icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Temperos naturais: como reduzir o uso do sal na comida

Aprenda a diminuir o consumo do sal e aumentar o sabor dos seus pratos

O sódio é um dos principais componentes do sal de cozinha. O seu consumo excessivo aumenta consideravelmente o risco de algumas doenças, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais. Aprenda hoje como reduzir o uso do sal na comida com os temperos naturais.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda um consumo máximo de 5 gramas de sal ao dia. De acordo com o Ministério da Saúde, 70% do sal consumido pelos brasileiros vêm do preparo em diversos pratos e 30% de produtos industrializados. Para reduzir o uso de sal é necessário limitar o uso de saleiro à mesa, temperar os alimentos com uma menor quantidade do produto e usar outras formas de realçar o sabor dos ingredientes. Vamos conhecer estes temperos naturais?

Veja o e-book que fizemos falando sobre a boa alimentação de forma barata. Aprenda a se alimentar de forma mais saudável gastando pouco. Baixe agora:

  1. Alho

Com o poder de deixar os pratos muito mais deliciosos, o alho também possui ação hipotensora, vasodilatadora e sudorífera. O tempero também ajuda no tratamento de problemas respiratórios e diminui os níveis de colesterol total e triglicerídeos no sangue.

Como usar? Refogado antes do preparo de pratos, assado e frito.

  1. Cebola

Além de realçar o sabor dos ingredientes, a cebola melhora a circulação sanguínea, previne o envelhicemento das artérias e ajuda no controle da pressão arterial.

Como usar? Refogado antes do preparo de pratos, crua na salada e frita.

  1. Gengibre

Com ação digestiva, diurética, antitrombótica, antidepressiva e antisséptica, este alimento termogênico funciona como estimulante da circulação e condição cardiovascular.

Como usar? Para dar sabor em caldos, sopas e cozidos, sendo descartado no fim do preparo ou ingerido.

  1. Pimenta

Este outro alimento termogênico ajuda na redução do colesterol no sangue, melhora o sistema imunológico, auxilia na digestão e na circulação sanguínea.

Como usar? Ao temperar carnes, molhos, frutos do mar e diversos tipos de alimentos.

  1. Limão

A fruta aumenta as defesas do organismo, facilita a digestão e auxilia no controle da pressão arterial.

Como usar? Muito mais do que só para o suco, o limão também pode ser usado para temperar saladas e peixes, e ainda ser usado em sobremesas.

  1. Coentro

Este polêmico tempero (há quem ame, há quem odeie) melhora a digestão e previne gases. O coentro também é fonte de magnésio, mineral responsável pelo funcionamento adequado do sistema nervoso central e fortalecimento dos ossos.

Como usar? Na finalização dos pratos.

  1. Hortelã

Além do aroma delicioso, a hortelã tem ação analgésica, estimulante, antioxidante e expectorante.

Como usar? Chás, sucos e no tempero de feijões, batata, berinjela e cordeiro.

  1. Manjericão

Este tempero, muito usado na culinária italiana, melhora o fluxo sanguíneo, prevenindo a hipertensão arterial. O manjericão também possui ação antioxidante e anti-inflamatória.

Como usar? Pode ser usado em molhos para massas, sopa de legumes, tomates, carnes, frangos e peixes.

  1. Alecrim

O alecrim apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. O tempero ajuda no combate a úlceras gástrica e duodenal.

Como usar? Molhos, ensopados, tomates e carnes.

  1. Salsinha

Esta erva possui ação digestiva, ajuda quem sofre com cólicas menstruais e também é indicada para infecções urinárias e outros problemas renais.

Como usar? Tempero de legumes, assados, sopas, massas, carnes e frango.

  1. Orégano

Popularmente conhecido pelo seu uso na pizza, o orégano é capaz de desintoxicar o corpo, diminuir as dores da cólica e controla a pressão arterial.

Como usar? Uso em molhos de massa e tempero de legumes, carnes e alimentos salgados no geral.

  1. Louro

O louro pode ser encontrado fresco, seco e também em pó. Este tempero estimula enzimas digestivas, alivia o congestionamento e tem propriedades anti-inflamatórias.

Como usar? No tempero de feijão, feijoada e pode ser usado para temperar também carnes, molhos e peixes.

  1. Tomilho

Semelhante ao orégano, a erva fresca é eficaz no controle da acne e melhora os sintomas de bronquite, como tosse, febre e aumento da produção de expectoração.

Como usar? Na preparação de molhos escuros, temperos de carnes no geral e também em caldos caseiros de frango e de carne.

  1. Cebolinha

Umas das ervas mais conhecidas dos brasileiros, a cebolinha fortalece os ossos, promove a saúde do coração, atua contra problemas digestivos e melhora o sistema imunológico.

Como usar? Muito utilizada junto com a salsinha no tempero de carnes de forma geral, molhos, omeletes e batatas.

  1. Noz-Moscada

Com diversas propriedades medicinais, a noz moscada é utilizada no tratamento de cólicas intestinais, asma, dores reumáticas e gases.

Como usar? Usada principalmente em preparações que vão leite e também em carnes, sobremesas, panquecas e sopas.

  1. Cravo

Esta especiaria tem função expectorante, analgésica e antisséptica. Além de melhorar o sistema imunológico e aliviar a tosse crônica.

Como usar? Em preparações de doces e em comidas típicas de festa junina, carnes em geral assadas, chás e sopas.

  1. Cominho

Importante para a memória, na redução de estresse e insônia, o cominho também ajuda a manter a pele saudável e jovem.

Como usar? Seu sabor único é usado na preparação de cozidos de carnes em geral, sopas, feijão e em molhos.

Conte para a gente: qual é o seu tempero natural favorito? Não se esqueça de conferir outros posts sobre alimentação e vida saudável em nosso blog. Afinal, nosso corpo é nossa casa e como todo bom lar, precisa ser bem cuidado.

Baixe o nosso e-book gratuito sobre a boa alimentação e tenha um guia completo de como iniciar uma vida mais saudável da forma correta:

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 4
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *