icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
Tipos de granola

Conhecida por seus diversos benefícios nutricionais, a granola é uma mistura de cereais (aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, floco de arroz ou de milho), grãos integrais (amendoim, linhaça, gergelim e soja), frutas secas, oleaginosas e pode conter mel ou açúcar.

Tipos de Granola

  1. Tradicional: feita à base de aveia em flocos, açúcar mascavo, flocos de trigo e arroz, linhaça, castanhas e frutas secas.
  2. Light: normalmente, nessa versão o valor reduzido é a de quantidade de gorduras.
  3. Diet: especial para os pacientes com diabetes, essa granola, normalmente, contém os mesmos ingredientes das outras, menos o açúcar. Quer saber mais sobre as diferenças entre produtos light e diet? Confira aqui.

Como no Brasil não há uma lei específica que defina a composição da granola, o produto pode ser elaborado com diversos elementos em quantidades variadas. Confira os principais ingredientes utilizados e seus benefícios.

  • Cereais:

– Aveia: rica em lipídios, ácidos graxos e fibras, a aveia ajuda a regularizar o trânsito intestinal e a pressão arterial. Além de reduzir os níveis de colesterol total e triglicerídeos, prevenindo assim, doenças cardíacas.

– Farelo e gérmen de trigo: apresenta um baixo valor energético, mas tem alto teor de fibras, vitaminas do complexo B e vitamina E. Este alimento ajuda a prevenir problemas no intestino, regula o índice de açúcar no sangue e fortalece o sistema imunológico.

– Floco de arroz: fonte de carboidrato e aminoácidos essenciais para o nosso organismo. Também é rico em vitaminas do complexo B, cálcio e ferro.

– Floco de milho: excelente fonte de energia, esse alimento é rico em proteínas, vitaminas B1, B2 e E, fósforo e potássio. Assim como o milho, o cereal ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e protege a visão dos raios solares.

  • Grãos integrais: 

– Amendoim: esta leguminosa é fonte de ômega 3 e 6. Esses nutrientes diminuem o LDL (colesterol ruim), prevenindo o organismo de doenças cardiovasculares.

– Linhaça: considerada um alimento funcional, essa semente é pura energia, possuindo carboidratos, ácidos poli-insaturados, fibras alimentares, proteínas e lignanas (substância fenólicas, fitoestrógenos).

– Gergelim: rico em minerais, como cálcio, ferro, magnésio e potássio, a semente também possui em sua composição as vitaminas A, E, B1 e B2. Seu consumo ajuda no controle de açúcar no sangue, reduz o LDL e aumenta a ação antioxidante no corpo.

– Soja: rico em proteínas, este alimento auxilia o organismo a equilibrar os níveis de colesterol no sangue. Também é fonte de isoflavonas, um nutriente que atenua os efeitos da menopausa, protege o pulmão e os ossos. Clique aqui para saber mais sobre esse poderoso alimento. 

  • Frutas secas:

– Uva: a uva passa é altamente energética, rica em carboidratos e minerais. Também apresenta vitamina C e as do complexo B. Por possuir um poderoso antibiótico natural, essa fruta é eficaz contra tosse crônica, disenteria e zumbido nos ouvidos.

– Banana: rica em diversos nutrientes, como glicídeos, proteínas de origem vegetal, fibras, potássio, ferro, magnésio, fósforo, cloro, zinco e vitamina C. Essa fruta é essencial no fortalecimento do metabolismo ósseo e prevenção da câimbra.

  • Oleaginosas:

– Castanha e nozes: ricas em ômega 3 e 6, proteínas, carboidratos fibras e minerais. Seu consumo é associado a redução do risco de doenças cardiovasculares.

  • Açúcar mascavo:

Diferente do refinado, o açúcar mascavo apresenta uma boa concentração de nutrientes em sua composição, como: potássio, cálcio, magnésio, vitaminas A, do complexo B, C, D6 e E.

  • Mel:

Fonte de energia, o mel possui diversos minerais em sua composição, como: selênio, manganês, zinco e cromo, fibras, proteínas traços de vitaminas A, B2, C e B6. Este alimento protege o organismo de doenças gastrointestinais, graças a suas propriedades probióticas.

Para aproveitar todos os benefícios que a granola oferece, é aconselhável consumir duas colheres de sopa diária do produto. Além disso, o consumo de água é essencial para garantir o efeito poderoso das fibras alimentares.

Você também ama granola? Confira na Vitao Alimentos os tipos de granola que a gente oferece. Com as informações que você aprendeu hoje, temos certeza que vai escolher a melhor opção para o seu dia a dia. Saiba mais e compre online.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 3
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *