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Benefícios das frutas
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Benefícios das frutas: vantagens das frutas e como inseri-las na sua rotina

Em uma alimentação saudável é ideal consumir cinco porções de frutas e vegetais por dia. A gente sabe que nem sempre é fácil incluir estes alimentos em uma rotina tão corrida. Por isso, trouxemos os benefícios das frutas e como inseri-las no seu dia a dia sem esforço.

Benefícios das frutas

Benefícios das frutas

Ricas em fibras e diversos nutrientes, cada fruta apresenta os seus próprios benefícios. Por isso, separamos as 10 mais nutritivas e suas principais vantagens:

 

  1. Banana

Fonte de vitaminas do complexo B e C, a banana também é rica em triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina e controla aquela vontade por doces. Apesar de ser mais calórica do que as outras frutas, ela previne cãibras, controla a pressão arterial, auxilia na digestão e acalma o sistema nervoso.

 

  1. Maçã

Por ser rica em pectina, a maçã ajuda a manter os níveis de colesterol equilibrados na corrente sanguínea. Este elemento também dificulta a absorção das gorduras e glicose. Fonte também de potássio, ela elimina o sódio e o excesso de água no corpo. Além disso, a fruta conta com alto teor de vitaminas B1, B2, niacina e sais minerais, como fósforo e ferro.

 

  1. Melancia

Hidratante, com mais de 80% de água em sua composição, a melancia também é um dos alimentos mais ricos em vitaminas do complexo A e B, sendo boa para o coração, olhos, rins e músculos. A fruta também é desintoxicante, limpando tanto o intestino, como o estômago.

 

  1. Abacate

Muita gente tem medo dela por ser fonte de gorduras. Na realidade, a gordura presente na fruta é a monoinsaturada, responsável por elevar o colesterol bom em nosso organismo. O abacate também ajuda a saciar a fome e estimula a cicatrização. Rico em vitamina E, ele é uma excelente opção para quem sofre com doenças cardiovasculares ou precisa reforçar o sistema imunológico.

 

  1. Uvas

O bagaço da fruta contém resveratrol, um elemento que atua reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. A uva também contém flavonóides, um poderoso antioxidante que retarda o envelhecimento precoce e combate os radicais livres e o mau colesterol.

 

  1. Pêra

Benefícios das frutas

Pouco calórica, a pêra é fonte de vitamina A, C e do complexo B. A combinação fibras e água presentes na fruta fazem com o que o alimento seja um poderoso diurético e combata os gases estomacais e intestinais.

 

  1. Laranja

Famosa por ser rica em vitamina C, a laranja fortalece o sistema imunológico, combate o colesterol ruim, controla a pressão arterial, previne gripes e infecções, estimula o sistema circulatório e corrige a acidez excessiva do organismo.

 

  1. Melão

Extremamente nutritivo, o melão é fonte de vitamina C, A e B6, além de potássio, niacina, fibra dietética e ácido fólico. A fruta ajuda a estabilizar a pressão arterial, elimina toxinas do organismo, melhora a visão, combate a insônia e evita a desidratação.

 

  1. Morango

Fonte de antioxidantes, o morango combate os radicais livres em nosso organismo e retarda o envelhecimento. A fruta também contém antocianinas, um poderoso elemento que cuida da saúde do coração. Além disso, ela é pouco calórica, possui cerca de 4 kcal por unidade.

 

  1. Abacaxi

Contendo alto teor de bromelinas, a fruta ajuda na digestão, em especial das proteínas. O abacaxi também tem um enorme efeito cicatrizante e é diurética.

 Como se alimentar bem

Como inserir as frutas na rotina?

Benefícios das frutas

Agora que você conhece um pouco mais sobre os benefícios das frutas, vamos dar algumas dicas para incluí-las no seu dia a dia de maneira simples e prática.

 

  1. Inclua no café da manhã

Você pode picar algumas frutas para misturar com a sua granola e iogurte matinal, ou então tomar um suco natural ou até mesmo uma vitamina. Consumir estes alimentos, com casca e tudo ajuda você a começar o dia com fibras benéficas ao bom funcionamento do sistema gastrointestinal, além de ajudar a reduzir os níveis do colesterol ruim. Uma dica é comer as frutas com granola.

 

  1. Lanchinho nutritivo

Quer um lanche mais prático e saudável do que uma fruta natural e inteira? Basta você tirar o alimento da bolsa, consumir e aproveitar os diversos benefícios dos nutrientes em seu organismo.

 

  1. Prepare uma geléia sem açúcar

Você pode colocar a geléia para incrementar um iogurte natural ou então consumir no pão ou torrada integral. Para fazer a receita é muito simples, basta cozinhar lentamente a fruta escolhida com especiarias, como anis estrelado ou canela. As melhores frutas para fazer geléia, são: pêras, maçãs, pêssegos, manga, laranja, amora e morango. Conheça a linha de geleias Vitao no site.

 

  1. Varie os tipos de frutas

A variedade é essencial para não enjoar do cardápio. Para consumir as cinco porções diárias sem sofrer, é interessante trocar as frutas. A ideia é consumir alimentos de cores diferentes. Ao variar os tons, você também consome diferentes concentrações de vitaminas e minerais.

Lista de produtos integrais

E aí, já está conformado dos benefícios das frutas? Incluí-las no dia a dia é muito mais simples do que parece, não é mesmo? Para continuar vivendo uma vida saudável, confira as nossas dicas no blog.

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