icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Alimentos calmantes: conheça os seus benefícios

Pressão e estresse estão presente no dia a dia de quase todo mundo. Para acalmar os nervos, aposte na alimentação.

Atualmente, boa parte da população vive uma rotina estressante com pressão no trabalho, jornada dupla, alimentação inadequada, sedentarismo e cansaço. Este estilo de vida tem aumentado o número de alguns problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.

Sintomas ansiedade

  • Apreensão;
  • Sofrer por antecipação;
  • Inquietação;
  • Angústia;
  • Nervosismo;
  • Pensamento acelerado;
  • Medos irracionais;
  • Sintomas físicos: taquicardia, boca seca, rubor, sudorese nas mãos e suor frio.

Sintomas depressão

  • Tristeza profunda e prolongada;
  • Irritabilidade;
  • Angústia;
  • Desânimo;
  • Cansaço fácil;
  • Diminuição ou incapacidade de sentir alegria ou prazer;
  • Insegurança;
  • Pensamentos negativos;
  • Esquecimento ou dificuldade de concentração.

Se você sofre com algum sintoma destas duas condições, é essencial se consultar com um profissional especializado na área de saúde mental (psicólogo ou psiquiatra).

Para os casos mais leves da doença ou só para quem está procurando se acalmar depois de um dia corrido e estressante, a alimentação pode ser uma grande aliada, atuando como calmante natural. Confira os principais alimentos calmantes:

  1. Abacate:

Conhecido pela sua gordura saudável, o abacate é um poderoso antioxidante, que impede o envelhecimento precoce das células. Também é rico em vitamina B, um nutriente essencial para quem procura um calmante natural.

Como consumir? Puro, em vitaminas, saladas, lanches e alguns pratos salgados, como o famoso – e mexicano – guacamole.

  1. Frutas vermelhas

Outro nutriente essencial no combate ao estresse é a vitamina C, encontrado em frutas vermelhas, como amora, morango e framboesa. Uma pesquisa feita na Alemanha com 120 pessoas constatou que aqueles que consumiram a vitamina C apresentavam uma pressão arterial mais baixa e níveis baixos de cortisol.

Como consumir? Pura, em saladas, iogurte natural e cereais, como aveia, chia ou granola. Ah, estas frutas também podem ser congeladas para fazer sorvetes naturais e vitaminas.

  1. Laranja

A mais conhecida das fontes de vitamina C, a laranja está presente no cardápio de quase todos os brasileiros. Por conta de sua casca dura, a fruta demora a estragar e não sofre com amassados.

Como consumir? Puro, suco (mais saudável se não for adicionado açúcar) e saladas.

  1. Ostras

As ostras são fontes naturais de zinco, um mineral com função calmante. Para se ter ideia, uma porção com 5 unidades do fruto do mar tem mais da metade da dose diária de zinco recomendada.

Como consumir? Existem várias receitas para esta iguaria, entre as principais formas estão: consumida com molhos ou com limão.

  1. Nozes

Estas oleaginosas são ricas em alfa-linolénico, um ácido rico em ômega 3. Nutrientes que ajudam a combater a perda de memória, regular o cortisol e a adrenalina.

Como consumir? Puro, em cookies e em sobremesas.

  1. Alface

As substâncias lactucina e lactupicrina – encontradas nos talos das folhas de alface – atuam como calmantes naturais em nosso organismo.

Como consumir? Em saladas.

  1. Espinafre e brócolis

Ricos em vitamina B (nutriente que age como calmante natural), o espinafre e brócolis são essenciais para quem procura alimentos que acalmam. Além desta função, estas verduras são fontes de potássio, ácido fólico, vitamina A e C, magnésio e fosfato. Ingredientes que atuam no bom funcionamento das células e do sistema nervoso.

Como consumir? Em saladas, quiches, puro e em tortas.

  1. Peixes e frutos do mar

Por conter zinco e selênio, os frutos do mar diminuem a sensação de cansaço e ansiedade. O atum enlatado também é fonte do selênio.

Como consumir? Existem diversas formas de se preparar os frutos do mar, podendo ser frito, ensopado, cozido, empanado e muito mais.

  1. Castanha do Pará

Esta oleaginosa também é rica em selênio, um poderoso antioxidante que melhora os sintomas de depressão e auxilia na redução do estresse.

Como consumir? Pura, com outras oleaginosas, e em salgados e doces como cookies, granolas e nuts.

  1. Maracujá

Maracujá é o primeiro alimento que nos vem à cabeça quando pensamos em calmante natural, não é mesmo? E não é para menos, as folhas desta fruta são ricas em alcaloides e flavonoides. Duas substâncias depressoras do sistema nervoso central responsável pela sensibilidade e consciência. Por conta disto, atuam como analgésico e relaxante muscular natural.

Como consumir? Pura, em sucos, doces e também no chá da folha de maracujá.

  1. Plantas medicinais

As plantas medicinais já são conhecidas pelos seus poderes de atuarem como remédios naturais. O chá de camomila, por exemplo, é uma das primeiras bebidas que pensamos quando queremos nos acalmar. Além da camomila, outras ervas que se destacam são: passiflora, valeriana e a erva-de-são-joão. Estas plantas são utilizadas pela indústria farmacêutica no preparo dos remédios para tratar depressões leves e moderadas. As substâncias destas ervas são responsáveis por atuar diretamente nos neurônios, diminuindo a atividade do sistema nervoso e o relaxando.

Como consumir? Em chás e cápsulas em farmácias.

  1. Outros alimentos ricos em vitaminas do complexo B

Como já dissemos acima, a vitamina B é um nutriente que atua como calmante natural. Entre exemplos de outros alimentos com esta vitamina, temos: ricos em vitamina B12 – leite em pó, queijo minas, amêndoas e carnes, e fontes de vitamina B6 – ovo, leite, banana, aveia e batata.

 

Agora você já sabe como se acalmar com a alimentação depois de um dia estressante. Qual é o seu alimento favorito da lista? Conte para a gente. Confira mais dicas de como ter uma vida saudável e equilibrada em nosso blog.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 2
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *