icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Benefícios do gérmen de trigo para prevenção da diabetes

O grão de trigo é dividido em 3 partes: farelo, gérmen e endosperma. O farelo é a camada externa fibrosa, o gérmen fica no centro e é a principal fonte de ácidos graxos essenciais, nutrientes e vitaminas do trigo, já a camada intermediária é o endosperma.

O gérmen de trigo é a parte mais macia e nutritiva do trigo. É rica em proteína, carboidrato, vitaminas do complexo B, F e C, zinco e magnésio.

Conheça as propriedades do gérmen de trigo:

  • Antioxidante natural;
  • Rico em vitamina E;
  • Fonte de vitaminas do complexo B;
  • Alto teor de ácidos graxos essenciais;
  • Fornece fósforo, ferro, zinco e magnésio.

Benefícios:

  1. Aumentar a massa muscular: como é rico em proteína, o gérmen de trigo é recomendando para o desenvolvimento muscular.
  2. Indicado para diabéticos: por possuir um baixo índice glicêmico, este ingrediente é recomendado para pessoas com diabetes que precisam monitorar seus níveis de insulina.
  3. Combate anemia: como é rico em ferro, o gérmen de trigo ajuda a prevenir a anemia.
  4. Regula a pressão arterial: o potássio presente no alimento ajuda a melhorar a circulação e a regular a pressão arterial.
  5. Cuida da pele: como o alimento é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante, ele previne o envelhecimento prematuro.
  6. Fonte de fibras: já comentamos o quanto este alimento é rico em fibras, fato que promove o trânsito intestinal correto. As fibras também controlam a glicemia em pessoas com diabetes e reduz o LDL (colesterol ruim).
  7. Rica em fósforo: por manter o ph natural, o fósforo cuida da saúde dos nossos ossos, dentes e pele.

Diabetes e o gérmen de trigo

Como já comentamos, o gérmen de trigo é considerado uma potência de nutrientes. Por muitos anos, o gérmen era descartado quando se produzia a farinha branca.

Para quem sofre com a diabetes – ou quem quer prevenir a doença – o gérmen de trigo é uma excelente opção para ser inserida no cardápio do dia a dia. Alguns estudos indicam que a presença da vitamina E, em conjunto com a vitamina B, presentes naturalmente no alimento, são responsáveis por reduzir os níveis de açúcares no sangue, ajudando a controlar o nível de glicemia em nosso organismo. Importante lembrar que apesar de seu efeito, consumir o gérmen de trigo diariamente não deve substituir a medicação indicada pelo seu médico especialista.

Apesar de ter pouco efeito sobre os níveis de glicose no sangue, não abuse da quantidade deste alimento, pois devido a sua alta porção de calorias, pode levar ao ganho de peso. Você pode usar esse cereal em diversas receitas, para garantir um sabor diferente e crocância.

Como consumir?

No mercado, existem algumas versões disponíveis do gérmen de trigo. A mais conhecida e acessível é o gérmen de trigo tostado, uma espécie de farelo de trigo com uma cor mais amarelada e cheiro bem específico. Pode ser consumido diariamente uma colher de sopa cheia junto com seu iogurte, fruta ou sobremesas.

Outra forma encontrada é o óleo de gérmen de trigo. Como o óleo é prensado a frio, suas propriedades nutricionais são conservar. Você também pode encontrar diversas marcas do óleo deste alimento em cápsulas, comercializadas em farmácias e lojas de produtos naturais. Fique atento a recomendação do fabricante para saber a quantidade certa a ser consumida, ou então, converse com o seu médico e/ou nutricionista.

A Vitao Alimentos conta com alguns produtos com gérmen. Que tal deixar a sua vida mais saudável com este alimento no seu dia a dia? Acesse nosso site e compre online.

 

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 4
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *