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Alergia ao glúten
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Alimentos para quem é intolerante ao glúten

Confira hoje como é a alimentação de quem não pode comer glúten

Alimentos para quem é intolerante ao glúten

Você descobriu recentemente  que é celíaco e não sabe como vai ser o seu novo cardápio daqui para frente? De acordo com os dados da Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil) esta é a realidade de 2 milhões de brasileiros. Confira no post de hoje uma lista de alimentos para quem é intolerante ao glúten.

Pode parecer que a vida vai ficar mais difícil, mas atualmente já existem disponíveis diversas opções de alimentos substitutos para quem é celíaco ou possuí algum nível de intolerância ao glúten.

 

Alimentos glúten free

Estamos acostumados a consumir massas, pães e biscoitos em boa parte das nossas refeições. Pensando assim, parece uma missão impossível ter uma alimentação em que não tenha o glúten. Contudo, ao parar para pensar, existem diversas opções de alimentos glúten free. Vamos conhecer alguns?

 

  1. Frutas, legumes e verduras

Alimentos para quem é intolerante ao glúten

Além de fornecer boa parte da quantidade diária de nutrientes que o seu organismo precisa, estes alimentos estão liberados para todas as dietas. Enquanto as frutas podem ser servidas no café da manhã, nos lanches entre as refeições principais e como sobremesa, os legumes e verduras não podem faltar no almoço e jantar.

 

  1. Carnes, aves, peixes e frutos do mar

Ricos em proteínas, estes alimentos não contém glúten em sua composição. Você pode consumí-los de diversas maneiras, como frito, assado, ensopado, refogado e por aí vai.

 

  1. Tubérculos

Batata, batata doce, mandioca e mandioquinha são alimentos versáteis e livres de glúten. Eles podem ser servidas cozidos, em forma de purê, fritas, chips e com sua criatividade mandar.

 

  1. Lacticínios

Leite, iogurte, queijo, manteiga, requeijão… todos os produtos lácteos podem fazer parte da dieta de um celíaco. Só lembre de optar pelas opções mais saudáveis, como zero, light e diet.

 

  1. Oleaginosas

Além de saudáveis e nutritivas, as oleaginosas são uma boa opção de lanche para quem não pode consumir o glúten.

 

  1. Farinhas

Você adora preparar as suas próprias receitas de bolos, tortas e salgados, mas não sabe como vai ser agora que não pode usar mais glúten? A boa notícia é que existem diversas opções de farinhas e féculas sem glúten para substituir a opção com trigo nas receitas. Entre elas, temos a de fubá, milho, arroz, amêndoa e os dois tipos de polvilho (doce e azedo).

 

  1. Tapioca

Alimentos para quem é intolerante ao glúten

Popular no nordeste brasileiro, a tapioca começou a ganhar espaço no mercado nacional recentemente. Livre de gorduras e com carboidratos de fácil digestão, o alimento é completamente livre de glúten. Normalmente, os celíacos utilizam a tapioca como um substituto do pão no café da manhã ou jantar.

 

  1. Grãos e sementes

Existem diversas opções de grãos e sementes livres de glúten. Entre elas, temos: arroz, milho, soja, feijão, lentilha, grão-de-bico, quinoa, painço, amaranto, linhaça, chia, gergelim e aveia.

 

Substitutos para o glúten

Apesar de todos alimentos livres de glúten, você acha que não vai conseguir viver sem as massas, tortas, pães e biscoitos? Não se preocupe. Atualmente, existem disponíveis no mercado diversas versões destes alimentos para celíacos.

Por exemplo: macarrão de milho ou arroz, biscoitos de arroz, pães e tortas feitas com outras farinhas e muito mais. Para não correr riscos, é fundamental que você saiba ler rótulos e confira se há ou não glúten na composição do produto.

 

Leia os rótulos com atenção

Se você é celíaco, ler rótulos dos alimentos vai se tornar parte do seu dia a dia. De acordo com a legislação brasileira, todos os produtos devem ter escrito na embalagem se ele contém ou não glúten em sua composição.

É comum comprar um alimento achando que ele é glúten free porque no rótulo está escrito “livre de trigo”. Porém, fique atento, a proteína do glúten está presente em outros grãos que não sejam o trigo.

 

Quais produtos eu preciso ficar atento?

Para facilitar a sua vida, separamos uma lista de alimentos em que você precisa ter cuidado redobrado para confirmar se há glúten.

 

  1. Barrinha e cereal matinal

Boa parte destes alimentos contém glúten em sua composição. Vale ter uma atenção redobrada com os cornflakes (cereais feitos de milho), mesmo sem a farinha de trigo eles podem conter extrato de malte, que também possui glúten em sua fórmula.

 

  1. Aveia

Alimentos para quem é intolerante ao glúten

A aveia, em si, não contém glúten. Porém, na maioria dos casos, ela é processada no mesmo equipamento do trigo e assim, é facilmente contaminada. Por isso, sempre leia o rótulo e confirme se não há mesmo nem o traço do glúten no produto.

 

  1. Sopas e molhos

Produtos industrializados costumam contar com glúten em sua fórmula. Mesmo as sopas e molhos correm o risco de ter a proteína na composição, pois muitas empresas utilizam o trigo como espessante. Como já falamos, sempre leia o rótulo.

 

  1. Bebidas

Muitas bebidas são livres de glúten, como, por exemplo, os sucos de frutas. Quanto aos produtos alcoólicos, os celíacos precisam passar longe de bebidas maltadas.

 

  1. Medicamentos

Muita gente não sabe, mas nem todos os remédios e vitaminas industrializadas são livres de glúten. Portanto, se você é celíaco é essencial que você converse com o médico ou farmacêutico antes de ingerir o remédio.

 

Se descobrir celíaco pode ser um choque e tanto. Mas, como mostramos no post de hoje existem diversos alimentos para quem é intolerante ao glúten consumir. Com o passar do tempo, os novos hábitos se tornam rotineiros e mais fáceis de serem mantidos. A Vitao Alimentos conta com mais de 50 produtos sem glúten para ajudar na sua nova vida, são doces, snacks, cookies, pães, bolos e muito mais.

 

Vitao

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