure imediatamente o pronto socorro.

Porém, é importante avisar que o aumento da pressão é completamente normal durante algumas situações, como susto, noite mal dormida, após uma discussão ou durante e depois da atividade física.

Alimentos que devem ser evitados pelo hipertenso

  1. Sal

Na verdade, o principal alimento a ser evitado por quem tem pressão alta é o sódio, mineral presente em quase metade da composição do sal. Para diminuir o consumo deste tempero, aposte em algumas outras opções, por exemplo: manjericão, orégano, sal marinho, cominho, açafrão e outras ervas e temperos naturais.

  1. Embutidos e enlatados

Assim como o sal, o problema destes alimentos é a alta taxa de sódio em sua composição. O mineral é usado para conservar os embutidos e enlatados. Pesquisas indicam que duas salsichas do cachorro quente, por exemplo, possuem 680mg de sódio. Este número é correspondente à 28% do que um adulto deve consumir em um único dia (valor total de 2g diários, de acordo com a Organização Mundial de Saúde).

  1. Biscoitos e bolachas

Não pense que só porque estes alimentos são docinhos que estão isentos do sódio. Os biscoitos e bolachas, principalmente os recheados, são ricos no mineral, que serve para a conservação do produto. Por exemplo, em 8 unidades de wafer você encontra 10% da quantidade recomendada.

  1. Sopas em pó

Uma sopa em pó industrializada tem, em média, 35% da sua necessidade diária de sódio. Um número bem expressivo, não é mesmo?­­ Vale muito mais a pena comprar os ingredientes e fazer a sopa em casa.

  1. Adoçantes

Outra fonte de sódio que quase ninguém conhece são os adoçantes usados em refrigerantes diets e sucos industrializados sem açúcar.

  1. Alimentos congelados

Assim como outros alimentos ultra industrializados que usam o sódio para conservação, os pratos congelados também são fontes de sódio. Uma lasanha, por exemplo, pode ter 40% das necessidades diárias de sódio.

  1. Miojo

Sabe aquele pacotinho de tempero do miojo? Ele é extremamente rico em sódio. Aquele pacotinho tem, cerca de 2.130mg de sódio, ou seja, 89% das necessidades diárias de uma pessoa adulta.

Alimentos amigos dos hipertensos

Lembra que comentamos que uma alimentação saudável pode ajudar a controlar a pressão arterial? Confira agora alguns alimentos que ajudam no controle da hipertensão.

  1. Aveia

Este carboidrato é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, este alimento controla a taxa de glicose no sangue, uma importante ferramenta para que sofre com a pressão alta.

  1. Oleaginosas

Fontes de magnésio, as oleaginosas – especialmente as amêndoas e nozes – atuam em nosso organismo como vasodilatadoras, auxiliando no controle da pressão arterial.

  1. Alimentos ricos em ômega 3

Peixes, linhaça e azeite são alguns exemplos de alimentos ricos em ômega 3. Quem sofre com a hipertensão precisa consumir uma dose acima do valor diário desta gordura saudável. Alguns estudos comprovam que os alimentos ricos em ômega 3 atua como vasodilatação, que como já vimos, ajuda no controle da pressão.

  1. Ervas

Estes deliciosos temperos naturais são um dos principais substitutos para o sal, nossa fonte primária de sódio. Como já vimos, este mineral é um vilão para quem quer diminuir e controlar a pressão arterial. Por isso, aposte nas ervas frescas para trazer mais saúde ao seu dia a dia. Entre os principais exemplos destes alimentos, temos: salsa, cebolinha, coentro, alecrim, sálvia, manjericão, louro e tomilho.

  1. Alho

A combinação dos diversos minerais e nutrientes deste alimento é responsável por dilatar os nossos vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue em nosso organismo e reduzindo a pressão arterial.

  1. Cereais integrais

A grande concentração de magnésio nestes alimentos estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, o que a gente já viu que é responsável por controlar a pressão arterial. Além do combate a hipertensão, os cereais reduzem as chances de diabetes, ajudam a manter o peso e previnem o câncer.

  1. Alimentos ricos em potássio

Enquanto o sódio aumenta a circulação sanguínea, e por reação em cadeia, a pressão arterial, o potássio atua como um natriurético, estimulando a eliminação do sódio presente no organismo. Por isso, aposte nos alimentos ricos em potássio, como feijão preto, inhame, abóbora, cenoura, espinafre, maracujá, banana e laranja.

  1. Leite e seus derivados

Fontes de cálcio, o leite e derivados não podem ficar de fora do cardápio alimentar de quem sofre com hipertensão. O nutriente atua em nosso organismo diminuindo a pressão sanguínea e eliminando o sódio. A boa notícia é que em pequenas porções destes alimentos já há uma grande concentração do mineral.

 

E você, tem alguma outra dica para controlar a pressão alta? Nós queremos saber. Se você está procurando melhorar a sua alimentação, aproveite o site online da Vitao Alimentos para garantir produtos práticos, saudáveis e deliciosos, sem nem sair de casa.

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05 Comentários

  1. DIFICULDADE C/ PRESSAO ALTA ?

    maio 7, 2019
    Olá! gosto demais de seus artigos são muito informativos e vem ajudando muitas pessoas. PARABÉNS
  2. SOFRENDO COM PRESSAO ALTA? RECEITA CASEIRA

    abril 22, 2019
    Olá! estou feliz por achar seus artigos, quanta informações legais, que bom que está compartilhando, parabens.
  3. LIVRO QUE USEI PARA CURAR A DIABETES

    março 31, 2019
    Oi! que bom tem encontrado seus artigos, muitas informações boas por aqui. parabens pelo conteúdo.
  4. LIVRO CONTROLANDDO A HIPERTNSAO

    março 29, 2019
    Olá! Gosto muito de seus artigos, sempre com novidades para agradar as pessoas, parabéns.
  5. Leozir

    janeiro 8, 2019
    Quero ter uma vinda saudave