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Refeições saudáveis: como comer bem no dia-a-dia

A busca pela saúde exige um cuidado com a alimentação diária inclusive, quantas vezes se consome alimentos ao longo do dia.

Quantas vezes devo me alimentar durante o dia

Uma dúvida comum para quem se preocupa com a saúde é: quantas vezes é necessário comer ao longo do dia para se alcançar uma alimentação saudável e balanceada? Os nutricionistas irão divergir sobre, mas todos entraram em consenso que, uma dieta saudável consiste em alimentar três vezes ao dia e fazer pelo menos duas pequenas refeições. Simples não é mesmo!

Caroline Speltz é nutricionista e afirma que cinco refeições por dia é o básico para a pessoa, seja adulta ou criança. “O que vai mudar de uma criança a um adulto será a quantidade de comida, mas o ideal são três refeições e dois lanches, lanches saudáveis porém” brinca a nutricionista.

E o quê devo comer ao longo do dia?

Pois bem, é importante ter em mente que cada pessoa busca um tipo de benefício com alimentação. Enquanto algumas querem perder peso, outras querem manter, outras querem ganhar massa e para cada um desses objetivos existe uma dieta específica.  Mas, partindo do básico, a nutricionista Carolina indica algumas opções fáceis e saudáveis.

Pela manhã, um café com leite, suco, pão, frutas e cereais é o mais indicado. Evite alimentos gordurosos. Não precisa comer em excesso exagerando no prato, afinal, você logo irá fazer uma segunda boquinha. Se por acaso não souber o quê comer logo de manhã, a Vitao oferece algumas opções interessantes como várias opções de cookies e biscoitos que além de gostosos são muito nutritivos e corresponde às dietas necessárias para sua saúde.

Depois de duas horas já acordado, coma mais uma fruta ou uma barrinha de cereal, além de ajudar dando-lhe energia também poderá lhe ajudar a aguentar até o horário do almoço. Tem gente que não adere a esse último lanche com receio de perder a fome durante o almoço. Então conheça o sistema do seu corpo e quais as preferências dele e depois pode aderir a qualquer dieta.

No almoço, coma bem, não em excesso, mas de forma satisfatória. Um prato colorido é sempre o mais indicado, segundo os nutricionistas. Coloque salada, legumes, verduras, carne, arroz e feijão. O almoço é uma alimentação importante, pois irá oferecer a energia necessária para continuar na correria do dia. Para pessoas que estão seguindo uma dieta diferenciada vale a pena conferir o quanto de caloria deve se consumir no prato e analisar o quanto será benéfico ou não para o corpo.

Ao longo da tarde experimente algo leve, alguma fruta, um pequeno sanduíche natural, beba água, sempre evite produtos industrializados com alto grau de gorduras trans. Dois lanches durante a tarde é o mais indicado, mas apenas um também é aceitável e não prejudica seu sistema. “Se você for uma pessoa que tem um metabolismo muito rápido, duas horas depois de um lanche terá um pouco de fome, dependendo do caso coma, de preferência algo saudável. Mas, caso seu metabolismo seja normal, você pode aguentar e comer mais tarde, não prejudicará diretamente sua saúde.

E o quê devo comer à noite?

Por fim temos o período da noite, se você não tem uma dieta a seguir e a cuidar, então jante uma comida leve. Evite alimentos pesados afinal, nas próximas seis horas a oito horas de sono, seu organismo estará digerindo tudo o que você comeu, talvez ele não consiga fazer todo o trabalho e isso resultará em gordurinhas desagradáveis.

Faça algo você mesmo, prepare uma receita caseira que há tempos você não fazia. Você verá que vale a pena comer em casa uma comida leve e saudável. Mas existe uma outra opção muito usada por quem quer manter a dieta balanceada ou apenas comer algo quentinho, a sopa.

Os benefícios de uma sopa quentinha

A sopa é um alimento leve e poderoso. Ajuda quem quer perder peso, satisfaz quem come e é saborosa. Ela pode ser rica em nutrientes e mais gostosa do que muita comida mais consistente.

A nutricionista Carolina explica que na maioria dos casos quem busca pelo consumo de sopa à noite são pessoas que querem perder peso, mas ela também afirma que o hábito não prejudica à saúde e pode ser muito gostoso.

É uma das melhores maneiras de se consumir os alimentos, com todos os seus componentes. Isto porque a água utilizada para o preparo, aquela que foi usada para cozinhar os ingredientes, retém os nutrientes de cada um deles. Por exemplo, quando se cozinha um brócolis na água, os nutrientes ficam na água e você joga a água fora. Mas na sopa, você consome os vegetais por inteiro.

Outra vantagem da sopa é que você pode fazer várias inovações, colocar vários temperos e consumi-la de várias maneiras. Caldinho de feijão, sopinha de macarrão quente ou sopa de legumes. São todas opções bem fáceis de fazer e muito gostosas que você pode criar dentro da sua própria cozinha.

Claro que uma pessoa que precisa perder peso ou ganhar massa deve se consultar ao nutricionista e seguir uma dieta específica para ele. Nem sempre é fácil, exige alguns sacrifícios, mas no final vale muito a pena.

No entanto, caso você tenha alguma dúvida sobre onde encontrar os produtos certos ou mesmo quais tipos de alimentos mais adequados para você e sua família consumirem, confira os produtos Vitao que são variados e saudáveis. Se você é do tipo de pessoa que tem rotina corrida e precisa de alimento fáceis de manusear e carregar vai gostar dos produtos do site, pois são, em sua grande maioria, disponibilizados em pacotes pequenos fáceis de guardar, com alto grau de nutrição e pensados no melhor para o consumidor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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