icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Cuide
Como Acelerar o Metabolismo

Você tem se sentindo devagar ou/e com pouca energia? Esses sintomas podem ser reflexo de um metabolismo lento.

O metabolismo, em poucas palavras, é a transformação dos alimentos que consumimos em energia utilizável para o corpo. Isso é um processo biológico do organismo, em que a energia extraída dos ingredientes resulta na velocidade em que seu corpo queima calorias.

Um metabolismo acelerado, além de contribuir para a perda de peso, é essencial para quem quer levar uma vida com mais saúde, equilíbrio e energia. Para ajudar você a acelerar o seu, vamos dar algumas dicas:

Melhore sua Alimentação:

Como já sabemos, o metabolismo está diretamente ligado à alimentação. A qualidade do que consumimos pode influenciar tanto positivamente quanto negativamente no processo.

– Carboidratos –

Essenciais para acelerar o metabolismo, os carboidratos são fontes de energia aos músculos, cérebro e às células do sangue. As nutricionistas, Lyssie e Tammy Lakatos, classificam os carboidratos em seu livro, “Acelere Seu Metabolismo”, da seguinte forma:

  • Sempre: alimentos desse grupo nutricional que apresentam um baixo índice glicêmico. Esse tipo de ingrediente mantém estável os níveis de insulina no sangue, evita o sobe e desce da glicose e deixa o corpo saciado por mais tempo. Grãos integrais, legumes, frutas e verduras são alguns exemplos. Além dos benefícios apresentados, esses carboidratos são ricos em fibras e pobres em gorduras, o que faz com que eles levem mais tempo para serem digeridos.

Como Acelerar o Metabolismo: grãos

  • Às vezes e raramente: Pobre em fibras, esses carboidratos são ricos em açúcar e aditivos. Por ser de alto valor glicêmico, os alimentos refinados são digeridos rapidamente e mantém a saciedade por pouquíssimo tempo. Todas essas situações influenciam negativamente o metabolismo, deixando ele mais lento. Alguns exemplos desse tipo de carboidratos são: arroz branco, doce, açúcar, bolo e biscoito.

Como Acelerar o Metabolismo: carboidratos

– Proteínas –

Todo mundo já deve ter escutado que as proteínas estão diretamente ligadas na formação de músculos. Além disso, os alimentos desse grupo nutricional consomem as calorias mais rapidamente e diminuem a velocidade de digestão dos carboidratos. Se puder, opte pelas proteínas magras, como: patinho, lagarto, frango, peixe, ovo, ricota, rosbife, cottage, soja e derivados.

– Gorduras –

Apesar de ser inimiga da opinião pública, as gorduras são fundamentais para acelerar o metabolismo. Além de retardar a digestão do carboidrato, elas permitem que a energia seja gasta da melhor forma. Prefira as gorduras que ajudam a limpar as artérias, como oleaginosas (castanhas, amêndoa e nozes), amendoim, pinhão, pistache, azeite de oliva extra virgem, abacate e sementes (abóbora, gergelim e girassol).

Como Acelerar o Metabolismo: grãos 

Faça Mais Refeições com Porções Menores:

Ao invés de apostar em 3 refeições em grandes porções, prefira fracionar o seu cardápio com 6 pequenas refeições. Você pode fazer nessa ordem: café da manhã – lanche da manhã – almoço – lanche da tarde – jantar – ceia. Dessa forma, o seu organismo entende que ele não vai ficar tanto tempo sem se alimentar e, por isso, não precisa economizar e estocar calorias.

Pratique Exercício Físico:

A atividade física é essencial na manutenção de uma vida saudável e na aceleração do metabolismo. Especialistas indicam que precisamos movimentar o corpo por, no mínimo, 30 minutos por dia. Eu sei, a sua rotina é corrida e sem tem tempo para se exercitar, mas isso não significa que você precisa ficar parado. Pular corda, subir escadas, dançar, lavar o carro, caminhar, passear com o cachorro… qualquer coisa que faça você se mexer já vale a pena.  A prática de atividade física é responsável por 50% do sucesso no objetivo de acelerar o metabolismo.

Como Acelerar o Metabolismo: exercícios físicos

– Musculação –

Conforme os anos passam, os músculos de nosso corpo começam a encolher e a gordura passa a ocupar o lugar deles. Para recuperar os músculos, a prática de musculação e atividade física são essenciais.

Beba Bastante Água

Quem já ouviu dizer que precisamos tomar, no mínimo, 2 litros de água por dia? Se você tinha dúvida se era realmente necessário ou não, a resposta é SIM! Beber muita água é essencial para acelerar o metabolismo e eliminar de nosso organismo toxinas, gordura e sódio.

Outras Pequenas Dicas Para Acelerar o Metabolismo:

  • Se você é uma formiguinha e não consegue ficar sem o docinho, prefira consumir na hora da sobremesa. O almoço segura o índice glicêmico do açúcar e evita os picos de insulina no organismo.
  • Comece a sua refeição pela salada e legumes que possuem poucas calorias e são ricos em fibras e nutrientes. Além disso, consumindo esses alimentos por primeiro, a fome é reduzida e você acaba diminuindo o consumo dos demais ingredientes do prato.
  • Se o seu almoço é basicamente uma salada com verduras e legumes, o seu metabolismo está fadado a ficar lento. Por serem alimentos de baixíssimas calorias, eles não fornecem energia suficiente para o seu organismo e nem garantem saciedade por um longo período. Junte ao seu prato uma fonte de carboidrato (prefira os integrais), uma proteína magra e uma das gorduras saudáveis.

Agora que você já tem algumas informações necessárias para acelerar o seu metabolismo, confira a seleção de produtos saudáveis que a Vitao tem a oferecer. São várias opções de massas e snacks integrais, sementes e grãos, lanches saudáveis e cereais matinais.

Veja no nosso site as deliciosas e saudáveis opções de granola disponíveis e confira nosso post sobre alimentos para aumentar a imunidade

Granolas Vitao

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 1
    pessoa gostou disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *