icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Frutas desidratadas: conheça os benefícios

As frutas desidratadas, muitas vezes, só são lembradas durante o natal e ano novo. Contudo, o consumo regular destes alimentos podem trazer diversos benefícios ao nosso organismo.

Você sabia que as frutas desidratadas são divididas em dois grupos? Os frutos secos oleaginosos (amêndoas, castanha de caju, nozes e outros) e as frutas secas (damasco, uva passa, banana, figo e outros).

Rica em gorduras saudáveis, as oleaginosas trazem diversas vantagens ao organismo. Contudo, seu consumo deve ser moderado, pois por ser muito gordurosa, pode acabar fazendo mal ao seu corpo.

As frutas secas mantêm todos os nutrientes da fruta in natura. Esses alimentos devem ser conservados em ambiente fresco ou na geladeira. Com refrigeração elas duram até quinze dias, já em temperatura ambiente devem ser consumidas em até cinco dias.

Benefícios das frutas secas:

Frutas desidratadas

Além de deliciosas, as frutas secas podem ser consumidas de formas variadas. Além da forma natural, elas acompanham muito bem sobremesas, pratos salgados e saladas. Por isso, se você não é fã do toque agridoce, saiba que existem outras diversas maneiras de aproveitar os benefícios que esses alimentos têm a oferecer.

  • Altos níveis de fibras: normalmente, as frutas secas contêm mais fibras do que a mesma quantidade de porção das suas versões in natura. As fibras são as melhores amigas do sistema digestivo, contribuindo para um bom funcionamento e garantindo uma maior sensação de saciedade ao ser consumida. Além destes benefícios, elas também ajudam a prevenir a obesidade, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
  • Antioxidantes: algumas frutas secas, como tâmaras e figos, são excelentes fontes de antioxidantes. Polifenóis vegetais (um dos antioxidantes), por exemplo, são usados no combate às doenças cardíacas, câncer, osteoporose, diabetes e doenças neurodegenerativas.
  • Densidade dos nutrientes: como quase toda água é retirada dos frutos secos, os nutrientes presentes são condensados num pequeno volume. Damascos, passas, ameixas e figos, por exemplos, contém grandes quantidades de beta caroteno, vitamina E, ferro, magnésio, potássio e cálcio.
  • Pouca gordura e energia: as frutas secas possuem muito pouco ou nenhuma gordura. Contudo, contém um número mais alto de calorias, se tornando uma fonte rápida e natural de energia e uma forma saudável de ganhar peso.

Frutas desidratadas: conheça os benefícios

  • Ricas em Vitamina A: algumas das frutas secas, como o damasco, são fontes poderosas da vitamina A, um importante nutriente para a visão e o fortalecimento do sistema imunológico.
  • Ricas em Vitamina B: as frutas secas são extremamente ricas em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e também em ácido pantotênico, dois nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunológico.
  • Ricas em minerais: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês são alguns dos minerais presentes nesses alimentos. Eles desempenham funções estruturais e biológicas vitais para manutenção do organismo.

Frutas desidratadas: uva passa

  • Função cicatrizante: as uvas passas, por exemplo, ajudam no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos, combatendo doenças renais e até a anemia. Elas também podem ser um bom auxílio na prevenção da osteoporose.
  • Doces: por serem docinhas, as frutas secas são uma excelente opção para quem está com vontade de comer um doce, mas não quer consumir um alimento rico em açúcar.

Benefícios das oleaginosas:

Frutas desidratadas: conheça os benefícios

Conhecidas como lanchinhos práticos, as oleaginosas também podem ser fontes de diversos benefícios. Vamos conhecer alguns destes alimentos e suas vantagens?

  • Castanha do Pará: rica em ômega 3 e extremamente nutritivas, essas castanhas ajudam a proteger o coração. A gordura presente neste alimento auxilia na diminuição dos níveis de colesterol “ruim” e aumenta o colesterol “bom”. Além disso, possui o selênio em sua composição, um excelente nutriente no combate ao câncer.
  • Castanha de Caju: rica em minerais, fibras e ômega 3, essa oleaginosa fornece energia imediata para o corpo, combate o câncer e promove ações positivas para o sistema cardiovascular. Também ajuda a amenizar os sintomas da TPM e menopausa.
  • Pinhão: famoso no sul do país, o pinhão é conhecido por manter a saúde do coração. Por ser rico em vitaminas E e K, ferro, cobre e manganês, esse alimento atua também na saúde dos olhos e com ação antioxidante – que impede o envelhecimento precoce.
  • Pistache: também rico em ômega 3, o pistache é fonte de potássio, magnésio e ferro. Importantes na hora de controlar a pressão arterial, para a saúde dos ossos, na prevenção de diabetes e no funcionamento do sistema imunológico.
  • Macadâmia: extremamente nutritiva, a macadâmia é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, selênio, ferro, cálcio, cobre e zinco. Com tantos nutrientes, a oleaginosas previne alguns tipos de câncer, como útero, mama e estômago. Além disso, é benéfica ao intestino por ser rica em fibras.
  • Nozes: além do ômega 3, as nozes também são fontes de ômega 6. Um excelente nutriente para quem quer controlar os níveis de colesterol. Esses nutrientes também beneficiam a saúde cardiovascular, ajudam na prevenção do câncer de próstata, melhora a qualidade do sêmen e garante boas noites de sono.
  • Avelãs: são ricas em cálcio, magnésio e fibras, ou seja, são excelentes para a saúde cardiovascular, protegem as articulações e os ossos e também ajudam no trato do sistema digestivo.
  • Amêndoas: uma das oleaginosas mais conhecidas e consumidas, as amêndoas são ricas em diversos nutrientes essenciais para o nosso corpo. Entre eles estão, os agentes antioxidantes, as fibras, vitamina E, cálcio, fósforo e magnésio. Consumir regularmente este alimento aumenta os níveis de energia, beneficia a saúde cardiovascular, previne o câncer e melhora o desenvolvimento do neném durante a gestação.

Agora que você já é um especialista nos benefícios que as frutas desidratadas fornecem, conheça os mix de nuts e frutas secas que a Vitao Alimentos tem a oferecer. Seus lanchinhos nunca foram tão saudáveis, nutritivos, deliciosos e práticos.

Lanches Vitao

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 2
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *