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Café da manhã saudável
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Café da manhã saudável: dicas para você começar o seu dia bem!

Você sabe por que o café da manhã é considerado a principal refeição? Saiba nesse post a importância de um café da manhã saudável!

Existe um famoso ditado em que se diz: “tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um plebeu”. Pode parecer besteira, mas essa sabedoria popular deve ser levada a sério na intenção de manter seu organismo saudável e equilibrado.  Mas você sabe por que um café da manhã saudável é tao importante? É com ele em que quebramos o jejum da noite, encontramos energia suficiente para começar o dia e despertamos o nosso metabolismo.

Enquanto estamos dormindo, os hormônios trabalham em nosso corpo digerindo tudo o que comemos na noite anterior. Quando acordamos, precisamos quebrar o tempo de jejum que tivemos durante o sono. Por isso o desjejum, ou café da manhã, é extremamente importante. É essa refeição que aumenta a taxa de açúcar em nosso corpo e fornece, aos músculos e cérebro, força para começar um novo dia. Se não comemos em até uma hora depois que despertamos, o corpo começa a buscar a energia em alguma outra fonte. Em geral, ele encontra o que precisa drenando as reservas que estão armazenadas em nossos músculos.

Como tornar o café da manhã saudávelCafé da manhã saudável com frutas e iogurte

Procurar manter o equilíbrio nutricional no cardápio é essencial para se ter um café da manhã saudável. Para isso, devemos tentar nos alimentar durante a primeira refeição com os seguintes grupos de alimentos: carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis e fibras.

  • Inclua Carboidratos: Considerada uma das principais fontes de energia, os carboidratos são essenciais no desjejum. Cereais, panqueca, tapioca e crepioca são alguns exemplos desses alimentos. Você também pode consumir bolos, pães ou torradas e se puder, opte pelas versões integrais, que mantém a saciedade por mais tempo e são fontes de fibras.

Café da manhã saudável com bolo

  • Proteínas: Por ser digerida lentamente pelo nosso organismo, as proteínas mantêm a saciedade e regulam a taxa de açúcar no sangue. Para o café da manhã, aposte em ovos, leite e seus derivados. No caso dos queijos, dê preferência para aqueles que apresentam pouca quantidade de gordura, como ricota, cottage e queijo branco.

Café da manhã saudável com pão e queijo

  • Gorduras Saudáveis: Considerada um inimigo até pouco tempo atrás, as gorduras (saudáveis) trazem inúmeros benefícios ao organismo. Além de também auxiliarem na manutenção da saciedade, elas atuam na absorção de vitaminas e fortalecem a imunidade. Os melhores exemplos desse tipo de alimento são: abacate, óleo de coco, oleaginosas (castanha do pará, castanha de caju e amêndoas) e açaí.

Café da manhã saudável com mix de nuts

  • Acrescente Fibras: Fundamentais numa alimentação e para o café da manhã saudável, as fibras atuam regulando o funcionamento do intestino, melhorando a digestão e prevenindo picos de insulina no sangue. Para adicioná-las à sua primeira refeição do dia, opte por frutas (de preferência natural), cereais, aveia e pães e bolos em suas versões integrais.

Café da manhã saudável com granola e frutas

No meio da rotina corrida, parece impossível ter o desjejum de forma saudável e equilibrada com todos os grupos nutricionais necessários para começar bem o dia. Para ajudar você, vamos dar algumas dicas para não perder tempo na cozinha e ter um café da manhã repleto de saúde e equilíbrio.

Aproveite a Noite Anterior:

Boa parte da população adora ficar uns minutinhos a mais na cama, não é mesmo? Se você é desses que gosta de dormir mais um pouco, aproveite a noite anterior para deixar o seu café da manhã encaminhado:

  • Deixe as frutas que você irá consumir já lavadas e cortadas dentro de um pote transparente ou identificado.

Café da manhã saudável com frutas picadas

  • Congele frutas picadas e pela manhã faça uma vitamina cremosa e fresquinha em apenas alguns minutos. Basta bater no liquidificador o seu iogurte natural favorito e as frutas congeladas escolhidas. Se quiser deixar ainda mais saudável, adicione cereais, como chia e linhaça.

Café da manhã saudável com iogurte

  • Prepare em um potinho e deixe na geladeira, uma mistura com seu iogurte favorito, frutas e alguma gordura saudável, como oleaginosas, aveia ou cereal.

Café da manhã saudável com frutas e iogurte

Deixar a Mesa Posta:

Se você não abre mão de tomar o seu desjejum confortavelmente na mesa toda manhã, deixe ela mais ou menos pronta na noite anterior. Você pode deixar a louça limpa e tudo que não é de geladeira já posto. Só não vale esquecer de buscar os itens gelados pela manhã.

Organização:

A organização é fundamental para poupar tempo em qualquer área da sua vida, e com a alimentação também não pode ser diferente.

Para não perder alguns minutos toda manhã escolhendo o que comer, você pode montar um cardápio semanal durante o final de semana. Assim, você consegue pensar com calma em refeições saudáveis e equilibradas e poupa tempo durante a correria da semana.

Outra boa dica é organizar uma área de sua despensa com tudo o que usa no café da manhã. Dentro desse espaço, você pode separar cestas por tipos de alimentos. Por exemplo, a “cesta dos carboidratos” com pães, torradas, bolos e tapioca, e a cesta das “gorduras saudáveis” com oleaginosas, aveia e cereais. Dessa forma, além de ser mais prático pela manhã, você tem um maior controle dos grupos nutricionais que está consumindo.

Da mesma forma que foi feito no armário, também é interessante deixar um espaço exclusivo dentro da geladeira com os ingredientes necessários para a primeira refeição do dia. A ideia de deixar tudo separado por cestas ou bandejas também vale para cá.  Assim, na hora em que precisar, é só pegar na geladeira os itens escolhidos.

A Vitao quer ajudar você a deixar seu café da manhã mais equilibrado e saudável, e para isso, conta com uma seleção de produtos. Temos algumas opções de nuts e granolas para você escolher, além de biscoitos integrais, 3 tipos de aveia (farinha, em flocos grossos e finos) e mix de bolos e pães que você pode deixar pronto na noite anterior.

Agora que você tem todas essas informações e dicas, seu café da manhã tem tudo para ser ainda mais saudável e equilibrado. Afinal, o seu corpo é a sua casa.

Saiba também a importância de ter uma alimentação saudável em todas as refeições neste post.

Não deixe de conferir as nossas granolas e experimente no seu café da manhã!

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01 Comentários

  1. Cláudia Alves de Brito

    novembro 29, 2017
    Parabéns pelo qualidade do trabalho de vocês!