icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Conecte
Qualidade de Vida no Trabalho

Existem diversas interpretações para o que é qualidade de vida no trabalho (QVT). Podemos pensar desde uma questão médica até em exigências de recursos e procedimentos que atendam aos funcionários. Se não existe uma determinação exclusiva para essa expressão, como podemos defini-la?

De forma geral, a qualidade de vida no trabalho é um conjunto de ações adotadas para melhorar o ambiente de trabalho, com o objetivo de aumentar a produtividade por meio da satisfação dos funcionários.  Remuneração, condições de trabalho, segurança, plano de carreira, e integração social na organização são alguns dos fatores essenciais para a QVT.

Qual a Função do Funcionário?

Apesar das empresas serem as principais responsáveis por garantir a qualidade de vida no trabalho, existem algumas funções que são de responsabilidade dos funcionários. Ser pontual, cumprir prazos e saber trabalhar em equipe são atitudes que o profissional deve manter dentro do ambiente ocupacional.

Como a Alimentação Pode Ajudar?

A gente já sabe que a alimentação é essencial em vários aspectos do dia a dia, e com o trabalho não podia ser diferente. Você pode apostar em alimentos que ajudam a combater a ansiedade e o estresse, por exemplo. Vamos conhecê-los?

  • Laranja: essa fruta rica em vitamina C, contém magnésio, cálcio e potássio em sua composição. A laranja é uma boa opção para quem quer reduzir a pressão sanguínea e regular os níveis de cortisol após momentos de estresse. Outros alimentos que possuem função similar: brócolis, pimenta verde e vermelha, couve de bruxelas e morangos.
  • Espinafre: o vegetal é fonte de magnésio, um mineral que em deficiência pode causar enxaqueca e fadiga. O estresse é uma das causas do esgotamento de magnésio em nosso organismo. Outros alimentos ricos nessa substância: amaranto, sementes de girassol, tofu e arroz selvagem.
  • Iogurte: essencial para uma boa saúde, esse laticínio também tem importância na luta contra a ansiedade e estresse. Quando estamos estressados, nosso organismo reduz a atividade metabólica e atrapalha o centro nervoso. O iogurte é um probiótico que pode ajudar o cérebro a funcionar regularmente, diminuindo as chances de depressão ou ataque de ansiedade.
  • Salmão: uma dieta rica em ômega 3, presente no salmão e outros peixes, previne os hormônios de estresse e impede a adrenalina de atingir picos. Estudos indicam que quem adicionou essa substância em sua dieta teve uma perda significativa de tensão. Outras fontes: soja, colza, linhaça e nozes.
  • Batata doce: esse tubérculo é fonte das mais diversas vitaminas e minerais, como ferro, magnésio e vitaminas C, D e B6. A batata ajuda a construir o sistema imunológico e é responsável por aumentar os níveis de energia e melhorar o humor. A união do magnésio e ferro age como elemento anti-estresse e beneficia o sistema digestivo e imunológico.
  • Abacate: muito consumida na comida mexicana, essa fruta é fonte de 14 minerais e ácidos graxos essenciais. Uma das vitaminas presentes é a B, que ajuda a desenvolver células nervosas e cerebrais saudáveis. Também é rica em gordura monossaturada e potássio, responsáveis por combater a hipertensão causada pelo estresse. Além disso, o abacate auxilia na produção de serotonina, um hormônio que alivia a ansiedade e o estresse.
  • Pepino: o pepino é um vegetal completo, rico em todos os nutrientes que o seu corpo precisa. Além disso, é fonte de ácido graxo, ou seja, energia instantânea.
  • Mariscos: por ser fonte de vitamina B, os mariscos combatem a ansiedade e reduz o estresse instantaneamente.
  • Amêndoas: um tipo de oleaginosas ricas em vitamina B2, vitamina E, magnésio e zinco, todos os minerais que a gente já viu que auxiliam no combate a ansiedade e estresse.
  • Chocolate: é de conhecimento popular que o chocolate libera em nosso organismo o hormônio da felicidade. Comer um pouquinho desse doce pode fazer toda a diferença no seu humor. Na Vitao, você encontra uma seleção de chocolates saudáveis para você consumir.

Dicas Alimentação no Trabalho:

  • Antes de sair de casa, aposte em um café da manhã reforçado. (Em nosso blog, temos um post ensinando como deixar mais saudável a primeira refeição do dia. Acesse aqui.)
  • Leve frutas e lanchinhos para beliscar durante o expediente. A Vitao conta com uma seleção de snacks saudáveis, deliciosos e práticos, além de diversas opções de mix de castanhas.
  • No almoço, não esqueça de consumir carboidratos (de preferencia os integrais), uma das principais fontes de energia. Na medida do possível, diminua a quantidade de alimentos gordurosos. Eles têm a tendência de deixar o processo digestivo mais lento, o que pode atrapalhar o seu desempenho.
  • Por fim, não esqueça de se manter bem hidratado, especialmente com água.

Agora que você já sabe como fazer a sua parte para melhorar a qualidade de vida no trabalho, tire 5 minutinhos de descanso e conheça todos os produtos saudáveis que a Vitao tem a oferecer. O sonho de uma vida com mais saúde e equilíbrio está mais perto do que você imagina.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 6
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *