icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VIT arrow copy 3 Created with Sketch. icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VIT icon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITicon-email Page 1 Created with Sketch. icon-03VITicon-16VITicon-31VIT Page 1 Created with Sketch. pino icon-printicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VIT icon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VIT Ativo 1cardiomed Vitao Alimentos Artboard Created with Sketch.
  • Coma
  • Cuide
  • Receitas
O que é fécula e quais os benefícios deste alimento para a saúde

Já ouviu falar sobre a fécula? Saiba o que é este alimento e quais são as suas vantagens.

Existem muitas dúvidas sobre o que é a fécula e a sua função. Hoje, vamos conhecer mais sobre este alimento e os seus benefícios.

É comum as pessoas acharem que o amido e a fécula são a mesma coisa. Porém, de acordo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os dois são produtos diferentes – apesar de serem extremamente similares quimicamente.

  • Amido: produto amiláceo extraído das partes aéreas comestíveis dos vegetais, ou seja, é o que está acima da terra.
  • Fécula: produto amiláceo extraído das partes subterrâneas comestíveis dos vegetais (tubérculos, raízes e rizomas), ou seja, é o que está enterrado.

Fécula de batata x fécula de mandioca

A fécula de batata é um pó bem fino, parecido com a farinha de trigo. Ela é obtida por meio da secagem e moagem subsequente da batata e composta, basicamente, pelo amido do próprio tubérculo.

Já a fécula de mandioca é conhecida popularmente como polvilho. Este produto amiláceo extraído da mandioca é classificado de acordo com o seu teor de acidez, podendo ser doce ou azedo.

Como usar?

As féculas podem ser usadas para diversas funções, como engrossar caldos e molhos, fornecer crocância a carnes e peixes empanados (lembrar de adicionar também farinha de rosca) e ser base para bolos, biscoitos, pães e tortas. Vale lembrar que a famosa tapioca é um alimento feito a partir do polvilho doce.

Como não possui glúten em sua composição, este produto é um ótimo aliado para quem quer fugir das farinhas comuns ou é celíaco.

 

Benefícios da fécula de batata

  1. Melhora o funcionamento do intestino

O amido resistente, presente na fécula de batata, aumenta a hipertrofia do cólon. Isso significa que ele o deixa mais robusto e aumenta a sua funcionalidade. Ela também ajuda a impedir que toxinas entrem em nossa circulação e auxilia na redução da síndrome do intestino permeável.

  1. Aumenta a saciedade

O consumo elevado de amido resistente é capaz de aumentar a sensação de saciedade e diminuir a ingestão descontrolada de comida subsequente.

  1. Pode eliminar as bactérias más

O amido resistente também pode ser usado para tratar o crescimento desenfreado de bactérias patogênicas (“más”). Um exemplo prático é no tratamento contra a cólera, em que a bactéria da doença se liga ao amido até serem todas expulsas do organismo.

  1. Promove perda de gordura

A fécula de batata promove uma maior oxidação de gordura após as refeições, ou seja, adeus gordurinhas.

Benefícios da fécula de mandioca

  1. Melhora a saúde dos ossos

Fonte de vitamina K, cálcio e ferro, a fécula de mandioca tem um papel importante na proteção e desenvolvimento dos ossos. Cuidando da densidade mineral óssea, o polvilho é essencial para aqueles que sofrem com osteoporose, osteoartrose e diminuição da flexibilidade.

  1. Bom para o sangue

O alto teor de ferro é fundamental na saúde do sangue, já que atua diretamente na produção das células vermelhas. Junto com o cobre (também presente), este mineral impede o corpo de desenvolver anemia e outras doenças relacionadas.

  1. Aumenta a energia

Como possui uma alta taxa de carboidratos, a fécula de mandioca é um excelente combustível para o corpo. Ela também não possui colesterol e gorduras saturadas.

  1. Fonte de vitamina K

Como já comentamos, o polvilho é uma excelente fonte de vitamina K. Este nutriente possui um papel fundamental no funcionamento do sistema neurológico. Ela está relacionada à diminuição nas chances de desenvolver o mal de Alzheimer, por exemplo. A vitamina mantém as vias neurais ativas e livres de radicais que podem causar danos aos tecidos do cérebro.

 

Aprenda duas receitas deliciosas usando fécula:

1. Pão de queijo

Ingredientes:

  • 200 ml de leite
  • 70 ml de óleo
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 500 g de fécula de batata
  • Mais ou menos 2 ovos – até dar o ponto de enrolar
  • 250 g de queijo ralado (queijo minas curado ou queijo parmesão misturado com o queijo manchego ou o queijo feta durinho)

Modo de preparo:

  1. Numa panela ferva o leite com o óleo, adicione o sal e depois despeje na fécula de batata para escaldar. Vá misturando ainda quente com uma colher. Espere esfriar e adicione os ovos misturando bem até ficar bem incorporado. Junte o queijo ralado e misture novamente até dar o ponto de enrolar (OBS: Se a massa não der o ponto de enrolar, acrescente mais queijo).
  2. Enrole no tamanho de uma bola de ping-pong. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC por 25 minutos até dourar levemente.
  3. Pode servir com manteiga ghee, mel ou doce de leite.

Fonte: Ana Maria Braga

2. Biscoito de parmesão – sem glúten

O que é fécula

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de fécula de batata (200 g)
  • 1 ovo
  • 1 e ½ xícara (chá) de parmesão ralado no ralo fino (150 g)
  • 100 g de manteiga gelada picada

Modo de preparo:

  1. Misture os ingredientes e amasse até ficar homogêneo.
  2. Com o rolo, abra a massa entre 2 plásticos até ficar com cerca de 3 mm de espessura e corte no formato desejado (discos, triângulos, retângulos, quadrados).
  3. Disponha em assadeira sem untar e, com o lado mais largo de um palito de churrasco, fure a massa em diversos pontos para imitar queijo com buraco.
  4. Leve ao forno médio preaquecido (200ºC) por cerca de 20 minutos ou até dourarem levemente. Deixe esfriar e retire os biscoitos com uma espátula para evitar que se quebrem.

Sugestão: Experimente substituir o parmesão por provolone ou outros queijos firmes.

Fonte: Ana Maria Braga

Ficou surpreendido com os benefícios que a fécula traz para o seu organismo? Aproveite para garantir a sua aqui na Vitao sem se preocupar em sair de casa. E não se esqueça de conferir em nosso blog outras dicas sobre uma vida saudável e equilibrada. Afinal, seu corpo é a sua casa.

 

 

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 30
    pessoas curtiram

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *

07 Comentários

  1. Cláudio César Ribeiro

    maio 12, 2019
    Muito obrigado pelas informações, me ajudaram bastante! Agora vou acompanhar mais os posts, já mostrei aqui para minha esposa ela ficou surpresa também
  2. Joe Santos

    abril 29, 2019
    gostei do site e Adorei suas dicas. vao me ajudar muito
  3. Lorena

    janeiro 4, 2019
    Comprei a fécula de mandioca da vitão e é maravilhosa, pena não ter pacote de 5 kilos kkkk seria otimo rsrs fiz a receita de vcs de pão de queijo e fica maravilhoooosooo ameei!
  4. Pedro

    agosto 14, 2018
    Feculas tem restrições para consumo como emulsificantes para lactantes?
  5. Sebastião Ramos

    junho 3, 2018
    Meu genro, gostei, veja se é útil para ti.
  6. Sebastião Ramos

    junho 3, 2018
    Gostei do esclarecimentoi a respeito de fécula, principalmente para nos orientar no tratamento de saúde!!!
  7. Luiz Felippe Bragança de Bragança

    novembro 17, 2017
    Vou ler, avaliar e ver o que vou fazer, ou começar e degustar. Meus agradecimentos.