icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
  • Cuide
Quais os benefícios dos alimentos integrais?

Ricos em fibras, os alimentos integrais podem ser fontes de diversos benefícios. Vamos saber mais?

Como já falamos em outros posts, os alimentos integrais (carboidratos complexos) possuem propriedades superiores aos refinados (carboidratos simples).

Por preservar a integridade de seus nutrientes, os integrais possuem uma quantidade maior de fibras, vitaminas e minerais.

Muitas vezes, quem está procurando perder peso não entende porque os carboidratos complexos são recomendados, afinal, eles possuem praticamente a mesma quantidade de calorias que os simples. A diferença é que os integrais são ricos em fibras, promovendo assim, a saciedade por mais tempo.

Benefícios dos alimentos integrais

A maioria das vantagens que os integrais fornecem ao organismo é devido à quantidade de fibras presentes nesses alimentos.

  • Melhora o sistema digestivo: por conter uma boa quantidade de fibras alimentares, os integrais tornam mais lenta a digestão e a absorção do alimento no nosso organismo. Isso permite regular o intestino e prevenir a constipação;
  • Maior tempo de saciedade: garantir a sensação de saciedade por mais tempo significa que você vai demorar para ficar com fome novamente. Isso acontece porque as fibras, presentes nesses alimentos, absorvem água e permanecem por mais tempo no estômago. Como a sensação de saciedade demora a passar, você costuma comer menos. Para quem está querendo perder peso, esse benefício é muito interessante;
  • Ricos nutricionalmente: fontes de vitaminas, minerais e fibras, esses alimentos são uma excelente escolha para quem quer uma alimentação mais saudável, variada e equilibrada;
  • Diminui o LDL: em uma dieta com a quantidade correta de integrais e baixo consumo de gordura saturada, é possível diminuir os níveis do colesterol “ruim” e assim, prevenir doenças cardiovasculares. Esse fato acontece porque as fibras presentes nesses alimentos conseguem absorver as moléculas de gordura e normalizar a síntese do colesterol;
  • Diminui o risco de diabetes: o alto teor de fibras fornece mais um benefício ao organismo. Como esses alimentos possuem um índice glicêmico baixo para moderado, a absorção da glicose no sangue é feita de forma mais lenta, evitando assim, picos de glicemia, o que reduz o trabalho da insulina.

Substituindo os refinados por integrais:

Quais os benefícios dos alimentos integrais: arroz integral

  • Arroz branco por arroz integral;
  • Açúcar branco por açúcar mascavo, demerara, mel ou melado;

Quais os benefícios dos alimentos integrais: açúcar mascavo

Diversificando a alimentação:

Para potencializar as vantagens dos alimentos integrais, você pode apostar nessas dicas:

  • Arroz com feijão é uma combinação clássica, mas você pode optar por outras opções de leguminosas, como: lentilha, grão de bico, ervilhas frescas e milho da espiga;
  • Use e abuse das sementes na alimentação. Alguns exemplos desses alimentos: chia, linhaça, gergelim e aveia;
  • Variedade é a chave para uma alimentação saudável. Para consumir a maior quantidade possíveis de nutrientes, diversifique os vegetais e as frutas que você come regularmente.

Como tudo na vida, o perigo é o excesso:

Já vimos que o consumo de alimentos integrais proporcionam inúmeros vantagens ao nosso organismo. No entanto, tudo que é em excesso pode fazer mal.

Esses alimentos, ao contrário do que muitos dizem, são tão ou mais calóricos que os refinados.

Como são ricos em fibras, é preciso que haja uma ingestão suficiente de água por dia (ao menos 2 litros), ou o excesso pode levar a pessoa a um quadro de constipação. Consumir muitas fibras, ultrapassando as 30 gramas diárias recomendada, pode reduzir a absorção de nutrientes e sais minerais pelo organismo.

Quais os benefícios dos alimentos integrais: macarrão integral

Você conheceu hoje os inúmeros benefícios dos alimentos integrais e como consumi-los. Agora, já tem todas as informações necessárias para escolher os produtos mais saudáveis. A Vitao Alimentos possui uma linha de integrais com opções de arroz, macarrão, farinha e lanches. Acesse, compre online e cuide do seu corpo com uma alimentação equilibrada e variada.

 

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 0
    Seja o primeiro a gostar disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *