icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Mova
11 atividades físicas para crianças fazerem nas férias

Vamos conhecer alguns exercícios divertidos para os pequenos gastarem energia?

As férias escolares são momentos excelentes para aproveitar o tempo livre da criançada e incentivar a prática de atividade física. Todo mundo sabe a importância de praticar exercício e manter o corpo ativo. Prevenir doenças e manter o bem-estar são só alguns dos benefícios.

Os hábitos saudáveis devem começar cedo, ainda na infância. Para ser considerada uma criança ativa, o pequeno deve praticar 60 minutos de exercício diariamente, mesmo que isso seja dividido ao longo do dia. Vamos conhecer algumas atividades físicas para as crianças fazerem nas férias?

 

  1. Pular corda

Uma das brincadeiras mais amadas pelas crianças mexe com o corpo inteiro e não precisa de muitos aparatos para a diversão começar. Basta pegar uma corda, se ela for grande ainda é possível várias crianças para participarem da brincadeira.

Além de gastar energia, esta atividade desenvolve a coordenação motora e promove a compreensão de ritmo.

 

  1. Capoeira

Muitos pais têm receio em colocar os seus filhos em aulas de luta por conta do contato físico intenso. Na capoeira, ele não existe. Nesta modalidade, as crianças aprendem a se defender e estimulam o reflexo, coordenação motora e equilíbrio. Além de “jogar”, na capoeira os pequenos também cantam e tocam, desenvolvendo ritmo e musicalidade. A prática é liberada para crianças acima de 5 anos.

 atividades físicas para crianças fazerem nas férias

  1. Balé

A principal dança praticada pelas crianças estimula o alongamento, flexibilidade, postura e fortalecimento muscular. As coreografias também oferecem alguns benefícios, como: noção espacial, criatividade, musicalidade e coletividade. As aulas de balé podem começar cedo, a partir dos 3 anos de idade. Contudo, o uso da sapatilha de ponta só é recomendado para quem já tem mais de 12 anos. E vale lembrar que meninos também podem fazer balé e desenvolvem os mesmos conhecimentos.

 

  1. Peteca

Outra brincadeira que tem sido um pouco esquecida pelas crianças é a peteca. Ela é uma excelente forma de atividade física, pois estimula o movimento e o desenvolvimento da coordenação motora. Os pequenos podem começar confeccionando os brinquedos e depois aproveitar a diversão.

 

  1. Circo

Dentro das aulas de circo, as crianças são expostas a diversas atividades lúdicas que estimulam o lado criativo e treinam habilidades específicas. Por exemplo, as manobras nos tecidos e os saltos no trapézio garantem fortalecimento muscular e flexibilidade.

Como começar a se exercitar

  1. Judô

Muito mais do que um simples esporte, essa luta é uma filosofia de vida. Entre os benefícios físicos do judô, estão: força muscular, alongamento e bom reflexo. Já entre as vantagens mentais, temos o respeito pelo adversário e a disciplina. Apesar de ser para todo mundo, essa arte marcial é altamente recomendada para crianças agitadas, que não têm controle de sua força e precisam de mais concentração e autocontrole. A prática do judô pode começar aos 5 anos, quando o pequeno já consegue aprender como cair sem se machucar.

 

  1. Futebol

A paixão nacional não podia ficar de fora da lista. O esporte pode ser praticado por um grupo grande de crianças ou então só em dois brincando com chutes ao gol. Se as crianças tiverem idades variadas, fique de olho na criação das equipes para que a partida seja justa.

 atividades físicas para crianças fazerem nas férias

  1. Bicicleta

Andar de bicicleta é a atividade ideal para toda a família participar e movimentar o corpo. Se a criança for pequenininha, não esqueça de usar os modelos com rodinhas. Escolha um parque perto de casa e aproveite para passarem uma tarde deliciosa e divertida pedalando ao ar livre. Para completar o dia no parque, descanse comendo um saboroso piquenique saudável com cookies e biscoitos, snacks, pipoca e frutas.

 

  1. Natação

Você possui piscina no seu condomínio ou em casa? Aproveite as férias de verão para colocar as crianças na água. Se você não possui uma piscina, tire um dia para levar os pequenos ao clube ou parque aquático. Algumas academias e espaços culturais também oferecerem aulas de natação exclusivas para crianças.

Nadar é uma atividade física saudável e divertida para todas as idades. Dentro da água, você ainda pode realizar algumas outras brincadeiras divertidas, como o vôlei, corridas, marco polo, polo aquático e muito mais.

 

  1. Parede de escalada

Essa brincadeira, na verdade é um esporte que estimula a força, coordenação motora, autocontrole e determinação. A atividade é ideal para crianças maiores de 7 anos de idade, já que a parede de escalada exige uma boa estratégia para encontrar o melhor caminho para o topo.

 atividades físicas para crianças fazerem nas férias

  1. Ioga

Prática comum entre os pais, a ioga também é uma atividade física recomendada para as crianças. Postura, concentração, alongamento, controle da respiração e consciência corporal são os principais benefícios deste exercício.

As brincadeiras que apresentamos hoje são fáceis de serem incluídas na rotina, simples e acessíveis de se fazer. Qual era a sua atividade favorita quando criança? Conte para a gente nos comentários.

Como se alimentar bem

Uma vida saudável começa na infância, por isso invista em uma alimentação nutritiva e equilibrada e atividades físicas para as crianças. Desta forma, os pequenos vão se acostumar com hábitos saudáveis desde os primeiros anos. Para conhecer algumas dicas de educação nutricional infantil, acesse o nosso blog.

 

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 8
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *