icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VITarrow copy 3icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VITicon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITPage 1icon-03VITicon-16VITicon-31VITPage 1pinoicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VITicon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VITAtivo 1cardiomedlogoVITArtboard
  • Coma
Tipos de Farinhas – funcionalidade e benefícios

Usada principalmente no preparo de pães, bolos e massas, a farinha pode apresentar diversos benefícios ao nosso organismo. Esse tipo de alimento é obtido pela moagem da parte comestível de vegetais, frutas e sementes, ou seja, cada farinha apresenta diferentes tipos de benefícios e fornece diversas opções de vitaminas e minerais.

Tipos de farinha e seus benefícios

  • Farinha de Trigo:

A farinha de trigo branca é uma excelente fonte de carboidrato, vitaminas do complexo B, zinco e potássio. Enquanto as vitaminas e o carboidrato fornecem ao corpo energia e vitalidade ao sistema nervoso central, o zinco fortalece o sistema imunológico, enquanto o potássio ajuda na hidratação dos tecidos do corpo. Lembrando que os celíacos devem evitar esse tipo de farinha. Saiba mais sobre o glúten e doença celíaca. A Vitao Alimentos conta em seu catálogo com uma farinha de trigo integral.

  • Farinha de Milho:

Muito usada em farofas, esse tipo de farinha preserva diversos nutrientes importantes para o nosso organismo. Em especial, as fibras, essenciais para ajudar o corpo a eliminar toxina e manter o colesterol bom e ruim em taxas saudáveis. Como o milho é rico em vitamina A, essa farinha é fundamental para a visão. Por não conter glúten, esse alimento é liberado para pessoas com dietas restritivas.

  • Farinha de Berinjela:

Essa farinha apresenta tantos benefícios que nem sabemos por onde começar. Por ser fonte de fibras, o alimento auxilia no trânsito intestinal, reduz a absorção de gordura, melhora o funcionamento dos rins e promove a sensação de saciedade por mais tempo. Mas não é só isso, ela também é rica em vitaminas A e C, que atua como um poderoso antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e retarda o envelhecimento das células. Importante lembrar: para conseguir aproveitar todas as vantagens da farinha de berinjela é essencial manter uma boa hidratação.

  • Farinha de Aveia:

A aveia, que é muito usada no café da manhã, pode vir na versão de farinha. Esse alimento é fonte de fibras solúveis e beta-glucana, o que auxilia na diminuição dos níveis do colesterol ruim no sangue. A farinha age como uma esponja que absorve a gordura, equilibrando as taxas de colesterol e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Além de ser rica em proteínas, vitaminas e minerais, como ferro, cálcio e magnésio.

  • Farinha de Arroz:

Como essa farinha é feita a partir de uma simples moagem dos grãos de arroz, sem qualquer processo químico envolvido, o alimento preserva todas as características nutricionais do grão. Por possuir um baixo índice glicêmico, a farinha de arroz controla a diabetes, não contém glúten, além de prevenir doenças do sistema digestivo e do coração.

 

  • Farinha de Linhaça:

Este alimento também mantém todos os nutrientes da semente natural, ou seja, é rico em ômegas 3 e 6. Dois nutrientes que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol.

A Vitao Alimentos tem a farinha de linhaça nas versões douradas e marrom.

  • Farinha de Mandioca:

Feita a partir da desidratação e moagem da mandioca, essa farinha fornece 71% da necessidade diária de Vitamina C, auxiliando na saúde da pele, dentes e gengiva. Apresenta menor carboidrato que a farinha de trigo, rica em fibras e não possui glúten.

  • Farinha de Amêndoa:

Considerada uma das farinhas mais nutritivas, esse ingrediente é rico e L-arginina (excelente para o sistema imunológico e a musculatura), magnésio, cobre, manganês, cálcio e potássio. Esta farinha possui os mesmos benefícios que a amêndoa, ou seja, diminui o colesterol ruim, equilibra o hormônio do estresse e controla o nível de açúcar no sangue.

  • Farinha de Chia:

A semente de chia é conhecida pelos inúmeros benefícios que oferece ao nosso organismo. A farinha, assim como a semente, é rica em gorduras do bem, proteínas e fibras.

Funcionalidades das farinhas:

  1. Farinhas de estrutura:

Farinha de Trigo Branca: utilizada, normalmente, em produtos de panificação (pães e doces). Isso acontece, porque este alimento possui estrutura, cresce, garante maciez e crocância, é fácil de manusear (não quebra) e é elástica.

A farinha é composta basicamente por amido, com uma média de 85% do ingrediente em sua composição.

Farinha de Trigo Integral: diferente da farinha branca, esse alimento mantém a fibra do alimento, dessa forma também mantendo mais selênio, manganês e fósforo. Por não ter o amido exposto, como a refinada, esse tipo de farinha não exerce a mesma função de maciez e umidade durante a panificação. No demais, as funções são as mesmas.

Farinha de Arroz: caracterizada pelo amido, essa farinha também promove maciez e estrutura. Como é livre de glúten, esse ingrediente normalmente é utilizado para substituir a farinha de trigo em bolos, tortas e pães.

Farinha de Mandioca: apresenta elasticidade e maciez. Como ela gelatiniza muito fácil, é usada em molhos ou opções cremosas. Este ingrediente também é muito utilizado no preparo de farofas.

Farinha de Amêndoas: na panificação, esta farinha garanta maciez, estrutura e umidade, sendo indicada para cookies, biscoitos, brownies e bolos. Se for fazer pão, é interessante adicionar uma farinha com estrutura para crescimento.

Farinha de Aveia: apesar de agregar estrutura na hora da panificação, esta farinha deixa a massa mais seca e esfarelenta. O ideal é utilizar este ingrediente com uma farinha mais oleosa ou um purê de frutas.

Farinha de Berinjela: altamente nutritiva, com um sabor neutro e um valor calórico baixo, essa farinha pode substituir a de trigo no processo de panificação de pães, bolos e tortas. Você também pode optar por adicionar esse alimento na sua tapioca e deixá-la mais nutritiva e rica em fibras.

2. Farinhas de liga

Chia: utilizada para dar liga em pães e bolos, ou para fazer pudins e geleias.

Linhaça: esta farinha é utilizada para substituir o ovo em bolos ou tortas. Para fazer o equivalente a 1 ovo, use 2 colheres de sopa de farinha de linhaça para 6 colheres de sopa de água e deixe descansar por 15 minutos.

3. Amidos e féculas

Amido de milho, fécula de batata e polvilho:

Na cozinha, estas farinhas garantem maciez a massas e, em contato com líquidos e cozidos engrossam caldos e molhos.

A Vitao Alimentos conta com diversos tipos de farinhas para você deixar sua vida mais saudável e equilibrada. Confira os nossos produtos e compre online.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 6
    pessoas gostaram disto

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *