icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Como começar uma dieta saudável

A grande maioria das pessoas almejam manter-se em boa forma, o que é positivo e saudável. Como uma boa saúde começa com uma alimentação correta, nada mais natural que obedecer uma dieta nutritiva e bem balanceada.

Seja por que você precise perder peso para alcançar as medidas que deseja ou simplesmente ter uma vida mais saudável, saiba que sentir-se bem consigo mesmo tem grande impacto em sua auto-estima. Mas é importante lembrar que fazer uma dieta exige preparo. A alimentação é uma das partes mais importantes de nossa saúde, e qualquer alteração significativa dos seus hábitos alimentares deve ser feita com cuidado. Aqui vão algumas dicas para esse processo.

Por que preciso fazer uma dieta?

Se você decidiu que precisa perder peso para reduzir medidas ou melhorar sua saúde, é importante fazer essa pergunta a si mesmo, assim como uma série de outras, como:

-Minha alimentação não é a ideal para minha saúde?

-Eu estou acima do peso ou minhas medidas estão fora do que desejo?

-A vontade de fazer dieta vem de dentro ou eu sofro influência ou pressão de outra pessoa?

-Isso é importante para minha saúde ou é apenas pela questão estética?

-Vou ficar mais feliz com os resultados?

Tais perguntas são importantes, pois fazer uma dieta envolve uma série de questões psicológicas e emocionais que precisam ser levadas em conta. Feitas essas perguntas, reflita sobre qual seria, na sua opinião, seu peso ideal e as medidas que você quer alcançar. Essa reflexão é importante para você avaliar se de fato um regime é a melhor opção e se seus anseios são realistas. Caso não sejam, é provável que, ao tentar perder muito peso, sua saúde seja afetada. Lembre-se: Os principais motivos para você querer perder peso devem ser sua saúde e seu bem estar.

Procure um especialista 

Como começar uma dieta saudável

Antes de adotar qualquer regime alimentar vá a um médico para uma avaliação física. Dessa forma você fica a par de sua condição física, como seu IMC (Índice de Massa Corporal). Você também pode pedir a indicação de um nutricionista à seu médico, que é igualmente importante no processo. O acompanhamento desses profissionais é imprescindível para garantir sua segurança e bem estar, independente se você está acima do peso ou para melhorar sua saúde.

Com a ajuda do Nutricionista, você pode planejar sua dieta com confiança e segurança, pois ele vai te orientar sobre quais são suas necessidades específicas. Sua rotina no dia-a-dia tem impacto sobre que tipo de alimentação você precisa ter, sobretudo se você faz atividades físicas. Essa orientação é a maneira mais garantida de adotar uma dieta saudável e segura.

Existem inúmeras publicações e sites com dicas de emagrecimento ‘milagrosas’ e planos completos de dieta que prometem maravilhas para seu corpo. A verdade é que cada organismo se comporta de maneira distinta, principalmente se seu objetivo é perder peso. Deve-se levar em conta o histórico familiar (casos de obesidade na família), seus hábitos alimentares, seu metabolismo e quanto peso você pode perder sem danos. Não é apenas questão de ser realista; é também agir com responsabilidade.

Caso você esteja acima do peso ou com um quadro de obesidade, o acompanhamento torna-se obrigatório. Isso pois os riscos de doenças circulatórias, hepáticas e pancreáticas (como o diabetes) tendem a ser maiores nesses grupos.

Crie seu plano de alimentação

Como começar uma dieta saudável

Assim que seu nutricionista te orientar sobre quais são os alimentos mais indicados para sua dieta, você pode começar a se planejar. Crie um cronograma de suas refeições para a semana, especificando o horário de comer e o tamanho da porção. Caso precise comer fora de casa, anote tudo que comeu e a quantidade. Consulte seu nutricionista regularmente e o mantenha a par desse planejamento, pois ele pode determinar mudanças e adaptações em sua dieta, sobretudo após o surgimento dos primeiros resultados.

Outro fator que auxilia no cumprimento da dieta é ter alguém próximo que também está fazendo. Assim você tem com quem compartilhar suas dúvidas e dificuldades, assim como comemorar suas conquistas. Esse suporte mútuo é um aliado muito valioso contra a desmotivação.

Lembre-se de anotar também todos os resultados positivos alcançados, como melhora do humor, disposição, sensações positivas no organismo e mudanças nas medidas.

Comece devagar

Independente de sua pressa em adotar uma nova rotina nutricional, não radicalize seus hábitos alimentares. Simplesmente cortar repentinamente alimentos de sua dieta gera um choque que afeta sua condição psicológica e emocional, dificultando o processo de emagrecimento. O ideal é começar aos poucos a substituir as comidas gordurosas ou pouco saudáveis por alternativas mais nutritivas. Assim você e seu corpo começam a se habituar com o novo ritmo e com o tempo essas substituições passam a ser mais fáceis de fazer.

É também importante estipular algumas metas de perda de peso ou de abandono de certos hábitos, mas também sem radicalizar. Para quem está numa dieta de emagrecimento, esse equilíbrio é ainda mais importante. A sensatez ao definir quanto quer emagrecer em determinado espaço de tempo evita frustrações e a sensação de ineficácia de sua dieta. A forma mais segura de definir seus objetivos nesse sentido é através do acompanhamento especializado.

Exercício é fundamental

Como começar uma dieta saudável

Mesmo que você decida adotar uma dieta bem restritiva, os efeitos só serão expressivos se ela for aliada à atividades físicas. A conjugação de uma boa alimentação com exercícios favorece seu metabolismo, fazendo você aproveitar melhor o que come.

No caso do emagrecimento, essa união acelera consideravelmente a redução de medidas através da queima de gorduras localizadas, além de fortalecer seus músculos e adquirir mais resistência.  A redução de medidas e a sensação de bem-estar e disposição proporcionadas pelos exercícios físicos te fazem sentir que sua vida está mais ativa e saudável.

Não se deixe seduzir

Quanto maior for sua disciplina ao seguir a dieta, mais claros serão os resultados. Isso não significa nunca comer algo que você goste, mas é só saber dosar e não exagerar nesses momentos de comer suas delícias preferidas. É comum usarmos a comida como maneira de extravasar. Não use as dificuldades diárias como motivo para esquecer seu compromisso de ser mais saudável. O equilíbrio é a chave.

Lembre-se: começar uma dieta é uma decisão que exige comprometimento. Todas as mudanças de hábito tendem a ser difíceis no início. Portanto, tenha sempre em mente o seu objetivo e foque nele. Assim que os primeiros resultados positivos começarem a aparecer você provavelmente não vai mais voltar atrás.

Para você ter aquela ajuda tão preciosa em sua busca da dieta saudável, na Vitao você encontra uma grande variedade de produtos deliciosos e que fazem bem. Pois ter uma vida saudável é uma delícia!

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 3
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *