COMER
Volta às aulas: 4 dicas para montar uma lancheira saudável
dicas-para-montar-uma-lancheira-saudavel

Você sabe como preparar uma lancheira saudável para as crianças se alimentarem no intervalo das aulas? Acredite: são muitos os os pais, mães e demais adultos responsáveis pelos pequenos que têm várias dúvidas sobre esse assunto.

Afinal, é comum que, com todas as mudanças da rotina que acontecem com o período de volta às aulas, – como a alteração no horário de dormir e acordar, além das demais atividades rotineiras que passam a dividir o tempo com o dos estudos, – também seja importante voltar a atenção para a alimentação dos pequenos.

Por isso, preparamos dicas para te ajudar a saber como preparar uma lancheira saudável e tornar esse período de retorno à escola mais tranquilo, saudável e gostoso para as crianças. Confira nossas sugestões!

– Você também pode se interessar por: Cuidados com a alimentação infantil na volta às aulas

Como preparar uma lancheira saudável? 4 dicas para colocar em prática!

1. Faça boas escolhas e varie o cardápio

São muitas as opções de alimentos e bebidas que podem compor o lanche das crianças e fazer parte de uma lancheira saudável.

Se você está com dúvidas e não sabe por onde começar, uma boa dica é lembrar de uma combinação infalível, equilibrada e saudável para estar presente na lancheira. Ela é composta por:

Fruta ou legume + carboidrato + proteína + água.

Super nutritiva e dando mais energia para a criança para o resto do dia, essa combinação de nutrientes é uma boa forma de começar a escolher quais serão os ingredientes presentes na lancheira. Algumas opções que você pode apostar são:

Frutas: aposte nas frutas que são fáceis de descascar ou podem ser consumidas com a casca (como uva e banana) ou, então, prepare uma salada de frutas e já deixe-a pronta na lancheira.

Legumes: tirinhas de pepino e/ou de cenoura, assim como tomates cereja, podem ser uma excelente opção de lanche para as crianças. Você pode fazer um molho leve com iogurte, grão de bico (hummus) e/ou ricota para ficar ainda mais gostoso.

Carboidrato: escolha os naturais (como batata e/ou tapioca) ou integrais. Basta montar a lancheira com pães, bolos e biscoitos integrais, de arroz, milho ou multigrãos. Inclusive, você conhece a linha de alimentos para crianças da Vitao? Ela é composta por vários produtos equilibrados, saudáveis, práticos e saborosos que podem estar presentes na lancheira saudável das crianças.

Proteína: aposte no leite e seus derivados (iogurte, queijo branco, ricota, requeijão), patês caseiros de frango, atum ou ovo.

Água: a água deve sempre estar presente na lancheira! Você pode inclusive comprar uma garrafinha “divertida”, que incentive a criança a beber água e ajude a mantê-la sempre hidratada.

– Veja também: Confira as dicas de nutricionistas sobre lanches saudáveis

2. Montem as lancheiras saudáveis juntos!

Agora que você já sabe como montar uma lancheira saudável e tem boas opções de alimentos, que tal aproveitar o momento e chamar o(s) pequeno(s) para participarem da montagem da lancheira?

Converse com a criança sobre os lanches e peça sugestões dela sobre o que ela gosta de comer no colégio. Essa conversa é importante para construir uma autonomia alimentar importante para os pequenos e fará com que ele seja mais consciente das suas escolhas alimentares desde cedo.

Para começar, uma boa ideia é investir nos sanduíches naturais, por exemplo. Eles são versáteis, pois podem ser montados com inúmeros ingredientes, nutritivos e saborosos, sendo uma boa opção de lanche para você montar junto com a criança.

– Confira: Sanduíche natural saiba como comer bem e saudável

dicas-para-montar-uma-lancheira-saudavel

3. De vez em quando, um agrado não faz mal à ninguém

No geral, o consumo de chocolate e doces não deve ser incentivado ou fazer parte da rotina alimentar das crianças. Entretanto, assim como você também pode gostar de comer algo diferente de vez em quando, os pequenos também pode sentir essa vontade.

Por isso, colocar um doce de frutas, um chocolate ou alguma outra “besteirinha” – de vez em quando, é claro, – na lancheira, pode ser algo positivo. Inclusive, hoje já é possível encontrar boas opções desses alimentos. Assim, ao mesmo tempo que o pequeno irá comer algo “diferente” e aproveitar um mimo, a saúde dele não será deixada de lado.

Uma boa opção é apostar no Chocolate Sem Lactose Kids Zero, da Vitao. Ele já vem em uma embalagem pequena, do tamanho ideal para saciar a vontade das crianças de comer um docinho. Além dele, também é possível escolher pelo Chocolate Branco Kids Zero caso o pequeno prefira chocolate branco.

Vale sempre lembrar que o importante é manter o equilíbrio e apostar em um consumo moderado desses alimentos que saem da rotina, mas não tratá-los como “proibidos” ou algo do tipo. Apenas como “besteirinhas” que podem ser consumidas de vez em quando sem grandes problemas.

4. Busque preparar os alimentos mas, se não for possível, faça escolhas inteligentes dos industrializados

Sabemos que nem sempre será possível cozinhar e preparar todos os alimentos que irão integrar a lancheira saudável das crianças.

Por mais que os adultos se organizem para fazer as compras e preparar os lanches, é possível que ocorram imprevistos e as coisas fujam do controle.

Por isso, reforçamos que: sim, o ideal é que os adultos montem as marmitas saudáveis juntos com os pequenos. Que seja possível preparar os lanches da melhor maneira possível e torná-los os mais naturais de acordo com o cenário.

Entretanto, é muito importante saber que existem momentos em que será vital recorrer aos industrializados. E, neste momento, é hora de fazer as boas escolhas para tornar o lanche das crianças mais nutritivo e saudável.

Por exemplo: cookies integrais são interessantes para o pequeno levar na sua lancheira saudável. Entretanto, nem sempre os pais terão tempo para prepará-los. Assim sendo, optar pelos cookies integrais de cacau da linha Kids, da VITAO, pode ser uma excelente saída para manter o lanche saudável e, ao mesmo tempo, saboroso.

Vale complementar a lancheira com uma fruta e uma bebida, eja sela água ou um suco natural.

Com essas dicas, você com certeza sabe mais sobre como preparar uma lancheira saudável! Quer saber mais sobre o assunto? Então confira nossas dicas de cardápio semanal infantil para crianças de 2 a 6 anos e, também, 4 receitas fáceis e divertidas que as crianças podem ajudar a preparar nas férias, – já que alguns desses preparos podem integrar a lancheira saudável dos pequenos, como o bolo de laranja e cenoura.

Referências: IstoÉ, Pão de Açúcar, Revista Encontro


PRODUTOS QUE RECOMENDAMOS