icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Como Ter Uma Alimentação Saudável?

A rotina corrida e estressante tem feito com que, cada vez mais, as pessoas optem por ficar horas sem comer ou apostar em lanches rápidos nos fast-foods. Esses maus hábitos têm sido a porta para algumas doenças comuns, como obesidade, anemia, colesterol alto e outros.

Como sabemos que o seu dia a dia é agitado, vamos dar algumas dicas simples e práticas para que você consiga manter  hábitos alimentares de qualidade e saudáveis.

Antes de começarmos com as dicas, é importante ressaltar que estamos procurando uma alimentação saudável e equilibrada, ou seja, a preocupação é com a quantidade de nutrientes no alimento e não quantas calorias ele possui.

Dicas:

– Consuma, de forma variada, frutas, verduras e legumes. Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, eles auxiliam na prevenção de doenças e retardam o processo de envelhecimento da pele.

– Não pule o café da manhã, mesmo que isso signifique que você precise acordar mais cedo. Essa refeição é essencial para fortalecer o seu organismo e fornecer energia suficiente para começar o dia. – No nosso blog, temos um post dando dicas para ter um café da manhã saudável.

– Troque os carboidratos refinados pelos integrais. Isso vale para pães, biscoitos, arroz, macarrão e mais. Inclua no seu dia a dia a aveia, quinoa, linhaça e amaranto. Você pode usar esses cereais em saladas de frutas, iogurte e saladas.

– Prefira consumir as gorduras saudáveis, como o ômega 3. Conhecido como óleo de peixe, essa gordura insaturada apresenta diversos benefícios, entre eles: reduzir as dores causadas pela artrite, elevar as taxas do bom colesterol (HDL), reduzir a pressão arterial e funcionar como um anti-inflamatório. O ômega 3 também pode ser encontrado na semente de linhaça e chia.

– Tempere a sua comida com ervas frescas e temperos naturais, como manjericão, tomilho, cebola, páprica e muito mais. Além de darem um sabor incrível ao prato, eles podem proporcionar diversos benefícios. O alho, por exemplo, auxilia no controle da pressão arterial, já o gengibre ajuda a acelerar o metabolismo, enquanto a cúrcuma possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

– Sim, comer de 3 em 3 horas é uma dica super válida. Comer mais vezes faz com que a gente consuma porções menores e evite ficar beliscando entre as refeições.

– Tente consumir os alimentos da forma mais natural possível. Se for comer um macarrão semi pronto, por exemplo, faça você mesmo o molho para acompanhar.

– Parece que não, mas o lugar em que decidimos comer faz toda a diferença. Prefira lugares tranquilos e que você possa consumir sem pressa. Fazer as refeições em frente à televisão, por exemplo, faz com que percamos a noção da quantidade que estamos ingerindo.

– Mudar os hábitos alimentares não é fácil, mas seja persistente que, no fim, tudo vai dar certo.

– Faça um diário alimentar onde você anota todas as suas refeições. Escreva todos os alimentos que consumiu durante o dia e a quantidade. Dessa forma, você percebe os erros que comete de maneira mais fácil. Por outro lado, também é um estímulo quando percebemos que estamos disciplinados e determinados.

– A hidratação é essencial. Consuma, pelo menos, dois litros de água por dia. Além de ajudar a hidratar a pele, a água é fundamental para transportar vitaminas hidrossolúveis, como a B1, B2, B5. B12 e a C.

– Tente consumir menos açúcar no seu dia a dia, o tornando a exceção e não a regra diária. Alimentos que possuem uma grande quantidade de açúcar refinado passam por diversos processos químicos, os transformando em calorias vazias (sem valor nutricional).

– Por fim, lembre-se de aproveitar um pouco todos os grupos nutricionais. As guloseimas e fast foods até são liberados esporadicamente, eles só não podem se tornar parte de sua rotina alimentar.

Saiba como mudar seus hábitos e ter uma boa alimentação com o nosso post sobre dicas de alimentação saudável. Conheça também nossos produtos saudáveis como a granola sem adição de açúcar!

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 7
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *

01 Comentários

  1. Catia orondina silva

    novembro 29, 2017
    Quero reeducar minha alimentação.