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Alimentação balanceada: conheça os benefícios

 Ao contrário do que muita gente pensa, a alimentação balanceada não é abrir mão do que você gosta, mas sim comer bem e saber quando comer.

A decisão de se adotar uma dieta saudável e equilibrada

Você conhece algum amigo ou vizinho que tem uma rotina de vida atarefada, mas ainda assim é uma pessoa descontraída que consegue ter uma saúde de ferro e sempre está de bom humor? Existem vários fatores para isso, um deles pode ser a alimentação balanceada e saudável que reflete em todos as áreas da vida dele ou dela.

Primeiro, você deve tirar da mente aquela ideia de que dieta balanceada seja uma pessoa negando comer o que gosta e vivendo insatisfeita com isso. Ao contrário, ter uma dieta equilibrada significa comer o que te dá prazer e conciliar com alimentos que podem agregar a sua saúde. Significa saber tirar proveito das pequenas coisas boas da vida, conhecer a si mesmo e saber qual o seu limite.

Os benefícios quando adotamos uma dieta balanceada

Quando uma pessoa decide adotar uma alimentação balanceada, ela começa um processo de autoconhecimento e amadurecimento. Ela vai descobrir do que gosta e o que não gosta e começará a dar importâncias para pequenas coisas da vida, como comer um chocolate ou uma barrinha de cereal.

Ela também irá descobrir um novo mundo culinário, um mundo que não se resume só em ir ao mercado e comprar algo pronto. Mas consiste em pesquisar, fazer, experimentar, estudar novas opções e equilibrar. A sensação de descobrir um cookie novo no lanche ou, experimentar um almoço com ingredientes desconhecidos até então, é simplesmente o máximo.

Quando você tem uma dieta saudável, correta e balanceada, seu organismo responde. Seu humor melhora, seu sono passa a ser mais agradável, sua disposição é maior em relação a atividades e sua imunidade aumenta consideravelmente. No entanto, se sua dieta não é balanceada, seu organismo dará sinais e você será terá que procurar um nutricionista e consequentemente, mudar seus hábitos alimentares. Essa mudança pode ser difícil no início, mas existem meios pelos quais você poderá aprender a fazer a transição de forma mais branda e sem afetar seu equilíbrio emocional.

Mudando hábitos alimentares

Para atingir uma vida saudável e equilibrada é importante ter uma alimentação correta. Para se viver com saúde, seu corpo precisa de uma série de nutrientes como carboidratos para consumir energia, proteínas para construir os tecidos do corpo; fibras, minerais, vitaminas, enzimas e claro, muita água.

Veja a seguir, quais alimentos são importantes incluir na sua dieta:

Frutas e legumes

O Brasil, com seu clima tropical possui uma imensa diversidade de frutas e cada uma delas com suas peculiaridades oferecem muitos nutrientes para o organismo, além de serem gostosas.

Os vegetais se dividem em três “segmentos”, frutas, verduras e legumes e todos eles têm seu valor nutricional. As frutas são uma ótima fonte de nutrientes. Elas possuem vitaminas, fibras, antioxidante entre outros.

As verduras e legumes são as principais fontes de vitaminas e minerais. Quanto mais escuras forem as folhas maior a sua riqueza. Tê-las em seu prato no almoço é imprescindível.

É aconselhado dar preferência por verduras e legumes crus e lavados, pois em altas temperaturas há risco de perderem o valor nutricional.

Proteínas

As proteínas são indicadas para pessoas que querem equilibrar a alimentação, mas também trabalhar com músculos, equilibrar os hormônios (que dependem de uma dieta rica em proteínas para funcionarem bem), manter uma boa articulação, fornecer energia ao corpo, entre outros.

Entre as proteínas mais consumidas estão carnes, ovos, leite, soja, peito de peru, frango e amêndoas.

As proteínas ajudam no balanceamento da saúde, e aliadas com exercícios físicos acabam prevenindo algumas doenças como problemas nas articulações, no sistema nervoso, além de ajudar na recuperação de feridas e cicatrizes.

Grãos e alimentos integrais

Esses alimentos são muito importantes para o balanceamento da alimentação. Além de oferecerem fibras, vitaminas, proteínas e carboidratos. Ajudam também na produção de energia e no equilíbrio de gordura. Conheça alguns benefícios desses alimentos.

O alimento integral é resultado de um refinamento de vários alimentos com alto teor de vitaminas, fibra e proteínas. Os nutricionistas o indicam para pessoas que queiram controlar a insulina no sangue, ganhar massa magra ou equilibrar o apetite.

Os grãos por sua vez, não influenciam tanto nos picos de insulina no sangue e dão mais saciedade para quem os consomem. Ambos os alimentos são encontrados em várias lojas especializadas nesse tipo de produto, inclusive em nosso site.

Os produtos Vitao, por exemplo, são cuidadosamente escolhidos para atender essa demanda. Como a procura por produtos integrais têm crescido nós buscamos oferecer uma variedade deles, que vão de massas, arroz até biscoitos e cookies.

Água

Algo tão simples como beber água revela-se essencial para a vida e a saúde das pessoas. De acordo com os nutricionistas, devemos beber por dia, pelo menos dois litros de água.

Quem não possui o hábito de tomar água o tempo todo, não tem problema, uma alternativa seria os sucos naturais, além de oferecerem vários nutrientes necessários, também hidrata o corpo e renova as células do organismo.

Esses, são alguns dos alimentos que você pode passar a adotar na sua dieta e assim, balancear sua alimentação diária. Acredite, no início você terá de fazer alguns sacrifícios, mas os resultados virão rápido e sua saúde irá agradecer.

Por onde começar minha dieta balanceada?

A alimentação balanceada, nada mais é que um hábito que você pode desenvolver. Não precisa ser algo cheio de sacrifícios e dolorido, você pode aprender a criar uma disciplina pessoal sem exagerar. É importante sempre ter o acompanhamento de um nutricionista, ele irá te aconselhar sobre quais são as deficiências do seu organismo e poderá te indicar uma série de alimentos que podem lhe ajudar.

 

Comece a mudança da dieta alimentar aos poucos, diminuindo gradativamente os produtos gordurosos e lanches em Fast-food. Sempre que possível, dê preferência por frutas, produtos integrais. Permita-se conhecer novos pratos e receitas, inove e divirta-se nas descobertas.

Não basta ser saudável, tem que ser gostoso! Confira nossos cookies integrais na nossa loja online!

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