icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Sementes na alimentação

Estes superalimentos vão fazer toda a diferença na sua rotina e saúde.

Cada vez mais temos informações sobre os benefícios que as sementes trazem para a saúde. Estes superalimentos (quinoa, linhaça, gergelim, chia, sementes de girassol e abóbora) são conhecidos por serem parte de uma nutrição funcional, ou seja, além de alimentar eles apresentam vantagens para a saúde. Fontes de fibras insolúveis, magnésio, selênio e gorduras saudáveis, os alimentos melhoram a imunidade, regulariza o trato gastrointestinal e protege o coração de doenças.

Vamos conhecer mais sobre cada uma das sementes e seus benefícios?

  1. Linhaça

Fonte de ômega 3, a linhaça é um protetor natural do coração, reduzindo consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares. Os fitoestrógenos, que também estão presentes nesta semente, possuem moléculas semelhantes ao estrogênio (hormônio feminino), sendo interessante seu consumo pelas mulheres durante os períodos de menopausa e TPM (tensão pré menstrual) para amenizar os sintomas.

Como consumir?

Especialistas recomendam consumir, no máximo, 10 gramas de linhaça por dia. Você pode adicionar as sementes trituradas ou moídas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, frutas, gelatinas, sopas e até omeletes. Já a farinha de linhaça pode substituir a farinha de trigo em diversas receitas, como pães, bolos e massas. Outra ideia é substituir o ovo por 3 colheres de sopa linhaça para dar liga.

2 – Gergelim

Mais conhecido por ficar em cima dos pães, o gergelim também é fonte de diversos benefícios. Rico em fibras alimentares, a semente ajuda o intestino ficar mais saudável e equilibra os níveis de colesterol no organismo. Como também é fonte de cálcio, o gergelim cuida da saúde dos ossos e dentes.

Como consumir?

Além de dar um toque especial aos pães, as sementes de gergelim também podem ser adicionadas em saladas ou no preparo de carnes e massas. Comum na culinária japonesa, este alimento é encontrado em temakis, sushis e sashimis.

  1. Chia

Fonte de fibras, antioxidantes, ácido cafeico, ácido clorogênico, proteínas, magnésio, zinco, cálcio, potássio, ferro e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3) a chia, com certeza, é um superalimento. A semente é capaz de equilibrar os níveis de colesterol no sangue, prevenir doenças cardiovasculares e diabetes 2, além de fortalecer a imunidade e acabar com as câimbras.

Como consumir?

Existem 5 formas de consumir este superalimento:

  1. Gel – para formá-lo é necessário colocar uma colher de sopa da chia de molho por 30 minutos em 60mL de água. Consuma assim que o gel for formado. Você pode comer com frutas ou adicionar no preparo de mingau, sopas, sucos ou bolos.
  2. Substituto dos ovos – o gel também pode ser usado para substituir a função de liga dos ovos em diversas receitas.
  3. Sementes – pode ser consumida com frutas picadas, em sucos, iogurtes, saladas e vitaminas.
  4. Óleo: use para temperar saladas ou em pratos prontos. Só não vale aquecer o óleo de chia, pois ele facilmente perde as suas propriedades.
  5. Farinha – apesar de poder ser misturada nas frutas, sopas, mingaus e sucos, a farinha normalmente é usada como substituto da farinha de trigo.

 

  1. Sementes de girassol:

Muita gente não sabe, mas as sementes de girassol são um excelente alimento, com diversos benefícios. Por ser rica em vitaminas e minerais, o alimento pode fortalecer o sistema imunológico. O selênio presente, por exemplo, além de melhorar as funções da tireoide é antiviral e antioxidante. A vitamina E, um dos mais poderosos antioxidantes, também faz parte da composição das sementes de girassol. Esta vitamina é capaz de prevenir doenças cardiovasculares e também reduz o risco de câncer.

Como consumir?

Quando tostadas, as sementes de girassol podem ser consumidas como um lanche. Outra boa pedida é adicionar o alimento em massas de tortas, bolos salgados, cereais e iogurte.

  1. Sementes de abóbora

Tão nutritiva quanto a sua fruta, as sementes de abóbora são ricas em magnésio. Este mineral é essencial para o bom funcionamento total do organismo, melhorando dores de cabeça, nervosismo, depressão, ansiedade e insônia. Mas calma, não é só isso, o magnésio também controla a pressão arterial, reduz inflamações, auxilia na prevenção de diabetes tipo 2 e melhora a função intestinal

Como consumir?

Como quase todas as sementes, elas também vão bem misturadas com frutas e em sucos e vitaminas.

  1. Quinoa

Livre de glúten, a quinoa é fonte de diversos nutrientes, como ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, vitamina E, cálcio e fibras. Ela também é um dos poucos alimentos vegetais que é considerado uma proteína completa, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais. Com tanta riqueza mineral e de vitaminas, não é a toa que a quinoa previne doenças cardiovasculares, cuida dos músculos, protege o cérebro e fortalece a imunidade.

Como consumir?

Diferentemente das outras sementes, a quinoa é conhecida por ser uma substituta do arroz. Também é muito usada em saladas e tabules.

Como incluir as sementes no meu dia a dia?

  • Farinha por farinha: se a sua semente favorita vem em versão de farinha, como a de chia e linhaça, você pode colocá-la no lugar da farinha de trigo. Assim, sua receita fica mais nutritiva, além de deliciosa.
  • Iogurte e frutas: turbine a combinação clássica com a sua semente favorita. Seu lanchinho vai ficar repleto de saúde e crocância.
  • Saladas: tem algo faltando na sua salada? Que tal adicionar uma das sementes e ver como funciona?
  • Vitaminas e suco detox: para deixar a sua bebida ainda mais saudável, bata junto no liquidificador uma das sementes. O gosto continua o mesmo do original, mas com muito mais nutriente.

 

Viu como é fácil adicionar mais saúde aos seus pratos? Confira a nossa loja online e garanta as suas sementes favoritas sem sair de casa. Você tem outra dica de como incluir as sementes no dia a dia? Conte para a gente nos comentários.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 8
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *