icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Legumes congelados são saudáveis?

Apesar de práticos e saudáveis, muita gente ainda fica em dúvida se os legumes congelados são saudáveis ou não. Venha descobrir.

Numa rotina corrida a praticidade é uma grande aliada, não é mesmo? Apesar de práticos, os legumes congelados ainda geram muitas dúvidas. Principalmente pelos consumidores associarem alimentos congelados a uma perda de qualidade e um valor nutricional baixo. Contudo, uma cenoura congelada não é menos nutritiva do que uma fresca, podendo até conservar o seu sabor e textura original.

E o que isto significa? Legumes congelados são sim saudáveis e possuem a mesma quantidade de nutriente do que original. Então, que tal aproveitar?

Congelamento de legumes feito por empresas

Nas prateleiras dos mercados já é possível encontrar diversas opções de legumes congelados. No processo de ultracongelamento, as frutas, verduras e legumes que serão congelados são colhidos em seu ponto de maturação e passam pelo processo de forma imediata.

Logo após a colheita, os alimentos são mergulhados rapidamente em água fervente, para depois serem congelados da forma mais rápida possível em temperatura de 40 graus negativos. Desta forma, a conservação de sabor, textura, cor e cheiro fica o mais próximo possível do original.

Congelar legumes em casa

O congelamento de legumes é uma boa opção para quem não tem tempo, precisa de praticidade e quer uma alimentação saudável. Se congelados corretamente, os alimentos duram, em média, 6 meses. Temperos, como alho e cebola só duram 1 mês.

Dicas para congelar os legumes em casa

  • Compre alimentos de boa qualidade e frescos;
  • Retire as cascas que não são comestíveis e lave bem os legumes;
  • Corte o alimento da maneira que você vai querer usar depois, como em cubos, ralado ou em rodelas;
  • Processo de escaldar ou branqueamento: coloque os legumes por cerca de 30 segundos a 2 minutos em água fervente. Retire da água e coloque em um pote com água e gelo. Seque os alimentos em um pano limpo e congele ainda com excesso de água, para deixá-los com uma textura mais mole após o descongelamento.

Tipos de congelamento

O tipo de congelamento é diferente para cada legume. Por exemplo, alguns podem ser congelados crus, enquanto outros precisam ser cozidos ou escaldados previamente. Confira:

 

Alimento Para congelar Preparação culinária
Cebola, salsinha Lavar e picar Saladas ou preparação de alimentos
Manjericão Escaldar Saladas ou molhos
Cenoura, pimentão, vagem, brócolis, espinafre Lavar, cortar e escaldar Saladas refogadas, sopas ou cozidos de carne
Batata, batata doce, abóbora, mandioquinha Lavar, cortar e escaldar Cozidos, assados, sopas, purês ou batatas fritas
Tomate Lavar Molhos ou refogados de carnes
Beterraba Lavar e escaldar Cozidos ou sopas
Berinjela Lavar, cortar e escaldar Saladas refogadas ou sopas
Couve, abobrinha, nabo Lavar, cortar e escaldar Saladas refogadas, sopas, cozidos ou refogados de carnes
Feijão Cozinhar e congelar com caldo Temperar e aquecer até ferver
Milho, ervilha Lavar e escaldar Saladas refogadas, molhos ou cozidos de carnes

Fonte: Tua Saúde

Como embalar para congelar?

A principal dica aqui é etiquetar todos os legumes congelados com a data do congelamento e o prazo de vencimento (cerca de 6 meses). Os alimentos também precisam ser embalados em sacos específicos, recipientes de plástico ou vidro com tampa. Outros cuidados essenciais são:

  • Congelar em quantidade que serão usadas quando forem descongeladas, pois os legumes grudam um no outro durante o processo;
  • Se for utilizar o saco de congelamento, retire todo o ar do recipiente e feche bem;
  • Se for utilizar um recipiente de vidro ou plástico, tampe bem o pote para que o cheiro do alimento não passe para os outros dentro do congelador.

Congelar temperos e ervas

Ainda pensando na praticidade, que tal congelar temperos e ervas para facilitar a sua vida na cozinha? Escolha os seus ingredientes favoritos, lave, corte e seque bem antes de embalar para o processo de congelamento (não precisa da etapa do choque térmico). Importante ressaltar: as ervas precisam estar bem sequinhas, pois se elas ainda estiverem úmidas, não vão ficar com uma aparência boa após o congelamento.

Outra forma popular de congelar as ervas é as colocando em forminhas de gelo e completando com azeite. Quando precisar, é só retirar o cubinho e esquentar na panela.

Como descongelar?

Tão importante quanto o processo de congelar é o descongelamento. A melhor forma de fazer é colocando o que você pretende usar na geladeira um dia antes. Se você não tiver planejado o seu cardápio semanal e decidir o que quer descongelar na hora que for cozinhar, tire alguns minutos para colocar o recipiente ou saquinho de legumes em água fria. As ervas, como manjericão e salsinha, podem ser adicionadas congeladas mesmo diretamente no preparo. Já temperos, como cebola e alho, precisam ser descongeladas antes do uso.

 

Viu como a vida saudável e equilibrada também pode ser prática e gostosa? Confira a nossa loja online e compre alimentos deliciosos, práticos e repletos de saúde sem sair de casa.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 8
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *